Buscar

PROJETO TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�1�
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
NOME:
RU: 
 1 TEMA
Leitura
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A leitura nos anos iniciais do ensino fundamental 
2 PROBLEMATIZAÇÃO
3 JUSTIFICATIVA
A deficiência na leitura é um problema que atinge muitas crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, fazendo com que a maioria delas não consiga ter acesso a escrita.
O tema pesquisado transcorre por questões levantadas pelos professores, que as crianças tem lido muito pouco e isso acaba prejudicando a aprendizagem. As crianças devem ser estimuladas ao hábito da leitura desde cedo, desta forma o gosto pela leitura pode ser desenvolvido, estimulando a interpretação, o pensar a criatividade e o diálogo. Outro fator muito importante é a participação da família nesse processo, lendo ou contando histórias para seus filhos.
Portanto, a pesquisa visa resgatar o gosto e o prazer pela leitura, não deixando de lado a grande preocupação com as dificuldades de escrita e aprendizagem.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Pesquisar sobre a contribuição da leitura na vida da criança e como isso se reflete no seu desenvolvimento.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Refletir sobre a forma e o aprimoramento da leitura no processo ensino-aprendizagem; 
Possibilitar uma reflexão sobre a importância do hábito da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista o pleno desenvolvimento da criança fazendo com que a leitura se torne um conteúdo prazeroso;
Analisar o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, no que diz respeito `as práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	
 A leitura adquire uma enorme importância na vida da criança a partir do momento em que ela cria o gosto pela leitura, e faz disso um momento de prazer e de conhecimento de novas culturas.
Para que se inicie o prazer pela leitura, é preciso, em casa, em ambiente familiar, haja uma interação com a leitura, despertando esse gosto tão necessário e importante. De acordo com Marta Morais, uma boa educação se baseia em torno da leitura, considerando “a utilidade do livro e o prazer que a leitura traz para o intelecto e a sensibilidade”. (MORAIS, 2003, p.20)
Silva (2003, p.70) argumenta que introduzir uma criança no mundo da leitura, é exatamente trazer esse universo para a escola e dinamizá-lo junto as novas gerações que precisam ser educadas para se tornarem cidadãs de deveres e de direitos, incluindo o de ler.
A partir do que Silva (1981, p. 42) escreveu quando diz que “leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda à própria vida do Ser Humano”, faz com que o homem use a palavra como instrumento mágico que produz bem-estar, prazer, satisfação, conhecimento. Alguns teóricos como Paulo Freire, afirmam que através da leitura a criança pode tirar as suas próprias conclusões diante do que se lê, pela a mesma é feita a leitura do mundo. Freire (1993), ressalta a importância da leitura no livro A importância do ato de ler, e faz uma avaliação pessoal sobre a sua leitura de mundo, relembrando os momentos da infância em que teve o seu primeiro contato com a leitura.
A importância do ato de ler, eu me senti levado – e até gostosamente – a “reler” momentos fundamentais de minha prática, guardados na memória, desde as experiências mais remotas de minha infância, de minha adolescência, de minha mocidade, em que a compreensão crítica da importância do ato de ler se veio em mim constituindo (FREIRE, 1993, p.11).
O valor e a importância que se dá a leitura começam em casa, bem antes dela mesma começar a falar. Não cabe apenas ao professor a obrigação de incentivar a leitura aos seus alunos, mas um dever de todos. 
 6 METODOLOGIA
Refletindo sobre a prática pedagógica, este é um estudo bibliográfico sobre a importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa será realizada por meio de leituras, a partir de livros, sites, artigos científicos, reportagens e fontes eletrônicas que tratam sobre o tema.
 Analisar as ideias de alguns pensadores e filósofos sobre o tema proposto, levando em consideração a importância da leitura para o desenvolvimento da criança nessa fase da vida. Esta pesquisa foi de caráter exploratório, visando proporcionar maior familiaridade com o problema citado com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses.

Outros materiais