Buscar

Gestão de Pessoas II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão de Pessoas II:
Natalia Bousquet Batista
Agenda:
Panorama geral da disciplina
Desenvolvimento de pessoas
Treinamento de pessoal
Universidade Corporativa e e-learning
Gestão por competências
Fundamentos da gestão de cargos e salários
Remuneração funcional e estratégica
Avaliação P1
Agenda:
Função administração de pessoal
Relações trabalhistas e sindicais
Internacionalização e gestão de pessoas
Avaliação dos resultados em RH
Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Aplicação dos conceitos de gestão de pessoas
Avaliação P2
Universidade corporativa:
As Universidades Corporativas estão buscando novas formas de ensinar aos gerentes o que eles necessitam para atuarem em uma economia baseada no conhecimento. Elas estão reinventando o que era chamado “treinamento” e, dentro deste processo, estão utilizando a educação para aumentar sua proximidade com as estratégias de negócios das corporações. 
Universidade corporativa:
O surgimento das Universidades Corporativas foi sustentado por cinco forças existente no ambiente econômico-social atual e que são, segundo Meister (1999): 
Organizações exíveis: a emergência da organização não- hierárquica, enxuta e flexível, com capacidade de dar respostas rápidas ao turbulento ambiente empresarial. 
Era do conhecimento: o advento e a consolidação da economia do conhecimento, na qual conhecimento é a nova base para a formação de riqueza nos níveis individual, empresarial ou nacional. 
Rápida obsolescência do conhecimento: a redução do prazo de validade do conhecimento associado ao sentido de urgência.
Universidade corporativa:
O surgimento das Universidades Corporativas foi sustentado por cinco forças existente no ambiente econômico-social atual e que são, segundo Meister (1999): 
Empregabilidade: o novo foco na capacidade de empregabilidade para a vida toda em lugar do emprego para toda a vida. 
Educação para estratégia global: uma mudança fundamental no mercado da educação global, evidenciando-se a necessidade de formar pessoas com visão global e perspectiva internacional dos negócios. 
Universidade corporativa:
Organizações brasileiras ou multinacionais que já implementaram sistemas educacionais pautados pelos princípios e práticas de Universidade Corporativa. 
Abril, Accor, Alcatel, Alcoa, Algar, Ambev, Amil, Banco do Brasil, Banco Itaú, BankBoston, BNDES, Braskem, Bristol & Myers & Squib, Carrefour, Caixa, Citigroup, CVRD, Correios, Datasul, Eletronorte, Elma Chips, Embraer, Embratel, Facchini, Fiat, Ford, Globo, GM, Habib’s, IBM, Inepar, Leader Magazine, Martins Distribuidora, McDonald’s, Metrô-SP, Microsiga, Motorola, Natura, Nestlé, Oracle, Petrobras, Real ABN, Renner, Sabesp, Sadia, Serasa, Siemens, Souza Cruz, Syngenta, TAM, Tigre, Ultragaz, Unibanco, Unimed, Unisys, Visa, Volkswagen... 
E-learning:
O e-learning é uma modalidade de Ensino a Distância (EAD), em que o cerne da metodologia é a separação física entre o instrutor e o treinando durante a maior parte do processo instrucional, mas normalmente envolve algum tipo de atividade que reduz a sensação de isolamento do aluno. 
E-learning:
Um curso a distância só pode ser assim definido quando, além do conteúdo e planejamento de estudo, vem acompanhado de recursos interativos, que permitam a comunicação sistemática entre aluno e tutor. 
Desta forma, cursos oferecidos em revistas acompanhadas por CD, ou em tutoriais disponíveis na internet, não são cursos a distância, e podem ser definidos apenas como estudos dirigidos. 
E-learning:
A popularização da EAD nos últimos anos deve-se muito à evolução da tecnologia da informação, principalmente da informática e das comunicações, que possibilitaram o surgimento do e-learning, fortemente baseado em tecnologia, permitindo eliminar algumas limitações da EAD, tais como a falta de interatividade e a evasão de alunos. 
E-learning:
Assim como os antigos cursos de EAD, o e-learning, no que se refere à simultaneidade das atividades, pode ser dividido em dois tipos de modalidade: 
modalidade assíncrona: participantes realizam atividades em dia e horário de sua conveniência, independente da presença do professor ou do instrutor e dos demais integrantes da turma; 
modalidade síncrona: os participantes e os instrutores têm dia e horário determinado para realizar as atividades de forma presencial ou virtual, através de videoconferência, audioconferência, forum ou chat. 
E-learning:
Benefícios e limitações
E-learning:
As Universidades Corporativas estão ganhando cada vez mais espaço, tendo em vista que os tradicionais centros de treinamento não conseguem prover o contínuo desenvolvimento humano necessário em uma era de concorrência acirrada e de mudanças constantes e rápidas em que o conhecimento e a inovação são fatores chaves para competitividade. 
Além disto, outro fator importante é que a Universidade Corporativa expande o processo de educação para além das organizações, propiciando que clientes, fornecedores e comunidade tenham acesso a cursos e a outras atividades. 
E-learning:
O e-learning, modalidade de ensino a distância, baseada em tecnologia, principalmente telecomunicações e informática, também contribui de forma significativa para a expansão das Universidades Corporativas, pois quebrou a barreira da distância, da possibilidade de atingir milhares de pesssoas simultaneamente, de dar exibilidade para o aluno escolher a hora e o local mais adequado para realizar o seu aprendizado, propiciar agilidade às empresas para atualizar os conteúdos dos curso, dentre outras vantagens. 
Agradecimento:
Natalia Bousquet Batista
nataliabousquet@gmail.com
(22) 99209-3333

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando