Buscar

aol5 gestao de qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Karliane Maria Cardoso de Carvalho
Matrícula: 01327392
Curso: Enfermagem
Professora: Patrícia Cristina
Tutor: Nathalia Ingrid
Disciplina: Gestão da qualidade em serviços de saúde
A importância do coordenador para a equipe de auditoria
A palavra auditoria é derivada da palavra audire, que em latim significa ouvir. No entanto, também pode ser explicado pela palavra inglesa audit, que significa verificar, corrigir, provar. Nesse sentido, Pereira e Takahashi (1991) definem auditoria como uma avaliação formal e sistemática de uma atividade, indicando se ela é realizada dentro dos objetivos propostos. Embora a auditoria seja utilizada por diversos setores, entre os quais podemos citar a enfermagem, é uma parte da contabilidade que visa avaliar a eficácia e eficiência dos serviços, e o controle sobre o patrimônio patrimonial. (REMOR, 2008). Segundo Santi (1988), a auditoria surgiu na contabilidade italiana nos séculos XV e XVI com a finalidade de contabilizar as receitas e despesas de um determinado negócio. Segundo Camacho e Rubin (1996), a auditoria só foi introduzida na área da saúde no século XX para avaliar a qualidade do atendimento por meio da análise de registros em prontuários. Para Pereira (2011), a auditoria em saúde é uma área do conhecimento relacionada à qualidade da assistência que proporciona benefícios institucionais no planejamento da utilização de recursos e insumos.
No Brasil, a Auditoria de Enfermagem surgiu em 2001. Em 2001, o Conselho Federal de Enfermagem aprovou a Auditoria de Enfermagem por meio da Resolução nº 266/01 (COFEN, 2001). O conhecimento sobre a prática de auditoria de enfermagem pode melhorar a utilização dos recursos materiais e físicos disponíveis na área da saúde, o desenvolvimento pessoal, o planejamento e a execução das técnicas de trabalho e a relação custo-efetividade para os usuários dos serviços de saúde.
Auditorias de enfermagem são cruciais para reduzir custos e encobrir Certos programas também são projetados para fornecer atendimento de qualidade, beneficiar diretamente os usuários. Auditorias presenciais reduzem o tempo de fechamento do prontuário, possibilitando a finalização Entrega dentro do prazo de entrega prescrito, mesmo no momento da descarga por acordo relacionado sem perda financeira devido a atrasos na entrega. A verificação dos registros de atendimento em listas de verificação e prontuários também é uma ferramenta utilizadas pelos enfermeiros auditores, pois é por meio dessas ferramentas que se pode avaliar e verificar se a sistematização da Assistência (SAE) está sendo feita de forma correta, e todas as informações são relatadas e verificadas em tempo hábil para fins de cobrança já que não há preconceito.
A coordenação de auditoria em enfermagem é de suma importância para agregar trabalho, agilizar fechamento de prontuários, verificar detalhes, formular sugestões de melhoria e soluções para garantir a redução de custos, ainda avalia os controles internos e verifica se os procedimentos o local estão sendo realizados de forma correta.
Pesquisas realizadas em: 
Referências:
(https://blog.carefy.com.br/index.php/coordenador-de-auditoria/#:~:text=O%20coordenador%20de%20auditoria%20%C3%A9,sendo%20realizados%20de%20forma%20adequada.)
(https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/11/096_AUDITORIA-EM-ENFERMAGEM-A-IMPORT%C3%82NCIA-DO-TRABALHO-IN-LOCO.pdf)
(https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/auditoria-de-enfermagem)

Outros materiais