Buscar

relatorio de gastronomia 1

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio do Recife
Curso de Nutrição
Período: 5º período Turno: Noturno
Profª: Camila Chiara
Disciplina: Gastronomia Aplicada à Nutrição Clínica
AULA PRÁTICA I
Decoração de Pratos com Frutas, Verduras e Hortaliças
Daiany Steffany
Fernanda Cavalcante
Juliana Lima
Nayhara Grazyelle
Raquel França
Recife, Setembro de 2017
 
Introdução
 A decoração de pratos com frutas, verduras e hortaliças para pacientes crianças enfermas é de extrema importância, pois com a criatividade na elaboração desses pratos podemos criar diferentes formas de apresentação e assim despertar o paladar da criança e de modo mais interativo incentivá-la a comer alimentos saudáveis e que supram suas necessidades nutricionais com o intuito de melhorar seu estado de saúde.
Objetivo
Elaborar um prato e um coquetel dietético que possa ser feito a base de frutas, verduras e hortaliças levando em consideração o formato minimalista para uma criança de 5 anos que foi internado na enfermaria de oncologia com perda de peso importante e inapetência.
Materiais Utilizados
-Faca de cozinha
-Tábua de corte
-Colheres
-Facas
-Ralador
-Liquidificador
-Copos de suco
-peneira
-Travessa
Alimentos utilizados apara a elaboração do prato
-Abobrinha 
-Tangerina
-Melão
-Abacaxi
-Uva
-Banana
-Morango
-Uva passa
-Hortelã
Prato I
A refeição ofertada para a criança foi: banana, melão, morango, uva, tangerina, uva-passa e abobrinha.
 Com criatividade foi elaborado um prato tropical com coqueiros feitos com banana, laranja e uva para a interpretar os cocos, foi feito também uma borboleta utilizando morangos, o sol foi feito com melão e a grama foi feita com hortelã e a abobrinha ralada visando um prato bem colorido e atrativo para facilitar a aceitação da criança, já que o mesmo apresenta ausência de apetite. 
Nutrientes principais do prato I
Banana: é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico. 
 Melão: rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais como, por exemplo, ferro, cálcio e fósforo. 
Morango: rico em vitaminas como, vitamina C, A, E, B5 e B6, além de sais minerais como Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio. Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. 
Uva: rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio. Possui também, em quantidade razoável, vitaminas (complexo B e vitamina C). 
 Tangerina: rica em fibras, vitamina C e potássio. 
 Uva-passa: rica em vitamina A, B, E e K, e sais minerais como o cálcio, potássio, ferro, resveratrol, fenólicos, polifenóis, flavonóides, poderosos antioxidantes e protetores das células. 
Abobrinha: rica em vitaminas do complexo B, vitamina A, além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. 
Coquetel de frutas
No coquetel ofertado para a criança foi feito com: abacaxi, melão, hortelã e açúcar mascavo.
Foi servido ao paciente de duas maneiras, dentro do próprio melão como e em copo de suco enfeitado. As duas formas de apresentação foi feita despertar o interesse do paciente.
Nutrientes principais do Coquetel de frutas
Abacaxi: tem grande quantidade de vitamina C, além de B1, B2, B3, B6, B9 e E. Também contém minerais como o potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês. 
Melão: rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais como, por exemplo, ferro, cálcio e fósforo. 
Hortelã: rica em vitamina B, vitamina C, vitamina D e diversos minerais, como sódio, ferro, magnésio e potássio. 
Açúcar mascavo: rico em carboidrato, sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, manganês, zinco e vitaminas A, e do complexo B.
Conclusão
Concluímos que nosso objetivo foi atingido, pois com a ajuda da gastronomia na produção da dieta, melhora a apresentação, a aparência e o aroma da mesma, com o intuito de tornar as refeições nutricionalmente equilibradas e ao mesmo tempo prazerosa e atraente aos olhos dos pacientes, buscando uma melhor adesão/ aceitação da dieta, menos desperdício e satisfação.
Anexos

Continue navegando