Buscar

Prova de química de alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de química de alimentos
Por que é importante conhecermos profundamente a água na engenharia de alimentos? Porque a água é o mais importante componente dos alimentos. É um componente essencial para o processo vital, influencia na textura, na aparência, no sabor e na deterioração química e microbiológica dos alimentos. Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comercias. Então, o engenheiro de alimentos precisa conhecer detalhadamente os principais componentes dos alimentos, pois, os alimentos são a nossa principal fonte de trabalho. . 
Desenhe uma molécula de água com os seus polos e mostrando como ficam as nuvens eletrônicas sobre os três átomos. 
Para formar a molécula da água (H2O), o hidrogênio, através do elétron no orbital 1s, forma uma ligação covalente sigma com um orbital híbrido sp3 do oxigênio, e o outro orbital híbrido do oxigênio, com um elétron, forma a mesma ligação sigma com outro átomo de hidrogênio. Onde os elétrons da última camada eletrônica dos átomos envolvidos são compartilhados entre si, para que adquiram a estabilidade.
O átomo de oxigênio da molécula, por ter mais prótons em seu núcleo irá atrair mais fortemente os elétrons partilhados pelo hidrogênio formando-se, assim, dois polos negativos próximos ao oxigênio. Os átomos de hidrogênio da molécula, por terem menos prótons em seu núcleo irão atrair menos fortemente os elétrons partilhados com o oxigênio, formando-se, assim, dois polos positivos próximos a cada átomo de hidrogênio.
Como é que uma molécula de água se relaciona com as outras numa porção de água líquida? As partículas nem são muito afastadas, nem são muito próximas. Energia cinética maior que no estado sólido, mas menor que no estado gasoso. As partículas adquirem certa mobilidade. As moléculas estão girando umas sobre as outras, rompendo as pontes de hidrogênio ( não são fixas, mas se revezam) e encontrando novos grupos onde se ligar. O volume mantém-se fixo, pois a mobilidade das partículas é limitada.
Como se explica a capacidade da água de atuar como um solvente universal? A estrutura tetraédrica da molécula de água confere-lhe uma baixa densidade molecular e volume, enquanto a diferença de cargas resulta em um alto valor de constante dielétrica. Essas características, juntamente com o alto momento dipolar ( fato de a molécula possui diferenças de cargas e ser não linear), são as responsáveis pelas características especiais da água como solvente. Seu pequeno volume permite sua penetração nas estruturas cristalinas e entre as moléculas de grandes dimensões. Suas características elétricas e o seu momento dipolar permitem a sua participação em ligações iônicas e covalentes e a sua alta constante dielétrica é um fator importante na solvatação e separação de íons.
Como é que uma molécula de água se relaciona com as outras numa porção de vapor d`água? no estado vapor, as moléculas de água ficam livres e mais afastadas, ocupando um maior volume. seu ângulo de ligação é de 104°, 30. Para que a água passe para o estado vapor é necessário fornecer energia para quebrar as pontes de hidrogênio ( todas as pontes de hidrogênio se quebram quando a água liquida a 100°C se transforma em vapor a 100°C, o que explica o grande calor de vaporização da água). 
O que é atividade de água? a quantidade de água presente em um alimento pode se encontrar na forma de água ligada e não-ligada. A relação entre o teor de água não-ligada ou disponível é denominada de atividade de água. Esse teor é designado como Aw e é definido em termo de equilíbrio termodinâmico. É o resultado da pressão de vapor de água do produto pela pressão do vapor da água pura, a mesma temperatura. Varia numericamente de 0 a 1 e é proporcional a umidade relativa de equilíbrio.
Relacione Atividade de água e crescimento de microrganismos num alimento. A deterioração de um alimento é, normalmente, resultante do crescimento de microrganismos, atividade enzimática e reações químicas, as quais, na sua maioria, dependem da presença de água.
Existem muitos alimentos que apresentam a mesma porcentagem de água, mas diferem significativamente em perecibilidade (facilidade com que o alimento se deteriora). Isto é devido ao fato de a água estar presente no alimento, mas, sem estar disponível para a proliferação de microrganismos e reações, já que está ligada aos constituintes sólidos do alimento ou apresentando mobilidade reduzida e não se comportando com água pura. A atividade de água é um indicador útil quanto à estabilidade de um produto e sua segurança microbiológica.
Como se determina atividade de água de um alimento? A determinação da atividade de água do alimento pode ser realizada pelas seguintes métodos: 
A amostra do alimento com teor de umidade conhecido é colocada em um local fechado e pequeno a uma temperatura constante, até acontecer o equilíbrio. Depois, efetua-se a medida da umidade relativa do ar por uma das técnicas eletrônicas ou psicrométricas. A atividade da água é determinada pela seguinte equação Aw= P/ P0 , onde P= pressão de vapor da água no alimento, p0= pressão de vapor da água pura na mesma temperatura.
A amostra do alimento é colocada em um local fechado, pequeno, normalmente dessecadores, a uma temperatura constante e é mantida nessa atmosfera com umidade relativa constante, obtida por meio de soluções salinas saturadas adequadas, até atingir o equilíbrio, quando, então, determina-se à migração de água da amostra.
O que é histerese? A isoterma de desorção não se sobrepõe à de adsorção. Esse fenômeno é chamado de histerese. É a diferença existente entre a curva de desorção e a curva de adsorção. A intensidade da histerese, a forma das curvas, pontos inicias e finais podem variar em função de fatores como natureza do alimento, mudanças físicas que ele sofre quando a água é removida ou adicionada, temperatura, velocidade de desorção e a quantidade de água removida durante a desorção. A temperatura exerce uma forte influência. A histerese não é visível em altas temperaturas e se torna mais evidente quanto a temperatura é reduzida.
O que é agua? É uma substancia química composta de hidrogênio e oxigênio. Um dos principais constituintes estruturais das células sendo essencial ao metabolismo e indispensável à vida. Atua como reguladora de temperatura, transportadora de nutrientes e produtos de excreção. A água pode ocorrer como componente intracelular ou extracelular, em vegetais e animais, e apresenta-se com teor variável nos diferentes alimentos.

Outros materiais