Buscar

Prova de ADM de RH II - 2015

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: GST0556_AV_201301144711 » ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	ANDREA GOMES BITTENCOURT
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 20/11/2015 13:00:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201301410429)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Programas de incentivos podem ter conotação de punição para os colaboradores que não forem premiados. Que cuidados a organização precisa observar na implantação de um Programa de Incentivos para que isso não ocorra?
		
	Resposta: As organizações devem estar atentas aos incentivos liberados aos colaboradores, pois nem todos estão aptos a receber. A avaliação dos colaboradores tem que ser inparcial, justa e eficaz para que não haja nenhum tipo de punição ou discriminação com os que não tiveram capacidade de cumprir ou preencher todos os requisitos necessários na avaliação de incentivo.
	
Gabarito: Para que os benefícios afetem a satisfação das pessoas é necessário que elas compreendam perfeitamente o plano, e que participem da escolha de benefícios que venham realmente atender as necessidades dos trabalhadores. Assim é necessário desenvolver um amplo programa de comunicação, além de investigar através de pesquisas a reação dos empregados e a relação custo/benefício que o plano de benefícios têm trazido para a organização.
	
	 2a Questão (Ref.: 201301826788)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Através do Sistemas de Informações de RH podemos observar a profundidade da ação e sua amplitude segundo os resultados objetivados pelo programa adotado e seu alinhamento às políticas definidas que devem estar embasadas por pressupostos teóricos e pela filosofia organizacional. Esta análise deve gerar o diagnóstico e o prognóstico, alimentando o sistema de informações de Recursos Humanos. Em que consiste o diagnostico e o prognóstico:
		
	Resposta: Diagnóstico consite em realizar um levantamento de todos as situações ou processos que prescisam se melhorados ou alterados na organização com relação aos colaboradores. O prognóstico nos mostra o que devemos fazer em relação ao que foi diagnosticado para que haja uma melhora nos processos organizacionais da empresa.
	
Gabarito: O diagnóstico deve sinalizar as ações de sucesso que têm gerado os programas, bem como as disfunções que devem ser observadas, pois os resultados que não estão consonantes com os objetivos determinados devem ser corrigidos. O prognóstico deve indicar as ações de alterações do sistema, bem como indicadores para o acompanhamento e avaliações do processo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201301896961)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Hoje em dia, é de fundamental importância que a organização estabeleça as suas competências essenciais para enfrentar a concorrência globalizada, bem como identificar as competências individuais necessárias em seus colaboradores. Para Lado e Wilson, as competências organizacionais se apresentam em determinados grupos. EXCETO:
		
	
	Competências transformacionais.
	 
	Competências econômicas.
	
	Competências de gestão.
	
	Competências de saída.
	
	Competências de entrada.
	
	 4a Questão (Ref.: 201301818353)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre competências INTERPESSOAIS podemos afirmar, EXCETO a alternativa:
		
	
	A AUTOCOMPREENSÃO permite ao indivíduo compreender seus sentimentos, suas habilidades e competências, bem como seus limites e fraquezas, e relacioná-los aos seus atos, avaliar suas experiências com ênfase em um aprendizado e buscar o autodesenvolvimento, revelando-se um profissional mais autoconfiante e seguro gerencialmente.
	 
	EMPATIA, é capacidade de olhar só para si mesmo, o que aumenta a tolerância e a capacidade de enxergar a situação sob a ótica do outro, ajustando seu comportamento a esta percepção podendo evitar conflitos e criar uma ação mais cooperativa e integradora de uma equipe de colaboração mútua.
	
	Por mais que as pessoas de uma equipe tenham algumas características comuns, cada indivíduo guarda em si características específicas que associadas aos demais elementos da equipe faz com que esta seja mais fortalecida e capacitada a responder as expectativas organizacionais.
	
	Cabe ao gestor identificar as habilidades e competências de cada participante de sua equipe, bem como seu comportamento diante das situações, além de seus interesses e necessidades próprias para propiciar o inter-relacionamento entre os membros de sua equipe, estabelecendo quem trabalha melhor em uma determinada tarefa, com quem trabalha bem em harmonia , fazendo assim esta complementação.
	
	É a capacidade de conhecer o outro e estabelecer um bom relacionamento com o outro, compreendendo suas habilidades e competências individuais, parte da compreensão de si mesmo, de suas próprias habilidades e competências.
	
	 5a Questão (Ref.: 201301824914)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um das vantagens de uma Comissão de Avaliação de Desempenho pode ser:
		
	 
	Neutralizar a questão da subjetividade por parte do avaliador, que no caso não sendo o gestor imediato do funcionário se torna um elemento neutro na avaliação.
	
	Envolver o funcionário no processo de Avaliação de Desempenho.
	
	Agilizar o processo de Avaliação de Desempenho.
	
	Ser constituída pela área de Recursos Humanos e gestor imediato.
	
	Nenhuma das opções.
	
	 6a Questão (Ref.: 201301299409)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um contador está em reunião com um cliente que pretende abrir um novo negócio. Na verdade, trata-se de um futuro microempresário. O contador tenta lhe explicar que Salário é definido como:
		
	
	é o valor referência para que a empresa pague mensalmente o trabalhador.
	
	é o valor que a empresa toma como base para pagamento ao trabalhador pelos serviços prestados.
	
	é o valor que a empresa precisa, de acordo com a CLT, pagar aos seus funcionários por força do contrato de trabalho, podendo ser pago à terceiros.
	
	é o valor que a empresa precisa pagar o trabalhador todo o mês.
	 
	é o valor estipulado para retribuição pelo trabalho prestado e é pago diretamente pelo trabalhador, não envolvendo terceiros.
	
	 7a Questão (Ref.: 201301292331)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os benefícios não são (ou não servem) para aumentar ____________ do trabalhador. A natureza (ou a sua eficácia; ou a sua função) passam pelo aumento ____________do trabalhador e/ou seu bem-estar.
		
	
	das vantagens, do período de descanso
	 
	a produtividade, da qualidade de vida
	
	o período de descanso, da qualidade de vida
	
	a eficiência, das horas de trabalho
	
	a produtividade, das horas de trabalho
	
	 8a Questão (Ref.: 201301909480)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1- Atualmente, as organizações modernas, sejam elas familiares ou de capital aberto, se preocupam com um tema de grande responsabilidade, que é a sucessão. Logo, observamos que o planejamento sucessório é fundamental para:
		
	
	Os familiares não brigarem dentro da empresa.
	 
	A continuidade da organização.
	
	A empresa não falir.
	
	A família continuar enriquecendo.
	
	Todos ficarem felizes dentro da empresa.
	
	 9a Questão (Ref.: 201301410539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir o processo de Coaching   como:
		
	
	- Processo comum nas empresas modernas que visam distinguir desempenhos entre empregados.
	
	- Processo que somente pode ser realizado por consultoria externa por ser muito especializado.
	
	- Avaliação permanente realizada pelo coach para o aprendiz no cargo.
	 
	 - Acompanhamento e orientação  feita pelo coach  em relação ao desempenho do aprendiz  fornecendo comentários, sugestões  e feedback para seu melhor desempenho.
	
	- Treinamento realizado através de  tecnologia sofisticada.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301909724)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Dentrodo processo de auditoria de recursos humanos, sabemos que auscultar é fundamental. Logo, assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que demonstra o que significa auscultar, dentro da área de RH.
		
	
	significa entender e mensurar somente os dados estatísticos.
	 
	significa ouvir e verificar através dos fatos apresentados.
	
	significar corrigir e interpretar dados de acordo com o seu conhecimento.
	
	significa chamar a atenção dos colaboradores que estão cometendo erros.
	 
	significa estar atento as necessidades do mercado e interpretar essas necessidades.
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando