Buscar

9cdd6e0e-7f0b-4403-92f0-4c83c44d819a

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
adiministracão
iza mara silva almeida
protfolio individual ii
Querência - MT
2014
iza mara silva almeida
protfolio individual ii
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR nas disciplinas Comunicação e Linguagem, Filosofia, Sociologia e Teorias da Administração I.
Prof:
Querência - MT
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
	
04
INTRODUÇÃO3
Já não cabe mais á teoria administrativa continuar a legitimar a racionalidade funcional da organização, como tem feito em larga escala. O problema básico do passado era superar a escassez de bens matérias e de serviços elementares. 	
Nessa época, era técnica e socialmente necessário, e até mesmo inevitável que houvesse um grande esforço nos ambientes de trabalho, o que já não é verdade hoje. O que provoca crises nas organizações de hoje é o fato de elas, por designo e por operação, ainda admitirem que as velhas carências continuem a ser básicas, enquanto de fato o homem contemporâneo tem consciência de carências criticas que pertencem à outra ordem, isto é, que estão relacionadas a necessidades que vão além do nível da mera sobrevivência. 
Assim o darwinismo social, que tradicionalmente tem validado a teoria e a prática da administração, tornou-se obsoleto por força de circunstâncias. Neste artigo tenta-se reavaliar a evolução da teoria administrativa, usando-se modelos de homem como seu ponto de referencia (a saber, homem operacional, homem reativo e homem parentético).O presente trabalho apresenta uma singular transformação nas bases econômicas e na organização social em nível local, resultante do desenvolvimento político econômico, e nas teorias administrativas, explorando as suas capacidades e potencialidades especificas e abrangentes.
 
	 
05
Desemvolvimento
OPERACIONAL: Ele é movido apenas por interesses econômicos e materiais, passivo, sem preocupações éticas e justado via treinamento e métodos autoritários. 
REATIVO: Movido por sentimentos, emoções e motivação. É uma reação ao modelo tradicional (operacional) surge com a escola de relações humanas.
PARENTÉTICOS: É capaz de colocar em parênteses o mundo em que vive capaz de reflexão, crítica, autoconhecimento e movido por interesses éticos. 
Diante da confusão no mundo organizacional Guerreiro Ramos defende um novo conceito para orientar a teoria administrativa propõe então o “homem parentético” 
A teoria proposta por Darwin (Darwinismo) propõe, em resumo, que na luta pela sobrevivência, os indivíduos portadores de variações (características) adaptativas às condições ambientais levam vantagem competitiva sobre os indivíduos que não as possuem. Os adaptados deixam mais descendentes, e os não adaptados são eliminados. A essa eliminação diferencial dos indivíduos de uma espécie, Darwin denominou seleção natural. A seleção natural, atuando continuamente sobre uma espécie, pode modifica-la gradualmente, a ponto de originar uma nova espécie. 
As ideias de Darwin podem ser assim resumidas: Os organismos vivos têm grande capacidade de reprodução. Apesar disso, já que o suprimento alimentar é reduzido, poucos indivíduos chegam à idade de procriação. Disso decorre que os organismos com as mesmas exigências alimentares competem entre si “lutando” constantemente pela existência. 
Os organismos apresentam variações hereditárias e, portanto, transmissíveis. Algumas variações são mais favoráveis à existência do que outras, num determinado ambiente, onde estarão mais capacitados a sobreviver e a se reproduzir nele do que os que possuem variações desfavoráveis. Assim cada geração sucessiva fica mais bem adaptada ao ambiente. Darwin só não foi mais completo porque não soube explicar a razão pela que existiam tantas variações em indivíduos pertencentes à mesma espécie. Mais tarde com a aceitação dos cientistas em relação às teorias genéticas de Mendel o porquê destas variações veio à tona.
06
Sócrates adoptava sempre pelo dialogo, costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele aparentemente aceitava. 
Depois, por meio de interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais da pessoa arguida, mostrando a tolice e os absurdos das opiniões superficiais e levando e presumindo possuidor da sabedoria a se desconcertar em face das consequências contraditórias ou absurdas das suas opiniões originais e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória. 
Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o individuo à convicção do erro, é a ironia.
 Depois, continuando a sua argumentação e partindo da opinião primitiva 
do interlocutor desenvolvia a verdade completa. Sócrates deu a esta ultima parte a designação de maiêutica a arte de fazer nascer as ideias. É este método que encontramos amplamente desenvolvido nos diálogos socráticos de plantão.
A partir da década de 80 a classe trabalhadora sentiu um golpe significativo que redesenhou seu perfil. Uma gigantesca implantação de inovações tecnológicas possibilitou as fabricas uma diminuição considerável no quadro de operários.
Sofreram mais com tal mudança aqueles operários, homens e mulheres, cuja pouca capacitação os habilitava apenas ao desempenho de trabalhos braçais, trabalhos este que doravante seria atribuído as maquinas. Além disso, nos anos 80 a indústria mundial retraiu-se não mais repetindo aquele crescimento que a caracterizara nas décadas anteriores. Somando-se estes fatores tivemos como consequência imediata o desemprego e frente a isso a instabilidade profissional daqueles que apesar de tudo conseguiram manter seus postos de trabalho, postos estes que agora era almejado por um numero cada vez maior de pretendentes.
Esta divisão da classe trabalhadora entre empregados e desempregados minou a historia unidade que ela possuía, e mesmo no meio daqueles trabalhadores que conseguiram permanecer em seus postos surgiu uma classe privilegiada nos postos de chefia que marcava uma diferença ate econômica em relação aos trabalhadores dos cargos subalternos. Estes dois fatores provocaram um enfraquecimento do sindicalismo e subsequente a diminuição da representação política das classes trabalhadoras. Assim podemos identificar as teorias d administração através de cada individuo.
07
No Brasil, proteção social nasce no início 1930 associado com o trabalho, em função da inserção na estrutura ocupacional e dos benefícios vinculados a contribuições pretéritas. Porém, o capitalismo foi instalado e a atuação regulatória do estado no campo trabalhista, sofreu uma grande mudança para um fenômeno do assalariamento formal, o mesmo não lograram universalizando ,tornando incompleto o “processo civilizatório”, diante de um capitalismo que se iniciou minimamente organizado, tal qual levado a cabo as experiências dos países europeus ocidentais. Trata- se de uma mudança significativa na concepção de proteção social, que vigorou no país ate então, mesmo que inseriram no marco jurídico da cidadania os princípios de segurança social e proporcionando a garantia dos direitos mínimos.
As políticas sociais há anos sofrem um forte embate entre duas ligações, que envolvem orientações teóricas – metodológicas e ideológicas distintas. Por um lado identifica-se o aumento da cobertura e do perfil redistributivo da política social comprometidas com as causas para inúmeros males
da economia brasileira, desde a performance econômica da ultima década ate o aumento da carga tributaria. As políticas econômicas exercem um importante papel na economia do nosso país.
O governo federal, estadual e municipal, dente as funções do poder publico são destacadas quatro áreas de grande abrangência: Reguladora: torna-se possível o controle de alguns preços, unificando as ações danosas do direito do consumidor.
Provedora de bens e serviços: o governo assegura os serviços essenciais para população, tais com: educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.
Redistributiva: visa a beneficiar o mais necessitados, almejando uma igualdade social.
Estabilizadora: estão preocupados em estabilizar/controlar, tais com taxa de inflação e de desemprego, tendo o objetivo de beneficiar a população.
A política fiscal visa atingir a atividades econômicas, alcançando dois objetivos Inter- relacionados: estimular a produção e combater a taxa de desemprego. O governo controla os gastos públicos através de alguns instrumentos fiscais: impostos (receita), despesas do governo (gastos),orçamentos do governo (pesquisa). As relações econômicas, comerciais e financeiras de um determinado sistema a partir de outros sistemas econômicos (estrangeiros). As empresas brasileiras que participa do comercio internacional dependem substancialmente da taxa de cambio.
Entrevistei o Engenheiro florestal que trabalha na Secretaria de Agricultura Municipal, Erivaldo da Cunha Santos.
08
Nas últimas décadas o Brasil sofreu um forte processo de urbanização recebendo um grande número de migrantes sobretudo do sul do país, Mato grosso não fugiu à regra. Hoje mais de 75% da população vivem em áreas urbanas. Querência é exemplo disso. Apesar das dificuldades encontradas, os primeiros moradores não desistiram e investiram todas as suas energias na construção de uma cidade melhor para todos viverem. O município foi criado em 19 de dezembro de 1991, pela Lei n 5.895 no inicio, a principal fonte de renda era obtida através do extrativismo madeireiro, mas com o passar dos anos a agricultura foi-se tornando a fomentadora da economia do município.
Devido a dificuldade de acesso a longa distância da capital, a comunicação era difícil havia apenas um posto telefônico. As estradas em estado precário, ponte danificada dificultando o escoamento da safra. Mas o solo sendo fértil, a comunidade ali instalada não desanimou continuou otimista e determinada. Superando todas as dificuldades iniciais. Querência contava com a base logísticas de Canarana, para suprir os primeiros moradores.
Hoje a principal fonte de renda de Querência está na atividade agropecuária, cultura de grãos, e a criação de gado de corte merece destaque nacional. Estabelece recordes anuais de produção. (Empresas de grande porte como: Cargill, Bunge, Caramuru, ADM, Sinagro etc.) instaladas em Querência e apostam na crescente expansão da produção de grãos.
Tais estratégias permitem o aprendizado necessário para que a comunidade seja capaz de planejar e gerenciar, de forma compartilhada, o processo de desenvolvimento local. Em um país de cultura estatística. A maioria pensa que as chamadas “políticas de desenvolvimento” são uma responsabilidade exclusiva do Estado. Entretanto, os observarmos experiências bem sucedidas de desenvolvimento, descobrirmos que na maioria dos casos existe um elevado nível de cooperação e parceira entre Estado, Mercado (entendidos aqui como o conjunto dos agentes econômicos) e sociedade (entendida aqui como o conjunto das organizações sociais, de todo tipo). 
A intervenção do Estado ainda que necessita, imprescindível, insubstituível mesmo, não é suficiente para promover o desenvolvimento. Apesar de o orçamento participativo ter nascido de uma ação governamental, torna-se evidente que o mesmo depende, da participação popular, para atingir para atingir seus objetivos mais imediatos. E isto se dá, na forma, em que o implemento deste mecanismo, se dá através de gestores públicos preocupados em governar.
As opiniões que se divergem é fonte de novas ideias, podendo levar a discussões abertas sobre um assunto proposto. Sendo positivo ou negativo. Levando em conta as diferentes opiniões sobre vários pontos de vista, constitui-se em um processo no qual a sociedade tem a oportunidade de debater e deliberar sobre matérias inerentes a práticas sociais. 
09
O homem é um ser social e possui uma individualidade. Não é, portanto, sob diversos aspectos, limitado. Precisa viver consigo mesmo e com os outros, porém, as leis pessoais não são as mesmas que as sociais.
Pelo valor que o individualismo, alguns homens são melhores em certos aspectos, outros em outros, e assim a sociedade se completa e a vida social é possível. Mas a moeda tem outra face e o fato das pessoas diferirem em tantos aspectos pode gerar atritos de valores diversos. Os limites das pessoas também são diferentes, depende da situação positivos ou não, passíveis de serem aceitas ou rejeitadas. Por um lado a manutenção da individualidade e por outro a inclusão do individual no social, causando situações conflitantes, onde a verdade parece ter dois lados, cada individuo defende a sua tese de forma segura e argumentativa, mas tenta o tempo todo persuadir o outro. 
	
10
CONCLUSÃO
A administração nos dá a entender de maneira geral os caminhos em que nós iremos traçar em nossas vidas a base de teorias comprovadas de grandes homens que se tornaram ídolos de conhecimentos, grandes gênios que nos faz entender cada ser e cada ciclo da vida e aceitar que tudo é conforme o jeito em que o mundo foi criado.
Nessa direção, o governo brasileiro busca o controle de qualidade externos e internos, com ênfase em uma avaliação das competências de desenvolvimento econômico e político. 
A política resulta da própria vida em sociedade, das ações humanas e da necessidade de organização dessa sociedade, visando sempre o bem comum, de tal modo que se atinja uma sociedade mais justa e livre. 
A prática dos privilegiados acontece no Brasil desde a época colonial. Ficou explícita com a divisão das capitanias hereditárias, pois atualmente as palavras mais ouvidas sobre desenvolvimento local e regional, são as promessas não cumpridas, corrupção, má utilização ou desvio de dinheiro público, desonestidade, abuso de poder etc. Dessa forma o plano de desenvolvimento se torna “esquecido”.
Essa realidade deve ser repensada, pois sem a junção entre a implantação do plano de desenvolvimento político, esperamos um país que lute pela igualdade econômica social. 
11
REFERÊNCIAS
Disponível em < http://rebeliaocultural.blogspot.com.br/2009/02reestruturação-capitalista-partir-da.html > Acessado em 04/05/2012.
www.achetudoeregiao.com.br/MT/querencia, acessado em 07/05/2012.
www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimentoeplanejamento,estratégico, acessado em 08/05/2012. 
ANSOFF, H Igor . Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-HILL1977
A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1993
Veronica de la Cerda, Fernandes Mariana, Huebner David, e Madanes Jordi Carmen Suarez, Lauder Classe de 2013-11-29
http://eticaedesenvolvimento.blogpost.com.br/2007/09/caracteristicas-dos-homens-operacional.htmL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais