Buscar

Relatorio extrato etereo em linhaça

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DETERMINAÇÃO DE EXTRATO ETÉREO EM LINHAÇA
Alunos
Amanda Alvarenga Machado
Bruna de Oliveira Silva
Rafaela
Welbert de Freitas Reis
Professor
Luís Carlos de Oliveira Lima
LAVRAS
MINAS GERAIS - BRASIL
Setembro de 2011�
Introdução
Os lipídeos são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos como alcoóis, éter etílico, éter de petróleo, acetona, clorofórmio e benzeno.
	Este relatório tem como objetivo quantificar os lipídeos presentes em uma amostra de amêndoa.
Referencial teórico
O termo lipídio é utilizado para gorduras e substâncias gordurosas. Os lipídios são definidos como componentes do alimento que são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, tais como éter etílico, éter de petróleo, acetona, clorofórmio, benzeno e álcoois. Estes solventes apolares extraem a fração lipídica neutra que incluem ácidos graxos livres, mono, di e triacilgliceróis, e alguns mais polares como fosfolipídios, glicolipídios e esfingolipídios. Os esteróis, as ceras, os pigmentos lipossolúveis e as vitaminas, que contribuem com energia na dieta, podem ser extraídos apenas parcialmente. Suas propriedades físicas variam muito pouco dentro de um certo limite e são consideradas constantes, são divididas em físicas (peso específico, índice de refração e ponto de fusão) e químicas (índice de iodo, índice de saponificação, resíduo insaponificável, ácidos graxos livres). Estas constantes estão relacionadas à identificação, qualidade e quantidade do óleo ou gordura analisada. .(Antonio,Park-2006)
2.1-Métodos de determinação de lipídeos
A avaliação quantitativa do teor de lipídeos pode ser feita através da extração com solvente a frio ou a quente.
Extração com solvente a frio
a) Método de Bligh-Dyer
Esse método utiliza a mistura de três solventes, clorofórmio-metanol-água. A amostra é misturada com o metanol e clorofórmio que estão numa proporção que formam uma só fase com a amostra. Adiciona-se mais clorofórmio e água promovendo a formação de duas fases distintas, uma de clorofórmio, contendo lipídios, e outra metanol mais água, contendo substâncias não lipídicas. A fase do clorofórmio com a gordura é isolada e, após a evaporação do clorofórmio, obtém-se a quantidade de gordura por pesagem.
Extração com solvente a quente
A extração com solvente a quente está baseado em três etapas: extração da gordura da amostra com solvente; eliminação do solvente por evaporação e a quantificação da gordura por pesagem. São utilizados dois tipos de equipamentos: Soxlet, que utiliza o refluxo do solvente e o processo é intermitente ou Goldfish, onde o processo de extração é contínuo e mais rápido.
Geralmente o solvente utilizado é o éter de petróleo e a porcentagem de lipídeo é calculada pela equação:
%lipídeos =100 x lipídeos (g)/amostra(g)
Extração da gordura ligada a outros compostos
Em produtos como pão e leite, a gordura está ligada a proteína e carboidratos e, portanto, deve ser liberada para quantificação. Esta liberação é feita por hidrólise ácida ou alcalina.
a) Hidrólise ácida
a1) Processo de Gerber
Utilizado somente para leite e produtos lácteos. A gordura presente no leite está em forma de emulsão de óleo e água, cercada de um filme de proteína. Este filme é rompido através do tratamento com ácido sulfúrico. Utiliza-se o álcool isoamílico para facilitar a separação da gordura e reduzir o efeito de carbonização do ácido sulfúrico sobre ela. Após a digestão, a amostra é centrifugada num tubo chamado butirômetro. Existem vários tipos de butirômetros com escalas diferentes, para medir diferentes produtos lácteos, como creme de leite e queijos, e até para alguns produtos não lácteos, como produtos processados de carne e peixe.
a2) Processo de Babcock
Processo semelhante ao de Gerber, diferenciando nas quantidades de leite e ácido sulfúricos adicionados, e na adição de água quente em vez álcool isoamílico. Ambos os métodos não determinam os fosfolipídios, mas não há problemas com o leite integral que tem apenas 1% de fosfolipídios na gordura total O método de Gerber é 2 a 3 vezes mais rápido que o de Babcock.
b) Hidrólise alcalina
b1) Método de Rose-Gottlieb e Mojonnier
A amostra é tratada com hidróxido de amônia e álcool para hidrolisar a ligação proteína gordura, e a gordura separada é então extraída com éter de petróleo e éter etílico. O álcool precipita a proteína que é dissolvida na amônia e a gordura separada pode ser extraída com éter. A extração com éter é muito eficiente em amostras com muito açúcar como, por exemplo, leite condensado.
Caracterização de Óleos e Gorduras
a) Índice de iodo
Método utilizado para determinar o grau de insaturação de um óleo ou gordura e para controlar alguns processamentos. Este índice é baseado no fato de que o iodo e outros halogênios se adicionam numa dupla ligação da cadeia insaturada dos ácidos graxos
Material e métodos
	O método oficial de determinação do extrato etéreo (EE) ou também chamada determinação de lipídeos (gordura) é o Extrator de Soxhlet que consiste em três etapas: extração da gordura da amostra com solvente, eliminação do solvente por evaporação e a quantificação da gordura por pesagem.
	
Os materiais utilizados são: 
-reboiler
-3 g de amêndoa triturada (matéria seca)
-papel de filtro
-algodão
-éter (solvente)
- dissecador
-extrator de soxhlet
	Colocou-se a matéria seca, previamente moída, em um filtro de papel e cobriu-se a amostra com algodão. Este filtro de papel foi colocado em uma câmara de extração.
	O balão que contém o solvente foi aquecido e o solvente (que se move na fase gasosa em direção ao condensador) evaporou e foi convertido em um líquido que goteja no filtro contendo a amostra.
	No final do processo de extração (momento em que se aproxima um papel de filtro do reboiler e este não apresenta mancha de gordura) retira-se o solvente antes que este atinja a altura máxima do sifão e o óleo concentra-se no fundo do balão.
	(Utilizou-se o solvente éter etílico porque o éter de petróleo evapora muito rápido).
	Como a gordura está intimamente associada a outros compostos, antes de efetuar os cálculos, a amostra obtida no extrator foi colocada na estufa em uma temperatura de aproximadamente 105 graus Celsius e pesada em seguidos intervalos de tempo até atingir um peso constante. Esta amostra de peso constante foi utilizada para os cálculos de EE posteriores. (Coelho, 1997)
Resultados e discussão
O experimento foi feito em duas repetições:
4.1-Repetição 1
Tara do reboiler=137,6948g
Reboliter+extrato etéreo=138,8804g
Tomada de ensaio=2,5014g (matéria seca)
138,8804-137,6948=1,1856g de extrato etéreo
1,1856g de EE ---------- 2,5014g de MS
 X ---------- 100g de MS
 X = 47,40% de EE na MS
MI=MS%+U%
MS%=100-2,9588=97,0412%
47,40% de EE ---------- 100g de MS
	Y ---------- 97,0412 de EE na MI
	Y= 45,99g de EE na MI
4.2-Repetição 2
Tara do reboiler = 131,4187g
Reboiler + extrato etéreo = 132,6359g
Tomada de ensaio = 2,5472g de EE
132,6359 - 131,4187 = 1,2172g de EE
1,2172g de EE ---------- 2,5410g de MS
	X ---------- 100g de MS
	X = 47,90% de EE na MS
MS% = 100 - 3,1575
MS%= 96,8425%
47,90% de EE ---------- 100g de MS
	Y ---------- 96,8425g de EE na MI
	Y= 46,39g de EE na MI
Conclusão
Conclui-se que a amêndoa possui elevado teor de extrato etéreo, aproximadamente 46% da MI é composta de lipídeos.
Referências Bibliográficas
EXTRAÇÃO DE LIPÍDEOS COM CO2 SUPERCRÍTICO Claudia Pilar LAMEIRA gerson L. V. COELHO, Cheila G. MOTHÉ- Ciênc. Tecnol. Aliment. vol. 17 n. 4 Campinas Dec. 1997
Análises de materiais biológicos-PROF. DR. KIL JIN PARK DRA. GRAZIELLA COLATO ANTONIO,2006

Continue navegando