Buscar

Trabalho de Atividade Estruturada AV2 GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS


Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluno: Lucas Lino de Holanda
A Importância da Inovação no Lançamento de Novos Produtos
Geralmente, quem tem uma ideia e coloca em prática dentro da organização não espera nada menos que um resultado positivo, seja na conquista de novos clientes, no aumento do faturamento, no acesso a novos mercados e em tantas outras possibilidades almejadas. O novo cenário mercadológico exige que empresas inovem e mais que isso, que promovam uma cultura organizacional interna que estimule a criação sustentável de produtos e serviços e que possam surtir efeitos no mercado externo. Dois fatores “travam” as empresas quando o assunto é inovação: a primeira é a visão ultrapassada sobre o termo e a segunda o desconhecimento das ferramentas que possibilitam a “subida de degrau” nos negócios dentro das organizações. A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados commoditizados. Ou seja, com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.
 Para alavancar resultados num mercado cada vez mais competitivo é preciso apresentar algum diferencial e não apenas desenvolver novos produtos, tecnologias e serviços. O processo de inovação não é algo que acontece da noite para o dia, como num passe de mágicas, empresas precisam inovar por meio de estratégias adequadas e que se enquadrem nos reais objetivos da organização. E a mudança é sentida gradualmente tanto internamente quanto externamente à organização.
Internamente:
Empresa se desenvolve e cresce;
Gera empregos;
Proporciona o crescimento do colaborador;
Revitaliza a dinâmica organizacional.
Externamente:
Rompe barreiras de mercado e abre para novos investidores;
Diminui a concorrência;
Aumenta o ciclo de vida dos produtos;
Movimenta a economia.
Como Inovar
Para que as empresas realizem inovações é necessário que elas, em primeiro lugar, tomem consciência da importância de inovar no cenário competitivo vigente. Não há como se tornar uma empresa inovadora sem dar a devida importância ao tema. Em seguida, as empresas devem entender o que é inovação e qual é a sua dinâmica. A partir daí, elas podem definir uma estratégia que deve estar alinhada aos objetivos da organização e à sua visão de futuro. Assim, é possível identificar outro conceito essencial para que as empresas se tornem inovadoras: a atenção para o futuro é uma premissa para a empresa inovar. O próximo passo é desenvolver e internalizar ferramentas de gestão do processo de inovação. Essas soluções devem ser customizadas para cada realidade. Para isso, devem ser levados em consideração o tamanho da empresa, o setor de atuação, a cultura e a estrutura organizacional, o sistema de agentes no qual ela está inserida, a visão de futuro e suas ambições. O tema em torno da inovação é complexo. Permite interpretações e também adaptações. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado esse caminho.
Produtos Diferenciais
No caso das inovações que criam um novo processo, há desbravadores de mercados como a Apple.
A companhia de Steve Jobs uniu tecnologia existente — como os formatos compactados de áudio, fones portáteis, hard drives com memória flash, etc. —, identificou uma necessidade do mercado.
Em seguida, agregou valor com o conhecido primor por design que a produtora dos Macintosh já tinha e, em 2001, arriscou tudo lançando o iPod.
O Papel Estratégico da Área de Gestão de Pessoas em ter o RH com Foco nos Negócios
Enxergar o departamento de Recursos Humanos da empresa como área estratégica para alcançar melhores resultados não é uma tendência nova, mas mesmo assim ainda existem empresas que dão pouca ou quase nenhuma importância à área e ao potencial humano da organização. Tal postura pode ser desastrosa para o negócio, contribuindo negativa e diretamente no desempenho da empresa. Por outro lado, quem pensa estrategicamente na gestão das pessoas e proporciona uma conexão eficaz entre elas e os resultados, certamente ganha em lucratividade. A área pode fazer a diferença quando tem como prioridade o desenvolvimento dos colaboradores, adotando formas de trabalho que os mantenham motivados, produtivos e gerando resultados. Para isso, o RH estratégico deve estar na lista de prioridades dos líderes e gestores e ter suas boas práticas constantemente acompanhadas e reconhecidas por todos.
Podemos dizer então que a empresa tem a área de Gestão de Pessoas como estratégica e fundamental para o seu sucesso, pois, tem sido cada vez mais trabalhada com atenção pelas empresas. Ter uma equipe de funcionários satisfeitos, felizes e motivados pode trazer benefícios ao empreendedor, que terá melhores resultados.
Administrar uma equipe com qualidade diferencia a empresa dos seus concorrentes. Ao escolher as pessoas certas para exercer cada função, o empreendimento torna-se mais eficaz e produtivo, ganhando melhorias capazes de alavancar os negócios positivamente. Por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial.
BIBLIOGRAFIA
https://www.primecont.net/blog/130-a-importancia-da-inovacao-no-cotidiano-empresarial.html
http://bgi.inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/
https://endeavor.org.br/gestao-de-pessoas-entenda-a-sua-importancia-para-a-empresa/