Buscar

Trabalho Bioética

Prévia do material em texto

Resumo do filme “Uma prova de amor”
O filme conta a história de Kate uma jovem que tem leucemia (câncer) e tem uma irmã Ana que foi planejada para auxiliar em seu tratamento e cura. Ana é um bebê concebido por de fertilização in vitro, que possui a combinação genética perfeita para ajudar sua irmã.
A rotina da família muda quando Kate adoece, a mãe deixa de trabalhar como advogada e passa a se dedicar ao cuidado com Kate em tempo integral e sua tia passa a trabalhar meio período para ajudar a mãe de Kate.
A pedido de Kate, mas sem que ninguém saiba, Ana procura um advogado para processar os pais para que tenha direito a seu corpo e para que não realize o transplante renal para Kate.
Após um tempo de tratamento a leucemia retorna e Kate também apresenta falência renal.
Quando o processo chega as mãos de Sara a mãe de Ana, a mãe repreende a atitude da filha não aceitando seu poder de escolha e decisão, pensando no bem-estar de Kate sem perceber que está negligenciando o cuidado com Ana. Então Sara procura o advogado tentando reverter a situação, mas não consegue.
Então o processo vai ao tribunal e a juíza decide contra a anulação do pedido de Ana. O quadro de Kate piora e o processo de morte se inicia. No hospital, aborda-se a questão dos cuidados paliativos, mas Sara (mãe) não aceita essa possibilidade.
No dia da audiência, descobre-se que na verdade Ana procurou o advogado a pedido de Kate que já não aguentava passar por mais procedimentos cirúrgicos e terapêuticos. Então após a visita da juíza a Kate a situação é esclarecida. 
Então Kate tem uma conversa com a mãe e morre no mesmo dia. Após a morte de Kate o advogado entrega a Ana os papéis de sua emancipação médica e a família segue em frente com algumas mudanças em sua rotina Sara volta a atuar como advogada e tem sucesso em sua carreira, o pai Brian se aposenta do corpo de bombeiros e começa a trabalhar como orientador de meninos em situação de vulnerabilidade, Jesse o irmão das meninas consegue uma bolsa em uma universidade para estudar artes e Ana continua na escola, todos guardam recordações de Kate e não se esquecem dela.
Questões Bioéticas apresentadas no filme
A primeira questão bioética presente no filme é o fato de Ana ter sido projetada para salvar a irmã, em que se realiza manipulação das células germinativas dos pais para que ela tenha a combinação genética perfeita para ajudar a irmã a ficar curada.
A questão da emancipação médica de Ana coloca em questão o princípio bioético da Autonomia uma vez que o paciente tem o direito de decidir a quais procedimentos deseja ser submetido, o que não ocorre com a personagem. Bem como quando Kate esta pronta para partir e sua mãe Sara não permite que os cuidados paliativos sejam realizados.
O princípio bioético da não-maleficência é abordado quando Kate é submetida a vários procedimentos que causam dor e não trazem melhora para seu quadro, deixando-a com muita dor e não respeitando sua autonomia frente a sua doença. Além disso, quando Ana é submetida a diversos procedimentos que por vezes podem levar a complicações que prejudique sua saúde para que possa ajudar Kate esse princípio também é violado.

Continue navegando