Buscar

Seminário de tecnologia de alimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Rigor Mortis 
“ Carnes ”
Discente: Tainá Marques
Docente: Paulo
Cuiabá – MT, 02/12/2015
Universidade Federal de Mato Grosso
Faculdade de Nutrição
Tecnologia de Alimentos
Introdução
A carne é considerada um alimento de alto valor nutricional para o homem por conter nutrientes como proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais importantes para a manutenção da vida;
No entanto, após o abate, os músculos, tecidos e células do animal sofrem transformações, podendo interferir na qualidade da carne.
Aspectos da qualidade da carne
A qualidade da carne é um termo complexo, que envolve aspectos de aparência, avaliados pelo consumidor e pelos parâmetros físico-químicos, importante para o processador.
Vários fatores que reconhecidamente afetam a qualidade da carne estão envolvidos, tais como idade, sexo, nutrição e o Rigor Mortis.
A utilização do jejum pré-abate é uma técnica muito utilizada para melhorar a qualidade da carne e diminuir o risco de contaminação no matadouro
Os 5 principais fatores que contribuem para a aceitação da carne são:sabor,maciez,suculência,aparência e odor.Destes, a maciez é considerada o atributo mais importante
3
 O que é Rigor Mortis ?
Transformação do músculo em carne;
Inicio da rigidez muscular, quando o pH atinge valores de 5,8 até 5,5 para carne bovina e de 6,2 a 6,8 para pescado.
Como ocorre o Rigor Mortis?
Se inicia imediatamente após o abate do animal, em decorrência da perda sanguínea que interrompe o aporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos.
A queda do pH é umas das alterações post mortem mais significativas durante o período que compreende a transformação do musculo em carne;
O intervalo de tempo desde o abate até o estabelecimento do processo de rigor mortis ocorre entre 30 minutos a 12 horas de acordo com a espécie
5
Mudanças estruturais da carne Pós Rigor Mortis
Perda da elasticidade e extensibilidade;
Encurtamento muscular (encolhimento das miofibrilas);
Aumento da tensão;
Deslizamento da actina sobre a miosina;
Efeito do Rigor Mortis na carne
Cor
Efeito do Rigor Mortis na carne
Maciez
A carne que não passa do rigor mortis é mais dura e consistente;
Há maior desenvolvimento das fibras.
Maior desenvolvimento das fibras devido a não degradação das proteínas.
8
Efeito do Rigor Mortis na carne
Odor e sabor
Determinados pela rancificação das gorduras.
Durante o rigor, as substancias responsáveis pela extração de cheiro desagradável na carne, na sua maioria são eliminadas.
O rigor mortis depende:
Manejo: 
O manejo pré-abate é extremamente importante, pois influencia diretamente a qualidade da carne, principalmente em ruminantes, já que para alcançar um pH post-mortem ótimo, a reposição de reservas de glicogênio, que nestas condições é muito lenta, é essencial.
Garantia da qualidade da carne
Armazenamento:
É comprovado que o armazenamento post mortem nas temperaturas de refrigeração resultam na melhoria significativa da maciez proporcionada pela degradação das miofibrilas através de proteases endógenas do musculo. 
Destaca-se a ação das enzimas proteolíticas no processo de maciez da carne. 
11
Aspecto de carnes de má qualidade
Carnes que apresentam uma queda muito rápida do valor de pH devido ao estresse durante o abate vai acarretar em acúmulo de ácido lático, que juntamente com a alta temperatura muscular, vai resultar em uma carne pálida, pouco consistente e exsudativa, devido à baixa capacidade de retenção de água, sendo que ocorre uma inibição da atividade da calpaína e aumento no teor de calpastatina.
(Hwang e Thompson, 2001).
Aspecto de carnes de má qualidade
Carnes que apresentam um pH muito alto, devido ao rápido esgotamento do glicogênio muscular, em consequência ao estresse pré-abate, vai ocasionar no desenvolvimento de carnes escuras, firmes e secas, pela maior capacidade de retenção de água, menor refração da luz e alta atividade enzimática com maior consumo de oxigênio.
Conclusão
Referencias Bibliográficas
ALVARADO H.M.B. Aplicação de um sistema de classificação de carcaças e cortes e efeito do tempo pós abate na qualidade da carne de frango criados no sistema alternativo. Piracicaba, 2004.
ALVARADO, C.Z.; SAMS, A.R. Rigor mortis development in turkey breast muscle. Poultry Science, v. 79, p. 1694-1698,2000.
BERSET, C.;CUVELIER, M.E,;Sciences des Aliments, 16, 219. 10. 1996.
Obrigada pela Atenção

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais