Buscar

Atividade contextualizada Cozinha Saudavel e funcional

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- GASTRONOMIA SAÚDAVEL E FUNCIONAL
Tatiana Bernardo Sousa
Matrícula 01421962403
Curso: Gastronomia 
	O que é autonomia alimentar? o direito das pessoas escolherem seus alimentos, de acordo com suas crenças, sentimentos, comportamentos, se traduz na autonomia alimentar. A alimentação humana é complexa, permeada por símbolos culturais, sociais, políticos, afetivos e religiosos, determinada pelas escolhas alimentares, as quais são influenciadas por fatores individuais (crenças, pensamentos, sentimentos, comportamentos) e ambientais (fatores econômicos, sociais e culturais), resultando em atitudes alimentares. Já o ato de comer, além de satisfazer as necessidades biológicas, é também fonte de prazer, e envolve sentidos e sensações como gostos, texturas, cores, cheiros, recordações e emoções. 
Atualmente o excesso de informações sobre alimentação, dietas da moda, restrições alimentares, alimentos mágico, proibidos e alimentos diet e light, têm contribuído para promover incertezas e estresse sobre o ato de comer, o que denominamos de terrorismo nutricional. Em meio a esse universo de informações, tem-se uma visão reducionista sobre o alimento, o qual é visto apenas como fonte de nutrientes isolados, desconsiderando a combinação única de substâncias que cada alimento tem, associada a seus valores culturais, sociais e simbólicos. 
	O direito das pessoas escolherem seus alimentos, de acordo com suas crenças, sentimentos, comportamentos, se traduz na autonomia alimentar. No entanto, a cultura de dieta contribui para a perda da autonomia. O ser humano nasce com uma sabedoria interna para regular a alimentação de acordo com as necessidades corporais, mas ao longo da vida o ato de comer segue regras alimentares impostas pela família, escola e profissionais de saúde, contribuindo para um distanciamento da capacidade interna do corpo.
	Dessa forma, a elevação da autonomia alimentar é uma provocação porque as pessoas estão acostumadas a conviver com regras externas sobre o quê, quanto e quando comer, além da grande oferta de alimentos, principalmente industrializados, que trazem a praticidade como um valor em uma sociedade do excesso de trabalho e alta produtividade. 
	Outro tema que podemos citar é a ecogastronomia que vem praticamente, uma filosofia de vida que defende alguns pilares básicos, como a preservação da biodiversidade, o respeito ao alimento e ao agricultor, o uso consciente dos recursos naturais e a escolha de ingredientes de qualidade”
	Com base no que foi estudado e no conteúdo acima, a seguir vamos elaborar uma proposta de alimentação saudável e funcional passeada nas leis de alimentação, contendo os 03 grupos alimentares.
Prato saudável:
 
Carboidratos: arroz integral, batata doce.
Proteínas: Peixe
Gorduras: óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada
Vitaminas, minerais e fibras: hortaliças cruas: Alface, espinafre, cenouras; cozidas: brócolis e couve flor; frutas: tomates.
Não a ingredientes alérgenos na composição.

Continue navegando