Buscar

citologia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir: 
“As neoplasias glandulares endocervicais e endometriais são patologias preveníveis e curáveis quando precocemente detectadas. O exame citopatológico (Papanicolau) é um método muito utilizado para o rastreamento de neoplasias ginecológicas. A qualidade do exame citopatológico depende da adequação da amostra.”
Fonte: UGHINI, S. F. O. Importância da qualidade da coleta do exame preventivo para o diagnóstico das neoplasias glandulares endocervicais e endometriais. Revista Brasileira de Análises Clínicas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2016. Disponível em: <http://www.rbac.org.br/artigos/importancia-da-qualidade-da-coleta-do-exame-preventivo-para-o-diagnostico-das-neoplasias-glandulares-endocervicais-e-endometriais/>. Acesso em: 02 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Papanicolau, analise as afirmativas a seguir: 
I. Ressecamentos nos esfregaços cérvicos vaginais são difíceis de achar. 
II. É necessário que tenham componentes da JEC (células endocervicais e/ou metaplásicas e células escamosas), para a amostra ser considerada satisfatória para a análise.
III. O teste de Papanicolau (PAP) é um exame rápido, de baixo custo e efetivo para a detecção precoce de neoplasias, mas vulnerável a erros de coleta, preparo das lâminas e interpretação.
IV. O Papanicolau é um exame 100% preciso. 
V. O uso da escova cervical é dispensável na realização do exame Papanicolau. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
II e III.

Continue navegando