Buscar

Intolerância à lactose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Intolerância a lactose
	
O que é a Lactose?
A lactose é o açúcar que está presente no leite e nos seus derivados. Ela é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
E a intolerância, o que é?
Intolerância à Lactose é o termo utilizado para pessoas que não conseguem digerir produtos lácteos (leite e seus derivados). Esta impossibilidade de digestão geralmente ocorre em pessoas que não produzem a enzima lactase ou produzem-na em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactose. A maioria das populações tem uma perda progressiva da capacidade de absorção da lactose que se inicia após os primeiros anos de vida.
É a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, no mais das vezes, diarreia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.
 
E como diagnosticar?
Existem hoje, três exames - comuns - utilizados para detectar a intolerância a lactose, feitos em consultórios ou clínicas médicas.
Eles são os exames de:
Tolerância à lactose.
Inalação de hidrogênio.
Deposição de ácidos.
Outro teste, agora disponível no Brasil, é o ALCAT, onde se mede a ruptura das células quando submetidas às substâncias suspeitas em causar a intolerância, este teste é chamado teste de toxicidade. Há pesquisa de mais de 100 alimentos e corantes e conservantes alimentares.
 
Quais são os sintomas de quem tem a intolerância?
Os sintomas mais comuns são a diarreia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera.
 
Isso ocorre entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose.
Já para quem possui uma intolerância mais forte, chamada de intolerância congênita ou total à lactose - nesse caso é mais raro - os sintomas ficam mais agudos.
 
O que fazer se a intolerância for confirmada?
Quando confirmado a intolerância a lactose, a primeira medida é abolir o leite e os laticínios. Isso ajuda ainda a evitar os sintomas desagradáveis. 
Caso só isso não resolva, será preciso, procurar um médico para que ele receite um fermento sintético específico. Isso porque muitos desses fermentos possuem lactose no seu expediente.

Outros materiais