Buscar

Axiomas de Peano e os Números Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Axiomas são verdades inquestionáveis universalmente válidas, muitas vezes utilizadas como princípios na construção de uma teoria ou como base para uma argumentação. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido. Em muitos contextos, axioma é sinônimo de postulado, lei ou princípio.
 Peano considera três entes primitivos: número natural, zero e sucessor, correlacionados por cinco axiomas. Indicaremos por σ(n) o “sucessor” do número n e, para indicar o zero utiliza-se o símbolo 0. Os axiomas apresentados são os seguintes: 
0 É um número natural
Todo número natural n tem um “sucessor” σ(n) 
0 não é “sucessor” de nenhum número
Se σ(n) = σ(m), então n = m 
Considere S um conjunto de números naturais tal que: (a) 0 ∈ S (b) Se n ∈ S, implicar σ(n) ∈ S. Então, S = N.
 A última condição define o método de indução matemática. Os axiomas de Peano sustentam-se nas ideias intuitivas de conjunto e função, em que o conceito primitivo de sucessor indica uma função, isto é, cada número associa-se a outro, e, de acordo com o princípio de indução, essa função está definida em todo N. E possível verificar que as operações matemáticas são determinadas pelas 3 primitivas e pelos 5 axiomas. 
 Percebe-se claramente, que existe uma função σ: N −→ N denominada sucessora. Esta operação sucessora, indutivamente, origina uma nova operação: a operação soma, partindo de um número a, definimos m + 0 = m e dizemos que a + (σ(n)) é sucessor de (m + n) para todo n. Em outras palavras, partindo de 0, é possível “contar” quantas sucessões foram precisas para se chegar a n e a m. O número expresso por m + n é então o número equivalente a contar essas sucessões repetidas, partindo do 0. O produto de números naturais se define de modo análogo `a soma.
 A partir dos Axiomas de Peano podemos deduzir as Operações de Soma e Produto sobre os números naturais. Para formalizar a ideia intuitiva de que n é menor do que ou igual a m definimos a relação de ordem em N. 
 Num certo sentido, os axiomas de Peano podem ser entendidos como um modelo de que, intuitivamente entendemos que sejam os números naturais. A verificação das propriedades que atribuímos aos números naturais e o fato de podermos definir intrinsecamente as Operações de Soma e Produto e Relação de Ordem mostram que a Axiomática de Peano constitui-se numa modelagem satisfatória dos números naturais.

Continue navegando