Buscar

PCC-Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICA
PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
CURSO:Ciências Biologicas Licenciatura 
DISCIPLINA: Bioquímica Série: 2º 
NOME DO ALUNO: Joelma Vieira Pope
R.A: 0453962
POLO: Cachoeiro De Itapemirim-Es
DATA:10 /10/ 2023
Para desenvolver esta atividade de Prática como Componente Curricular, o aluno deve ler o trecho disponibilizado abaixo, retirado de um artigo científico publicado e, a partir dos conhecimentos adquiridos na disciplina, responder às seguintes questões propostas. O artigo científico completo também está disponível caso o aluno queira conhecê-lo em sua totalidade. 
1) Identifique semelhanças e diferenças sobre o transporte de lipídeos entre insetos e mamíferos. 
Os lipídios fazem parte das estruturas celulares de insetos e mamíferos. Eles formam reservas de energia e funcionam como hormonas. São muito importantes para as reservas energéticos e fundamentais para o metabolismo de ambos.
A semelhança é que tanto em mamíferos quanto em insetos, os lipídios são depositados no corpo gorduroso na forma de triacilgliceróis e, na fase de fosforilação, os insetos geralmente são aparelhados com triacilgliceróis e os mecanismos para regular a atividade do corpo gorduroso são semelhantes aos das enzimas em tecido adiposo..
A diferença no transporte lipídico entre insetos e mamíferos é que nos insetos ele atua como carreador reutilizável de lipídios no órgão receptor e não acumula ou danifica a parte proteica da lipoproteína, sempre repondo e reaproveitando, enquanto nos mamíferos esse transporte é realizado por muitas lipoproteínas.
2) Explique como ocorre a digestão de lipídeos e a formação da lipoforina em insetos.
Ainda sabemos muito pouco sobre a digestão de lipídios em insetos porque os tipos de alimentos que eles comem variam muito, mas sabemos que durante a digestão, lipídios complexos como triacilgliceróis e fosfolipídios são hidrolisados, liberando ácidos graxos livres, que são ácidos graxos. são absorvidos por insetos. As lipases digestivas de triacilglicerol são encontradas em células epiteliais intestinais de múltiplas espécies, bem como atividades enzimáticas de digestão de lipídios no lúmen do intestino médio, como as fosfolipases. Sabemos que os ácidos graxos são liberados durante a digestão e absorvidos pelas células epiteliais intestinais, mas ainda há muito pouca informação sobre esse processo em insetos, mas sabemos que as proteínas transportadoras de ácidos graxos (FATP) são importantes para a absorção desses lipídios. Alguns estudos demonstraram que as células intestinais absorvem mais ácido oleico, seguido pelo ácido palmítico e ácido esteárico (Kirfel e Komnick, 1999).
Não sabemos os detalhes, mas sabemos que os ácidos graxos usados ​​para sintetizar lipídios mais complexos são absorvidos pelas células epiteliais intestinais, esterificados e transformados em fosfolipídios, diacilgliceróis e triacilgliceróis, que são secretados na hemolinfa. os principais lipídios encontrados foram fosfolipídios e diacilglicerol, e todo o processo de digestão, absorção, metabolismo e transporte do triacilglicerol foi estudado em insetos com diferentes hábitos alimentares.
Sabemos que nos insetos os lipídios são transportados entre diferentes órgãos em associação com as principais lipoproteínas da hemolinfa (lipoforina), que são abundantes na hemolinfa dos insetos e estruturalmente consiste em lipídios apolares. é composto por lipídios apolares. Contém colesterol, hidrocarbonetos e diacilglicerol, bem como uma camada de moléculas anfipáticas, como fosfolipídios e apolipoproteínas. A função das lipoforina é transportar vários tipos de lipídios para os tecidos dos insetos, onde são absorvidos, armazenados e utilizados.

Outros materiais