Buscar

GESTÃO DE BENEFÍCIOS - EXERCÍCIO 3

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS – EXERCÍCIO 3
	
		1.
		Como é chamado o Plano de Benefícios em que o benefício é determinado em função de um percentual do salário final do empregado?
	
	
	
	
	
	Participante. Patrocinador.
	
	
	Patrocinador
	
	
	Contribuição Definida.
	
	 
	Benefício Definido.
	
	
	Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
	
	
		2.
		Conforme Patrícia Bispo do RH.com.br, os fatores que interferem direta ou indiretamente na performance dos profissionais tem levado ao surgimento de várias vertentes de estudos no campo organizacional. Há, por exemplo, quem defenda que a motivação do indivíduo, não importa o segmento em que ele atua, vem de dentro para fora. Ou seja, a pessoa torna-se responsável por estar ou não satisfeita e cabe a ela tomar ações que impactem no seu dia a dia. Por outro lado, existem os que afirmam que a empresa deve realizar ações que permitam ao funcionário ver novos horizontes na sua rotina de trabalho e, dessa, maneira, garanta a retenção de talentos. Nesse contexto, os Planos de Participação nos Lucros (PPR) contribui para:
	
	
	
	
	
	redução do absenteísmo em um curto espaço de tempo e aumento do nível de qualidade de vida no trabalho
	
	 
	melhoria do clima organizacional, através do sentimento de pertencimento e responsabilidade criado pela sensação provocada nos colaboradores em se tornarem parceiros do negócio da empresa, contribuindo para seu crescimento. É uma boa alternativa para as pessoas aumentarem seus salários, sendo uma das poucas formas de fazer crescer os lucros num mercado cada vez mais competitivo.
	
	
	proporcionar ao funcionário melhores condições de atendimento de seus compromissos financeiros, sem ter que se ausentar durante muito tempo do seu trabalho.
	
	
	prover reconhecimento por tempo de serviço ao funcionário em períodos coincidentes com o seu aniversário de admissão na empresa. Tem abrangência para todos os funcionários da organização, independente do nível hierárquico
	
	
	proporcionar para o funcionário e sua família meios para freqüentar um ambiente descontraído, onde possa ampliar suas possibilidades de contatos sociais e divertir-se. A cobertura desse benefício abrange a aquisição do título em nome da empresa, para utilização pelos funcionários por ela designado e seus respectivos dependentes, cobrindo as despesas de jóia, mensalidades e taxas de transferência
	
	
	
		3.
		Sobre o beneficio de Previdência Privada, analise: I. O deficit na previdência social e uma aposentadoria com um valor abaixo do padrão mantido durante o exercício da profissão levam as empresas a buscarem planos de previdência complementar. A previdência privada tem se configurado como um dos meios mais visados para garantir uma aposentadoria com mais qualidade de vida. II. A previdência privada é um mecanismo de planejamento pessoal financeiro. Sua finalidade é auxiliar na aquisição de renda vitalícia fundamental para quem deseja garantir um padrão de vida equivalente na ocasião da aposentadoria. E, para isso, as empresas assumem um papel fundamental na concessão desse benefício. III. Por ser um programa de longo prazo e uma necessidade subentendida do ser humano, a implementação de um programa de previdência complementar colabora para o fortalecimento do vínculo empregatício e consolidação da relação entre a organização e o funcionário. Isso permite às empresas construírem um bom planejamento sucessório. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	
	
	Somente a altertiva III está correta.
	
	
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
	
	 
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	
		4.
		O adiantamento quinzenal é uma forma que as empresas, que trabalham com empregados de baixa renda, garantir que seus empregados não fiquem desprovidos de dinheiro por um tempo longo. Qual a falha que o RH comete com relação a esse benefício?
	
	
	
	
	
	Não fazer adiantamento semanal, que seria um prazo menor
	
	
	Não fazer propaganda desse benefício
	
	 
	Não considerar o adiantamento quinzenal como benefício
	
	
	Não fazer pagamentos diários; assim o empregado teria dinheiro todos os dias
	
	
	Obriga a empresa a gerar duas folhas e isso aumenta o seu custo
	
	
		5.
		Visa instituir planos privados de concessão de pecúlios ou de rendas, de benefícios complementares ou assemelhados aos da Previdência Social, mediante contribuição de seus participantes, dos empregadores ou de ambos. Que benefício está sendo aqui tratado?
	
	
	
	
	
	Seguro de vida ou VGBL (vida gerador de benefício livre);
	
	
	Empréstimo a fundo perdido (concessão para despesas indesejadas pelos empregados);
	
	 
	Previdência privada ou complementar;
	
	
	Incentivo financeiro de longo prazo (ILP);
	
	
	Seguro de vida em grupo (SVG);
	
	
		6.
		Quais os percentuais normalmente praticados pelas empresas como adiantamento quinzenal?
	
	
	
	
	
	De 30 a 60%
	
	
	De 30 a 50%
	
	 
	De 20 a 40%
	
	
	De 20 a 50%
	
	
	De 30 a 40%

Continue navegando