Buscar

Disciplina de Cultura Organizacional e Educação -


Continue navegando


Prévia do material em texto

2
GRUPO SER EDUCACIONAL
NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNINASSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA DE CULTURA ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO
Autor(a)[footnoteRef:1]: Claudia Maria Dias de Souza [1: Claudia Maria Dias de Souza e-mail: claudinhapc72@gmail.com
] 
As escolas de ensino privado e regular vem acompanhando as mudanças para atender a alunos com necessidades especiais. Essa preocupação se dá ao número crescente de matrículas nos últimos 16 anos, conforme dados publicados pelo Instituto de Pesquisa Mendes. O índice crescente de matrículas está direcionado as escolas regulares e classes comuns. Com está base, percebe-se o compromisso da Escola Y, em buscar melhorias no corpo discente e na infraestrutura, para atender a uma demanda de 800 alunos distribuídos em dois turnos. 
A criação da sala de recursos pedagógicos” para o atendimento educacional especializado (AEE), favorece ao professor a desenvolver atividades que atendam as necessidades de cada aluno, desde o trabalho de coordenação motora, adaptações, atenção e social. No entanto, percebe-se as dificuldades da escola quanto ao quadro de funcionários para atender crianças do ensino regular e que necessitam de uma atenção especializada devido as suas limitações. 
Quanto aos profissionais, a escola demonstrou uma equipe interdisciplinar quanto a formação e especializações de seus professores, adequados aos cursos de especialidade em Psicopedagogia, Educação Especial, LIBRAS, BRAILE. No entanto, apontou-se uma disparidade de entendimento entre o ensino inicial e final, quando os professores do ensino médio demonstram maior inclinação para a transmissão dos conhecimentos.
Por fim, inclina-se para a forma de como é trabalhado na escola com alunos com necessidades especiais, a partir do uso de gravador e contra turno que permite atender a essa demanda, garantindo que o processo de ensino aprendizagem aconteça. Quanto a presença dos pais, a escola juntamente com a equipe multidisciplinar realiza reuniões para apresentar as propostas da escola e orientar os pais para acompanhar seus filhos. Diante do exposto, a escola demonstrou engajamento para atender ao corpo discente de seus 800 alunos, priorizando crianças com necessidades especiais para que não sejam excluídos, mas que recebam uma educação de qualidade no processo de ensino aprendizagem.