Buscar

Exercício - Patologias das Glândulas Anexas e Tratamento Nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A prevalência da desnutrição proteico-calórica nos pacientes com alguma doença nas glândulas anexas, em especial nos que apresentam cirrose hepática, é alta e ocorre desde os estágios iniciais da doença. Dentre as alternativas listadas abaixo, marque as que reúnem causas verdadeiras da desnutrição nesses pacientes: 
R: Consumo reduzido da dieta por ser pouco palatável em virtude da necessidade de restrição de alguns nutrientes (sódio, por exemplo). 
Pacientes com doença hepática crônica geralmente apresentam ingestão dietética repetida, alterações dos indicadores antropométricos, bioquímicos e clínicos, evidenciando comprometimento nutricional importante. Pacientes com hepatopatia descompensada possuem retenção hídrica, com presença de ascite e edema periférico, associados à hipoalbuminemia e à desnutrição. Dos parâmetros de avaliação nutricional citados abaixo, quais devem ser usados ​​para o diagnóstico de desnutrição do hepatopata? 
R: Dobra cutânea triciptal e herança muscular do braço 
A cirrose alcoólica geralmente é caracterizada por hepatomegalia. O suporte nutricional é o principal tratamento em adição ao aconselhamento ou apoio para suspender o consumo de álcool. Além da hepatomegalia, bioquimicamente pode-se observar concentrações:  
R: Elevadas de transaminases e bilirrubina sérica e concentrações de albumina sérica normais ou diminuídas. 
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado não relacionado ao consumo de álcool. Considerando sua fisiopatologia, é INCORRETO afirmar que: 
R: O aumento do consumo de álcool na população jovem, principalmente do sexo feminino, é considerado hoje a principal justificativa para o aumento da doença. 
 Quanto às doenças das vias biliares, considere as seguintes afirmativas: 
I- Não há tratamento dietético específico para prevenção da doença em pessoas típicas. No entanto, a prevenção da obesidade pode contribuir positivamente para a redução do problema. 
II- Os sais biliares, produzidos pelos hepatócitos a partir do colesterol e armazenados na digestão biliar são essenciais para a digestão e absorção de vitaminas, vitaminas lipossolúveis e alguns minerais. 
III- A formação dos cálculos biliares é resultado da combinação de vários fatores, incluindo supersaturação de colesterol na bile e até mesmo estase biliar. 
IV- A colelitíase se desenvolve quando os cálculos se deslocam para os ductos biliares, como o colédoco, produzindo, dor e cólicas. São verdadeiras:
R: As alternativas, I, II e III, apenas