Buscar

Avaliação de Desempenho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Na área de gestão de pessoas é comum o uso da avaliação de desempenho como uma ferramenta que objetiva analisar a performance de um indivíduo ou grupo de uma determinada empresa. Através dela é possível identificar, analisar e diagnosticar o comportamento de um colaborador e ainda verificar se esses comportamentos estão condizentes com as metas e objetivos do cargo e da empresa.
A avaliação de desempenho possibilita a identificação de profissionais que se destacam em determinada função, o que pode ser visto como um fator motivador, já que oferece ao funcionário a possibilidade de ser “visto” ao se destacar e com isso obter vantagens como promoções, bonificações e premiações.
Um aspecto importante desse tipo de avaliação, refere-se ao fato de gerar um feedback do desenvolvimento profissional do trabalhador. A partir dos resultados obtidos na avaliação, o profissional passa a ter um maior conhecimento sobre os aspectos que precisam ser melhorados e investir de forma mais assertiva em seu desenvolvimento, gerando benefícios tanto para o profissional, que busca um constante aperfeiçoamento, quanto para a empresa, que ganha com profissionais cada vez mais empenhados e qualificados.
Além disso, através da avaliação de desempenho o gestor consegue obter informações mais sólidas e tangíveis sobre sua equipe de trabalho, o que proporciona uma visão mais ampla sobre seus subordinados e favorece, se necessário, o remanejamento dos funcionários.
Apesar do mercado contemporâneo exigir que os processos de avaliação, premiação e substituição dos funcionários sejam ágeis, muitas das vezes, o processo de avaliação de desempenho é demorado, exige organização e imparcialidade dos gestores, que devem aproveitar das informações obtidas na avaliação para tomarem decisões racionais e objetivas a respeito dos funcionários. Talvez isso explique o fato de os gestores considerarem essa prática tão desagradável. A exigência de eficácia por partes do funcionários e a pressão por processos cada vez mais ágeis e assertivos, geram um descontentamento em relação a avaliação de desempenho, considerada por muitos gestores como um “mal necessário”. 
Na cultura brasileira, orientada para as relações interpessoais, ocorre outro fenômeno negativo: os avaliadores, muitas das vezes, se sentem constrangidos durante o processo de avaliação, mascaram suas opiniões sobre os avaliados, gerando conclusões vazias que nem sempre correspondem com a realidade da empresa. Tal fato causa nos funcionários que se empenham, um sentimento de frustação e descrédito no processo de avaliação.
Outro aspecto negativo, diz dos resultados das avaliações de desempenho, que muitas das vezes, não proporcionam resultados concretos na vida profissional dos avaliados, terminando por se tornarem apenas “papel sem valor”, contribuindo ainda mais para o descrédito em relação a esse processo.
Portanto, para que esse processo seja realmente proveitoso e eficaz é preciso que os funcionários compreendam as expectativas e metas estabelecidas pela empresa em torno de sua função; que fique claro os aspectos que serão avaliados e que as decisões sejam tomadas baseadas em aspectos concretos e racionais. Dessa forma a avaliação de desempenho, poderá ser efetivamente um ferramenta que ofereça condições para o sucesso das empresas, tornando-as mais competitivas no mercado.

Continue navegando