Buscar

RESUMO PARA ESTUDOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Prévia do material em texto

RESUMO PARA ESTUDOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, que afetam a maior parte de alguma tarefa, papel ou responsabilidade que se reporta ao desempenho da função assumida, e que podem ser aferidos por parâmetros bem aceitos. (PARRY, 1996). As competências organizacionais essenciais são fundamentais para a sobrevivência da organização e centrais em sua estratégias; elas são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa. 
As competências organizacionais representam o conhecimento da organização e podem ser transmitidas no contexto da aprendizagem organizacional. As competências organizacionais definem os modelos organizacionais e seu relacionamento com o meio externo e interno e representam seus valores;
As competências básicas do colaborador permitem aos mesmos colaboradores desenvolverem suas funções alinhadas com as competências organizacionais e com os objetivos estratégicos da organização. 	O colaborador deve buscar a melhoria contínua das suas competências de modo a mantê-las o mais próximo das competências essenciais de cada processo organizacional. O mapeamento das competências dos trabalhadores permite mostrar onde os programas de treinamento podem e devem ser desenvolvidos e aplicados; recomendar o recrutamento de pessoal externo com qualificações que supram competências específicas necessárias aos negócios; estabelecer networking com outras organizações;contribuir para a gestão do conhecimento na organização;
A avaliação de desempenho é o processo de medir o desempenho do funcionário.
A liderança é um fenômeno relacional, cujos atos influenciais geram reações nos liderados, e essas, por sua vez, estimulam respostas nos líderes. Um líder orientador é aquele que representa a a empresa frente aos colaboradores e vice versa respeitando o indivíduo como indivíduo, integrando as pessoas no grupo.
A remuneração estratégica é um conjunto de diferentes maneiras para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações, é considerada uma vantagem competitiva porque o empregado é recompensado adequadamente pelo esforço realizado no seu trabalho, buscando foco em resultados. Sendo recompensado através do reconhecimento do seu alto desempenho, o colaborador fica muito mais satisfeito, motivado e com isso tem desempenho acima da média trazendo mais resultados para a organização.
O planejamento de carreiras consiste no processo pelo qual a empresa identifica futuras necessidades de promoções e implementa os meios de preenchê-las. Infelizmente, no Brasil, as pessoas encaram a gestão de suas carreiras como a	Identificação de oportunidades na organização onde atuam ou no mercado de trabalho.
A construção de um novo modelo organizacional reverencia os programas desenvolvidos pela área de Recursos Humanos voltados para agregar, desenvolver e reter pessoas com as competências necessárias à organização e nesse sentido os gestores são parceiros no desenvolvimento desses programas. Assim, a área RH deve considerar que a atuação dos gestores na construção e implementação dos programas de RH considerando a profunda relevância da parceria com os gestores organizacionais, não somente no sentido fornecer subsídios para serem desenvolvidos tais programas, como também de aplicá-los de forma transparente utilizando-se as ferramentas de gestão de recursos humanos de forma adequada e justa.

Continue navegando