Buscar

EXERCICIOS - DIRETRIZES ESTRATEGICAS DE GESTAO DE PESSOAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios
1 - A gestão estratégica de pessoas atual é o resultado da necessidade de adaptação e de ajuste das organizações às mudanças promovidas pelo processo de globalização, que fez com que tivessem que tornar-se mais dinâmicas e competitivas. Acerca dessa mudança nas políticas e nas práticas voltadas para as pessoas nas organizações, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Realizar a gestão de pessoas de forma estratégica hoje é fundamental para que as empresas possam manter-se competitivas e alavancarem seu crescimento.
PORQUE
II. A gestão estratégica de pessoas contemporânea desconsidera as práticas anteriores de administração de recursos humanos e de rotinas de departamento pessoal.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Você acertou!
D. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
Realizar os processos de gestão de pessoas conciliando os interesses individuais com os objetivos estratégicos da organização é fundamental para que a empresa seja bem sucedida. Contudo, a gestão estratégica de pessoas não descarta as práticas e as rotinas de departamento pessoal e administração de RH que existiram de forma preponderante anteriormente, antes as renovam e as requalificam para continuar contribuindo com a organização.
2 -O conceito atual da gestão de pessoas resulta de seu processo de desenvolvimento histórico, que passa pelas áreas de departamento pessoal (DP) e de administração de recursos humanos (RH). Acerca dos sentidos que essas etapas apresentaram sobre as pessoas nas organizações, podemos afirmar que:
Resposta correta.
A. 
para o departamento pessoal, o que interessa é o controle sobre os funcionários, traduzido nas rotinas documentais e nos processos de verificação do trabalho diário.
A gestão de pessoas atual é o efeito da evolução das fases anteriores, em que o departamento pessoal apresentava o sentido de controlar e de fiscalizar as pessoas por meio de burocracias que mantivessem seu controle através de documentos. Já a administração de RH procura enxergar as pessoas da organização como importantes e reconhecer sua contribuição para a empresa. Porém, somente com a gestão de pessoas, com ênfase na estratégia empresarial, se busca alavancar o crescimento das organizações a partir do consenso entre os interesses pessoais dos colaboradores e os objetivos que a organização traçou para si a longo prazo.
3. “As empresas nunca podem parar de aprender sobre o setor em que atuam, suas rivais ou formas de melhorar ou modificar sua posição competitiva” (PORTER, 2004, p. XIX). De acordo com a citação do autor e de seus estudos da Unidade de Aprendizagem acerca da finalidade da gestão estratégica de pessoas, marque a alternativa correta.
Você acertou!
B. 
Por meio do acompanhamento de novos cenários e tendências do mercado, a gestão estratégica de pessoas consegue subsídios para incrementar a aprendizagem organizacional.
De acordo com a citação e com os estudos da Unidade de Aprendizagem, é essencial que as organizações continuem aprendendo ao longo de sua existência, independente de seu status de participação no mercado, seja ela líder de segmento ou não. Pois, é a aprendizagem que pode formar diferenciais competitivos capazes de fazer frente aos concorrentes. Assim, embora esses estudos envolvam outras áreas, como o marketing e a administração estratégica, é na gestão de pessoas que serão operacionalizadas as ações para que exista, de fato, aprendizagem organizacional.
4. A globalização trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas e para o ambiente organizacional. Isso exigiu que as organizações revissem a forma como atuavam em seus processos, o que também envolveu a gestão de pessoas. Analise as mudanças ocasionadas pela globalização e seus reflexos para a gestão de pessoas, e associe as primeira e a segunda colunas, de forma a estabelecer a correta relação entre elas.
I. Informação e comunicação.
II. Participação do Estado.
III. Setor de serviços.
IV. Exigência do mercado.
V. Responsabilidade social.
(  ) Os gestores de pessoas passam a ter que preocupar-se também em desenvolver aprendizagens referentes às causas sociais entre os membros da organização.
(  ) Por meio do uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação pode ocorrer trocas mais rápidas de informações e compartilhamento de práticas entre as unidades empresariais.
(  ) A atuação governamental abre espaço para o mercado expandir-se seguindo uma racionalidade neoliberal, e a gestão de pessoas passa a promover o intraempreendedorismo.
(  ) Crescem as expectativas dos clientes acerca dos produtos e dos serviços, pelo aumento da qualidade e da concorrência. Assim, cabe à gestão de pessoas selecionar colaboradores mais competentes.
(  ) A indústria retrai seus postos de trabalho devido à implementação de novas tecnologias, e muitas empresas começam a atuar junto ao público, exigindo desenvolvimento de novas competências.
Você acertou!
C. 
V, I, II, IV, III.
Entre as mudanças ocorridas com a globalização, podemos citar: informação e comunicação – as tecnologias digitais de informação e de comunicação facilitam o acesso às informações e as trocas entre os setores empresariais, contribuindo também para a gestão de pessoas e seus processos; a participação do Estado – altera-se, permitindo ao capitalismo expandir-se e promove apoio total ao empreendedorismo comercial e intraorganizacional; o setor de serviços – expande-se muito, exigindo que novas competências sejam aprendidas pelas organizações; a exigência do mercado –  cresce muito em termos de criticidade por parte dos clientes, o que faz com que a gestão de pessoas tenha que capacitar os membros da organização e selecionar melhor seus colaboradores; e a responsabilidade social – faz com que as organizações tenham que ter ações sociais que não visem somente o lucro e, também, o bem estar da sociedade e do planeta.
5. Podem ser considerados como desafios pós-globalização, impostos para a área de gestão de pessoas, os seguintes itens: os avanços tecnológicos; a competitividade; a descentralização; o autogerenciamento de equipes; e a cultura organizacional. Analise as alternativas e marque aquela que apresenta uma correta relação entre um desses desafios e sua descrição​​​​​.
Você acertou!
A. 
Os avanços tecnológicos fazem com que novas aprendizagens sejam sempre  necessárias, o que impulsiona muito a atuação da área de gestão de pessoas.
Muitos foram os desafios postos para a gestão de pessoas após a globalização, entre eles: os avanços tecnológicos – extinguiram cargos de trabalho nas indústrias e fizeram com que as organizações tivessem que ajustar seus processos de aprendizagem de novas competências profissionais para acompanhar sua evolução, em que a gestão de pessoas é essencial; a competitividade – torna-se muito maior, exigindo melhoria em todas as áreas das organizações, incluindo a gestão de pessoas, que precisa atuar na formação de profissionais mais competentes; a descentralização – permite que os gestores participem dos processos seletivos de seus colaboradores, ampliando as possibilidades de acerto nessas contratações; o autogerenciamento – surge por meio da redução de níveis hierárquicos, promovendo o surgimento de lideranças, comprometimento e ações proativas; e a cultura organizacional – é o conjunto de crenças e valores organizacionais da organização, que incluem as formas como as práticas são realizadas e consideradas corretas para serem postas em prática pelos seus membros, caracterizando a identidade da empresa.

Continue navegando