Buscar

Recursos Humanos II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: GST0556_AV_201301412155 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301412155 - MARCOS ANTÔNIO LINO LOPES
	Professor:
	ANA MARIA CARVALHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 20/11/2015 08:59:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201301704618)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em que consiste o Modelo de Gestão por Competências? Como o Gestor pode contribuir para a efetiva implantação deste modelo?
		
	
Resposta: UM MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS SE CONSOLIDA ATRAVÉS DE ADOÇÃO DE POLITICAS, PROGRAMAS E INSTRUMENTOS QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO E O RECONHECIMENTO DO POTENCIAL HUMANO DA ORGANIZAÇÃO. A AREA DE RH DEVE TER UMA AÇÃO INTERVENTORA SOBRE A REALIDADE ORGANIZACIONAL, BASEADA EM SUAS NECESSIDADES DE MUDANÇAS E MELHORIAS. O SUCESSO DE UM MODELO DE GESTÃO POR COMPETENCIAS ESTÁ COMPROMETIDO PELA PARCERIA PELA AREA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E OS DEMAIS GESTORES DA ORGANIZAÇÃO. OS GESTORES DEVEM TER AÇOES QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EQUIPES, HABILITANDO OS EMPREGADOS A AUTO GESTÃO INSTIGANDO-OS A DEMONSTRAREM E DESENVOLVEREM SUAS COMPETENCIAS E ADOTANDO UM MODELO PARTICIPATIVO.
	
Gabarito: Um modelo de gestão por competências se consolida através da adoção de políticas, programas e instrumentos que promovam o desenvolvimento e reconhecimento do potencial humano da organização. A área de RH deve ter uma ação interventora sobre a realidade organizacional, baseada em suas necessidades de mudanças e melhorias. O sucesso de um modelo de gestão por competências está intrinsicamente comprometido pela parceria entre a área de gestão de Recursos Humanos e os demais gestores da organização. Os gestores devem ter ações que promovam o desenvolvimento das pessoas e equipes, habilitando os empregados à autogestão, instigando-os a demonstrarem e desenvolverem suas competências e adotando um modelo participativo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301704965)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Por que o capital intelectual de uma organização é considerado seu ativo intangível?
		
	
Resposta: O CAPITAL INTELECTUAL NÃO PODE SER MEDIDO, O TRABALHADOR POSSUI CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES QUE SÃO PRO-ATIVAS QUE AJUDAM NO PROCESSO DE DECISÃO. ELE SE MANTEM SEMPRE ATUALIZADO E ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A FAZER DO AMBIENTE DE TRABALHO O MELHOR LUGAR.
	
Gabarito: R: O capital intelectual de uma organização é seu ativo intangível, difícil de se calcular, pois ao contrário de equipamentos, imóveis e capital financeiro de uma empresa, não podemos colocar um preço preciso sobre eles, visto que é impossível mensurar o valor do saber acumulado no cérebro de uma pessoa, bem como os novos conhecimentos que a mesma possa vir a gerar futuramente a partir do conhecimento acumulado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301704714)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	 As competências organizacionais estão organizadas em categorias.  Apenas uma questão não corresponde ao contexto.  Marque o item que não corresponde ao padrão mencionado.
		
	
	Competências dinâmicas e essenciais.
	 
	Competências associadas.
	
	Competências  distintivas.
	
	Competências de suporte.
	 
	Competências de unidade de negócios.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301631121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que:
		
	
	O foco passa a ser a modernização tecnológica da organização, a busca do consenso e a vantagem competitiva;
	
	A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar os sistemas homeostáticos, com foco na estabilização dos padrões de inovação da organização.
	
	Baseia-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; autonomia e independência corporativa e na integração vertical da estrutura organizacional;
	
	As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado, exigindo um processo de centralização da gestão voltada para o controle das turbulências e da imprevisibilidade;
	 
	As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301704720)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de Avaliação de Desempenho considerado  democrático  significa:
		
	 
	Colaboradores são avaliados por todos os integrantes da equipe e também pelos seus clientes internos.
	
	Nesse processo de avaliação quem avalia é sempre um coach.
	 
	O colaborador se autoavalia  e é avaliado pelo gestor,  depois trocam informações;
	
	O colaborador é avaliado pelo gestor.
	
	 O colaborador é avaliado através da intranet;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302116094)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carla Cristina quer reformular a política de remuneração de sua empresa introduzindo um programa de remuneração variável. Ela justifica a escolha com base nos seguintes argumentos:
		
	 
	ajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas e ao alcance de metas e resultados
	
	focaliza a execução das tarefas e a busca de eficiência, funcionando como elemento de conservação da rotina e do status quo
	
	facilita o equilíbrio interno (coerência dos salários dentro da organização) e o equilíbrio externo coerência dos salários da empresa com o mercado
	
	homogeniza e padroniza os salários dentro da organização e facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado
	
	afeta diretamente os custos fixos da organização, incentivando o espírito empreendedor e a aceitação de riscos e responsabilidades.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301704615)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a importância do Programa de Benefícios para as organizações e para as pessoas, assinale a única alternativa que não se adequa ao conceito.
		
	 
	Benefícios assistenciais e recreativos podem aumentar a qualidade de vida do trabalhador e de sua família, mas não conseguem diferenciar a empresa no mercado de trabalho nem torna-la mais atrativa aos candidatos externos.
	
	A concessão de benefícios eleva a qualidade vida e o nível de comprometimento dos empregados com a organização e com seus grupos de trabalho, refletindo diretamente no clima organizacional.
	
	É importante salientar que festas em datas comemorativas proporcionam, para a organização, um fortalecimento das relações dos grupos informais gerando um sentido de time e parceria entre empregados e empresa.
	
	Os benefícios são encarados, na atualidade, como serviços oferecidos pela organização aos seus empregados, de forma direta ou indireta, objetivando prover condições de bem-estar e como forma de pagamento adicional ao salário.
	
	O sistema de oferta de benefícios pode ser flexível, permitindo que os empregados optem por aqueles que lhe são mais interessantes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301704942)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo sucessório é fundamental para a continuidade da boa administração e, também, para a implementação de estratégias de longo prazo e alcance de resultados satisfatórios. É de responsabilidade do presidente da organização assegurar um processo sucessório eficaz. Esta tarefa não pode ser esquecida nem negligenciada, a escolha do sucessor é feita em conjunto com a Diretoria ou com o Conselho Administrativo ou de Sucessão. Assinale nas alternativas abaixo aquela que for correta em relação à afirmação apresentada acima.
		
	
	Não é responsabilidade do presidente cuidar disso
	 
	Toda a afirmação esta correta
	
	Esta correta em parte
	
	Somente o RH é o responsável pelo processo sucessório
	
	Esta totalmente incorreta
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301704954)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os modelos organizacionais
para atenderem a demanda do cliente atual se definem por comportarem menos níveis organizacionais fazendo com que _____________prevaleça na maioria das empresas. Dando mais autonomia aos empregados e com certeza exigindo mais competências, habilidades e principalmente atitudes por parte desses. Complete a sentença.
		
	
	a avaliação 360º
	
	a remuneração variável
	 
	o empowerment
	
	a terceirização
	
	o coaching
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301704731)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são as características do  "capital intelectual"  ?
		
	
	- podemos comparar com o capital financeiro da organização,  é um bem patrimonial;
	
	-combinação entre o capital humano e o capital estrutural.
	 
	- ativo intangível,  é impossível mensurar o valor do conhecimento, difícil de ser calculado;
	
	-conjunto de pessoas que têm conhecimento relevante para a organização;
	
	-equipe de alta performance, fruto de necessidade da organização;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais