Buscar

TRABALHO RH 1 ETAPA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Integrador 1 – Etapa 1
	Aluno: 
Pesquisa conceitual
	Atividade
1) Pesquise qual o papel e principais atribuições de cada subárea de RH citadas abaixo:
· Recrutamento e Seleção
· Saúde e Segurança de Trabalho 
· Treinamento e Desenvolvimento
· Departamento Pessoal
· Clima e Cultura Organizacional
· Cargos e Salários
· Diversidade e Inclusão
· Comunicação Interna/Endomarketing
Orientações
Quando desenvolvemos um texto, estamos mostrando nossa voz, nossa autoria. É a nossa identidade que deve fazer parte dessa escrita. Por isso, ao desenvolver as atividades, pense nisso! Apresente suas ideias, seu ponto de vista, a sua voz. Queremos a sua reflexão em cada tema proposto. E sempre que apresentar a escrita de algum autor ou autora, mencione seu nome e a referência do texto.
	
 
Recrutamento e Seleção: O recrutamento e seleção é responsável pela atração de candidatos para vagas de emprego disponíveis em uma organização. Enquanto o recrutamento é a atração de candidatos para uma vaga de emprego, a seleção de pessoas está relacionada à triagem e escolha dos candidatos mais adequados para cada vaga. O papel do recrutamento e seleção é prover a empresa de talentos com conhecimentos e habilidades para ocupar as vagas em aberto, considerando também as atitudes condizentes com os valores e objetivos corporativos.
Saúde e Segurança de Trabalho: A Segurança e Saúde no Trabalho é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e funcionários visando prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.
As empresas entendem a importância de atuar em prol da segurança e da saúde de seus colaboradores. No âmbito do conjunto de requisitos que precisam ser implementados, é possível citar ações como a criação de políticas de SST, organização, planejamento e avaliações periódicas dos colaboradores.
Também conhecidas como NRs, as Normas Regulamentadoras regulam e orientam as empresas para garantir a segurança no ambiente laboral. Elas foram aprovadas pela Portaria MTB nº 3214/1978 e são periodicamente inspecionadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, por meio de auditores fiscais e da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.
Treinamento e Desenvolvimento: O treinamento e desenvolvimento são estratégias eficazes para aprimorar a gestão de pessoas e oportunizar melhorias para os colaboradores. O uso dos métodos com a ajuda das soluções tecnológicas é uma importante aliança dentro dos processos conduzidos pelo RH e conjuntos com os gestores e líderes de áreas. 
O treinamento é um setor do RH responsável por conduzir capacitações a curto prazo, com foco pontual, que almeja melhorias e mudanças imediatas. No geral, a duração mais longa de um treinamento não ultrapassa semanas, exatamente pelo caráter de urgência para aplicação e efeito.
Departamento Pessoal: O Departamento Pessoal é responsável pela relação financeira entre o empregador e seus funcionários, incluindo, também, os prestadores de serviço. Portanto, o departamento pessoal é encarregado de todas as burocracias referentes aos colaboradores da empresa, desde a sua chegada, seu vínculo trabalhista, seu desligamento, os pagamentos, entre outras. Desse modo, é o setor que monitora a passagem do funcionário pela organização.
Clima e Cultura organizacional: A forma como as pessoas, entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores, percebem o ambiente em que atuam é chamada de clima organizacional. O conceito evolui para uma prática que funciona como termômetro, influenciando no comportamento e no grau de motivação dos colaboradores. Dependendo de como o clima da empresa estiver no momento, positivo ou negativo, pode impactar cada indivíduo ou o grupo inteiro.
A cultura organizacional são valores éticos e morais, os hábitos, as ideias, assim como o conjunto de regras e normas compartilhadas pelas pessoas dentro de uma empresa, conceituam a cultura organizacional e ajudam a criar uma identidade única para a marca.
Formada pelo conhecimento, crença e costumes de um povo reunido em sociedade, a cultura adaptada para o universo corporativo vai de encontro aos princípios em que cada profissional acredita. 
A diferença entre clima organizacional e cultura organizacional está em seu ponto de convergência. Ou seja, uma empresa com cultura de valores bem consolidados que prima pelo certo e justo, e possui um ambiente de alta confiança tende a desenvolver um ambiente com clima agradável, onde todos compartilham da mesma essência.
Portanto, são conceitos que precisam caminhar lado a lado, sem focar nas diferenças, mas no quanto podem contribuir para fazer da organização o melhor lugar para se trabalhar — o clima organizacional reflete o que é difundido pela cultura em todas as camadas que compõem a estrutura corporativa.
Cargos e Salários: O setor de cargos e salários tem como objetivo manter o quadro de colaboradores organizado, oferecendo um salário justo e compatível com o mercado, ele também estabelece critérios para que o profissional possa evoluir dentro da empresa e subir na escala hierárquica praticada pelo negócio.
Além de aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, a empresa aprimora o seu employer branding conceito que faz com que os profissionais vejam o empregador como uma opção válida para construir uma carreira.
Com isso, facilita-se a busca e aquisição por novos talentos, além de reter aqueles que já fazem parte do quadro de colaboradores.
Diversidade e Inclusão: Nos últimos anos o tema diversidade e inclusão se tornou um assunto recorrente nas organizações. As discussões são necessárias, pois já ficou claro que a formação de equipes diversificadas tem impacto positivo sobre o desenvolvimento da empresa e dos funcionários.
O papel do RH é fundamental nesse processo, para ajudar a gestão e as lideranças a entenderem a importância de promover uma mudança do mindset. Agora mais estratégico, o departamento atua desde a etapa de seleção de talentos, passando por pontos como integração, investimento, apoio, planejamento e acompanhamento.
Enquanto a diversidade reforça a necessidade de aceitação do que é diferente, heterogêneo e diverso, a inclusão intensifica o reconhecimento do outro em convivência com essas diferenças, independentemente das crenças, culturas e costumes.
Comunicação Interna/Endomarketing: Comunicação interna é uma estratégia utilizada nas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.
É suma importância para gestores e colaboradores, a comunicação interna vai muito além de apenas passar a informação adiante. A organização precisa propiciar um ambiente favorável à produtividade, ao desempenho, à inovação, criatividade e realização profissional dos indivíduos e das equipes.
Conhecido como marketing interno, o endomarketing tem exatamente essa função: melhorar a comunicação interna, passando uma boa imagem da empresa para os colaboradores. Diferente do marketing tradicional, cuja estratégia é atrair clientes, o endomarketing conquista o público interno. Contar com funcionários capacitados e engajados é, sem dúvidas, um dos pilares do sucesso de uma empresa.
	Referências: 
· https://www.fsb.com.br/noticias/comunicacao-interna/#:~:text=Conhecido%20como%20marketing%20interno%2C%20o,endomarketing%20conquista%20o%20p%C3%BAblico%20interno.
· https://intelligenzait.com/diversidade-e-inclusao/#:~:text=Qual%20a%20import%C3%A2ncia%20da%20diversidade,das%20cren%C3%A7as%2C%20culturas%20e%20costumes.
· https://www.gupy.io/blog/plano-de-cargos-e-salarios
· https://gptw.com.br/conteudo/artigos/clima-organizacional-e-cultura-organizacional/#:~:text=Ambos%20t%C3%AAm%20um%20papel%20essencial,ideal%20para%20que%20isso%20aconte%C3%A7a.
· https://tangerino.com.br/blog/departamento-pessoal/
· https://intelligenzait.com/treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/#:~:text=O%20treinamento%20e%20desenvolvimento%20s%C3%A3o,gestores%20e%20l%C3%ADderes%20de%20%C3%A1reas.· https://beecorp.com.br/sst-saude-e-seguranca-do-trabalho/
· https://www.gupy.io/blog/recrutamento-e-selecao?teste=b

Continue navegando