Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Consultoria Interna de RH
	 1a Questão (Ref.: 201309275583)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Consultoria Interna de Recursos Humano é um exemplo de atividade da área de gestão de pessoas que viabiliza uma atuação mais estratégica por meio da proximidade com os stakeholders (públicos alvos) que geram valor às empresas. Em função disto, quais são os tipos ou modalidades de consultoria?
		
	
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, mista e interna.
	
	Consultoria organizacional, autônoma, analítica, exclusiva, externa e interna.
	
	Consultoria organizacional, trabalhista, associada, exclusiva, externa e interna.
	 
	Consultoria organizacional, autônoma, associada, exclusiva, externa e interna.
	
	Consultoria organizacional, previdenciária, associada, independente, externa e interna.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201309275947)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas desvantagens de um processo de Consultoria Interna são:
		
	
	Postura autoritária, assertividade e flexibilidade.
	
	Desconhecimento do assunto, pró-atividade e competição externa.
	
	Resistência a mudança, postura autoritária e centralismo.
	
	Competição interna e externa, fluxo de informações e resistência a mudança.
	 
	Resistência a mudança, choque de funções generalista/especialista e competição entre consultores internos.
	
	 3a Questão (Ref.: 201309576240)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da compreensão científica sobre Consultoria Interna de Recursos Humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	Nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	
	A consultoria inclusiva é exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	Consultoria organizacional é o nome da atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas apenas de empresas privadas ficando de fora as entidades estatais. Usualmente é exercida por alguém que atua de forma especializada em apenas um área da administração.
	
	De maneira geral pode-se afirmar que existem os seguintes tipos ou modalidades de consultoria: Consultoria organizacional, Consultoria técnica, Consultoria especializada, Consultoria jurídica, Consultoria autônoma, Consultoria familiar, Consultoria associada, Consultoria pessoal, Consultoria exclusiva, Consultoria externa e Consultoria interna.
	
	A consultoria interna só pode ser exercida por apenas um profissional. Por exemplo, consultoria interna de informática, de assuntos jurídicos ou de recursos humanos. Agindo da mesma forma que um consultor externo, o consultor interno elabora diagnósticos, busca soluções para os problemas, apresenta pareceres, sugere melhorias e atua junto às gerências e chefias como um conselheiro, um facilitador, um solucionador de problemas em assuntos de sua especialidade no âmbito da empresa.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201309102650)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As organizações mais bem sucedidas hoje no mercado são aquelas que se deram conta de que objetivos empresariais só seriam alcançados mediante a conquista da satisfação de seus clientes. A esse respeito, pode-se afirmar que:
		
	 
	Encantar o cliente é colocar os colaboradores em primeiro lugar sendo uma ação de causa e efeito
	
	A consultoria deve subordinar-se diretamente à alta administração
	
	A qualificação profissional de consultoria deve somar-se, ainda, à prática e à experiência na execução e condução de processos
	
	A auto-suficiência é uma característica positiva para a organização
	
	A consultoria interna é uma alternativa para a busca contínua de transformações visando o crescimento da competitividade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309102993)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A implantação da consultoria de RH em uma empresa terá maior possibilidade de sucesso se as seguintes etapas forem adotadas, exceto:
		
	
	Desburocratização e racionalização
	
	Políticas de RH definidas
	 
	Elaboração de plano de demissão
	
	Fazer benchmarking
	
	Conscientização de todos os funcionários
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201309275961)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se por Consultoria Interna de Recursos Humanos:
		
	
	Um modelo que terceiriza os processos de RH.
	
	Um modelo com base em gestão por competências
	
	Um modelo importado de Gestão de pessoas
	 
	Um modelo de descentralização e compartilhamento dos processos de RH.
	
	Um modelo de consultoria compartilhada com uma empresa externa
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201309244892)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A evolução no modelo de Gestão de RH desde a Administração de Pessoal mostra que, atualmente, a consultoria interna de RH é o modelo mais adequado às modernas organizações. Em qual opção encontra-se a característica deste modelo, considerando a "Concepção sobre o Emprego das Pessoas":
		
	
	As pessoas são valorizadas pela hierarquia.
	 
	Valorização das competências pessoais e do capital Intelectual.
	
	Valorização somente da Experiência.
	
	Pessoas são alocadas de acordo com suas especializações profissionais.
	
	Valorização da Especialização e Experiência das pessoas.
	
	 8a Questão (Ref.: 201309275716)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Luiz Augusto Mattana da Costa Leite (CMC e Vice- Presidente do IBCO), em artigo publicado na HSM Online e no IBCO - Instituto Brasileiro de Consultoria Interna, observa que o Consultor educa, não ensina! E estabelece a seguinte narrativa: "As organizações estão incorporando, crescentemente, conceitos e processos de aprendizagem em suas práticasgerenciais e operacionais. O trabalho do consultor se dá a partir de, pelo menos, quatro dimensões que têm relação direta com aprendizagem:relação de ajuda, mudança, intervenções e implementação com autonomia decisória do cliente." Assinale a única alternativa que não corresponde plenamente ao enunciado.
		
	
	a empresa e seus diretores, se tiver uma visão moderna, preferirá aplicar os princípios da organização de aprendizagem (learning organization), onde o processo produtivo é enriquecido por práticas de educação continuada; O consultor é um empreendedor educacional;
	
	a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; Importância em desenvolver o corpo funcional da organização, através da organização de aprendizagem (learning organization);
	 
	a competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo; o colaborador deve estar pronto, apto a desenvolver sua função e não depender da organização da aprendizagem (learning organization);
	
	importância em desenvolver o corpo funcional da organização, através da organização de aprendizagem (learning organization); O consultor é um empreendedor educacional;
	
	um projeto oriundo de consultoria ficará pela metade se não procurar incorporar aprendizagem em cada operação do cliente; A competência educacional é o que mantém o consultor vivo, à frente do tempo;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201309235309)
	
	Segundo a contextualização de Carla Uchoa, publicado no site da ABRH- RJ, O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a  necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações.Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
Link do texto: http://www.abrhrj.org.br/typo/index.php?id=396
 
Com base na conceituação da consultoria organizacional, escreva os pontos principais que fundamentam a importância da consultoria organizacional nas empresas atuais.
		
	
Sua Resposta:
	
Compare com a sua resposta:
O aluno deve escrever ao menos um dos aspectos citados no conceito, sendo: Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. A atuação da consultoria pede competência em estabelecer uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor com as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. Considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 201309212273)
	
	Em qual situação a empresa deve implantar uma consultoria interna de RH?
		
	
Sua Resposta: Com o crescimento da concorrência e as exigências do mercado, as empresas precisam ter uma descentralização das políticas organizacionais e implantar uma consultoria interna.
	
Compare com a sua resposta: A área de Recursos Humanos deve estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201309275608)
	
	Para Timossi, Jacqueline Elizabeth dos Santos e Dias, Sirley Aparecida Araújo (2010), a razão de existir a consultoria interna está em facilitar processos para que o gestor possa conciliar discurso e prática. Buscando transformar potenciais em performance, viabilizando os resultados desejados na liderança de pessoas e grupos. Sendo assim, descreva sobre o chamado - momento da verdade - de consultor interno de recursos humanos?
		
	
Sua Resposta: É o chamado ¿momento da verdade¿ em que a autêntica parceria se constrói através da confiança mútua e em proveito da melhoria contínua do desempenho do cliente, ou de seu grupo, do próprio consultor e da empresa como um todo.
	
Compare com a sua resposta: Essas aptidões devem ser identificadas e desenvolvidas em proveito da atuação eficaz da consultoria na relação profissional entre o consultor e seu cliente interno. É o chamado - momento da verdade - em que a autêntica parceria se constrói através da confiança mútua e em proveito da melhoria contínua do desempenho do cliente, ou de seu grupo, do próprio consultor e da empresa como um todo.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201309160586)
	
	Alguns autores colocam que um dos pontos mais importantes na atuação do consultor interno é funcionar como um agente de mudanças. Como você descreveria esse papel.
		
	
Sua Resposta: abc
	
Compare com a sua resposta: O consultor interno deve assumir a responsabilidade de assessorar seu cliente interno no processo de produzir uma mudança através da redefinição de papéis, da missão, dos negócios e dos níveis de responsabilidade da empresa e de suas áreas.agente de mudança
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201309631244)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base nos estudos realizados, assinale a única alternativa que atende plenamente aos conceitos estabelecido em nossas aulas:
		
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Defende redefinir padrões mercadológicos, gerando instabilidade no desempenho das organizações.¿
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Estabelecer métricas rígidas de ação a ser implementada na empresa, independente da aceitação dos dirigentes da empresa.¿
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Entender que a consultoria interna de RH, apenas de ser uma ferramenta de gestão, não gera melhoria nas organizações, pois devem ser realizadas por qualquer profissional, mesmo sem qualificação.¿
	
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Definir de forma autônoma, as ações de melhoria a serem implementadas na empresa cliente.¿
	 
	a importante contribuição da consultoria interna de RH para a realização da estratégia da organização empresarial, a especialista em RH e autora de livros sobre o assunto, professora Elizenda Orlickas, afirma: ¿Pretender adequá-la às flutuações do mercado, para que ela continue competitiva e líder em seu segmento e, assim, conquiste a perenidade, é a meta de toda empresa de ponta.¿
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201309102517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere a Fazer um benchmarking se caracteriza por:
		
	 
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	 5a Questão (Ref.: 201309597894)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A adoção da Consultoria Interna é uma importante decisão de caráter estratégico que exige o comprometimento da direção da empresa. Para Orlickas (1999, apud Lopes, 2007) existem ações necessárias para se implantar uma Consultoria Interna de RH. Sinalize abaixo o(s) processo(s) que não faz (em) parte destas ações:
		
	
	RH como um Business Unit | Acompanhamento dos processos pós-implantação
	
	Políticas de RH definidas | Job Rotation do Consultor
	
	Fazer um Benchmarking | Conscientização de todos
	
	3 (três) das alternativas acima mencionadas, correspondem as ações necessárias para se implantar uma ConsultoriaInterna de RH
	 
	Mínima comunicação com a empresa | Indefinição do Papel do Consultor
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201309102673)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa possui uma vantagem competitiva bem sucedida e sustentável quando consegue:
		
	 
	Implementar uma estratégia que agregue valor, tendo como base seus recursos, capacidades e competências essenciais.
	
	Que seus objetivos garantam um melhor posicionamento mercadológico
	
	Utilizar adequadamente os recursos disponíveis no mercado
	
	Mobilizar informações e conhecimentos controlados por empresas concorrentes de forma a conceber e implementar estratégias que aperfeiçoem sua eficiência e eficácia
	
	Levar em conta complexidade de uma estrutura organizacional
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201309102525)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Aplicação do Job Rotation se caracteriza por:
		
	 
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201309102538)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Prolixidade no Fornecimento de Informações é:
		
	 
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
	
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	 
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que ele presencie a adesão das restantes pessoas da equipe e da organização.
	
	 9a Questão (Ref.: 201309102671)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A moderna Administração de Recursos humanos é hoje entendida como uma responsabilidade de cada chefia e uma função de staff . A esse respeito é correto afirmar que ela:
		
	
	Deverá impor mudanças necessárias a execução de suas estratégias, porém com transparência, levando-se em consideração, o mercado, o produto, o ambiente da organização, e o comprometimento de todos dentro da mesma.
	 
	Precisará antecipar-se às expectativas e atuar de forma descentralizada e eficiente, no que se refere à execução das políticas e práticas de gestão de pessoas
	
	Precisará do conhecimento e do potencial humano das pessoas, pois serão a grande arma para que a empresa se mantenha no mercado.
	
	Passará a ver as pessoas como força geradora de lucros, como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações
	
	Já está praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira exclusivamente horizontal, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são vistos como parceiros e tem mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos e metas.
		
	
	 10a Questão (Ref.: 201309102524)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere a Políticas de RH Definidas se caracteriza por:
		
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	 
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201309160585)
	
	Para uma boa formação não será suficiente que o consultor interno de RH tenha sólidos conhecimentos sobre a organização e a administração empresarial e, em especial, sobre a moderna gestão de RH. Você concorda com afirmação? Explique.
		
	
Sua Resposta: ABC
	
Compare com a sua resposta: Concordo. Estes saberes, na verdade, são essenciais no exercício da consultoria interna. Entretanto, a observação e a experiência têm demonstrado que tanto ou mais importante que os conhecimentos serão as habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201309597193)
	
	Para ter maior possibilidade de sucesso na implantação da Consultoria Interna de RH, recomenda-se fazer um Benchmarking. Por que esta ação é recomendada e como pode ser feita?
		
	
Sua Resposta: ABC
	
Compare com a sua resposta: O benchmarking é recomendado porque auxiliará os consultores internos a ver como empresas de ponta se destacam no gerenciamento das pessoas. Ou seja, trocar informações com os melhores nesta área, analisando antes o que pode ser ou não adequado à empresa. Uma forma de realizar um benchmarking é frequentar grupos informais de RH, associações de classe, palestras e conferências sobre otema.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201309102541)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Súbito Envolvimento no Processo é:
		
	 
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
	
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que ele presencie a adesão das restantes pessoas da equipe e da organização.
	
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	 
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	
	 4a Questão (Ref.: 201309243067)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há vários critérios que devem ser considerados para a atuação eficaz do modelo de Consultoria Interna de RH. Um deles é atualização permanente do Gestor da Área de RH. Algumas habilidades e atitudes são imprescindíveis. Identifique a seguir a única alternativa correta:
		
	 
	não se omitir quando houver conflitos na equipe.
	
	manter a equipe sob seu controle para minimizar os erros.
	
	criar mecanismos de conseqüências quando desempenhos deixam a desejar.
	
	criar um processo de competição interna entre integrantes da equipe para desenvolvê-los.
	 
	desenvolver bom relacionamento e incentivar permanentemente a equipe de RH.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201309160521)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando mencionamos: amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica; plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria, estamos nos referindo a:
		
	
	intuições.
	
	potencial.
	 
	conhecimentos.
	
	organização.
	
	habilidades.
	
	 6a Questão (Ref.: 201309597214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na formação do profissional que atuará como Consultor Interno de RH tem como objetivo torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica por todos os pontos de RH. Para isso, pode-se utilizar diversas formas, entre elas o job rotation, que consiste:
		
	 
	na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional, permitindo que o consultor enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da empresa.
	
	Na participação em grupos de estudo e de trocas de informações e experiências entre empresas que tenham o mesmo porte e segmento.
	
	Na capacitação externa, feita em entidades específicas.
	
	Na formação comportamental do consultor por meio de vivências com outros profissionais que atuam no mesmo papel.
	
	Na conscientização do seu papel na empresa e das metas que deve alcançar para atingir o objetivo da área.
		
	
	 7a Questão (Ref.: 201309102483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No entendimento de Crocco e Guttmann, é importante, para que se possa desenvolver e manter uma consultoria de confiança e respeito, que se estabeleça um contrato fundamentalmente informal, somente verbal, do tipo triangular, quadrangular ou em pentágono. Caracteriza o contrato TRIANGULAR:
		
	
	Envolve a participação somente dos cliente interno e o consultor interno, afinal serão os envolvidos no processo.
	 
	Envolve a interação do consultor interno; seu superior hierárquico e o cliente.
	
	Envolve a participação do cliente externo e interno e os superiores do consultor interno e a chefia do cliente externo.
	
	Incorpora o consultor interno; seu superior hierárquico e o superior do cliente interno; além do cliente.
	
	Incorpora ações para que toda a gerência seja envolvida no processo, juntamente com as chefias.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201309102679)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Encontram-se dentre os objetivos da Gestão de Pessoas,exceto:
		
	
	Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
	 
	Desenvolver a ênfase na especialização
	
	Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho.
	
	Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados.
	 
	Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
	
	 9a Questão (Ref.: 201309102663)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿É o conjunto de atividades que a empresa irá realizar para atingir seus objetivos¿. Este conceito refere-se a:
		
	 
	Visão
	
	Objetivo organizacional
	
	Planejamento estratégico
	 
	Estratégia
	
	Missão
	
	 10a Questão (Ref.: 201309102685)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de competência pode ser pensado como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (isto é, conjunto de capacidades humanas) que justificam um alto desempenho, acreditando-se que os melhores desempenhos estão fundamentados na inteligência e personalidade das pessoas. Em relação as competências do consultor interno de Rh, pode-se dizer mais certamente que:
		
	
	Todos os saberes são essenciais no exercício da consultoria profissional de organização empresarial tanto externa como interna
	 
	As habilidades e atitudes apresentadas pelo consultor interno de RH no exercício de seu papel são tão ou mais importante quanto os conhecimentos.
	
	Os conhecimentos em negociação empresarial são fundamentais para tornar-se um solucionador de problemas
	 
	Deverá ter sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de RH.
	
	Ele deverá ter sólidas metodologias de trabalho e conhecimentos sobre a administração empresarial
	
	 1a Questão (Ref.: 201309243857)
	
	No que se refere à IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CONSULTORIA INTERNA DE RH, o segundo pressuposto que deve ser devidamente considerado para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH, é:
		
	
Sua Resposta: ABC
	
Compare com a sua resposta: estabelecer o indispensável envolvimento e a participação ativa da alta direção da empresa para incentivar, validar e acompanhar o desenvolvimento do projeto de implantação da Consultoria Interna de RH.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309241290)
	
	Além do conhecimento técnico sobre o assunto a abordar, é primordial que o consultor interno reúna algumas habilidades específicas. Cite no mínimo três destas características.
		
	
Sua Resposta: ABC
	
Compare com a sua resposta: Aplicar conhecimentos, visão global e sistêmica, trabalho em equipe, liderança, motivação e gestão de conflitos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309102534)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere a Gerir os Obstáculos se caracteriza por proporcionar:
		
	
	Objetividade e sentido prático valorizando o background e a competência Individual do cliente interno deforma a atuar considerando a vivência dele no assunto em questão e não menosprezado-a ou ignorada-a na formulação da solução a ser proposta.
	
	Assessoria estratégica aos clientes internos, colaborando e participando em projetos específicos; acompanhando as tendências de RH; assessorando as áreas no levantamento das necessidades de formação; colaborando na identificação de novos talentos; oferecendo suporte na execução de programas específicos de cargos e salários, benefícios, etc.
	 
	Condições para que a implantação e manutenção do projeto sejam efetivas por meio da sistemática verificação do projeto a fim de aparar arestas, resolver problemas, e propor soluções de forma a garantir que o trabalho transcorra como planejado.
	 
	Processo de implementação da consultoria interna de RH as organizações onde a gestão é centralizada, as normas e as políticas pouco flexíveis e a mudança de presidentes é freqüente propondo a descentralização em unidades de negócio ou filiais independentes visando ações de melhoria.
	
	Desenvolvimento contínuo dos funcionários que atuam na gestão de pessoas visando torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201309102572)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Existem características profissionais e pessoais marcantes no perfil de um consultor interno de RH. Algumas são classificadas por três áreas basilares da competência desse profissional. Caracteriza a capacitação HABILIDADES:
		
	
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente.
	 
	Demonstrar resiliência ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador.
	
	Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
	
	Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica.
	 
	Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente.
	
	 5a Questão (Ref.: 201309275598)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Block, Peter (1991), o cliente interno pode ser um gerente, um grupo ou a organização. E, em alguns desses processos, o gerente é acompanhado diretamente pelo consultor interno em recursos humanos. A ideia é de que o gerente precisa fazer gestão de pessoas e para isso conta com o consultor interno de RH. Em decorrência da teoria do citado autor, quais são as atitudes necessárias para desempenhar o papel de consultor interno de recursos humanos?
		
	
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente, perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente, demonstrar resiliência (capacidade de rápida recuperação) ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador e manter discrição, reserva e autenticidade em sua atuação profissional sempre pautada pela ética.
	 
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente, manifestar disposição para promover mudanças, conforme a concordância do cliente, assumindo os riscos que podem ocorrer, demonstrar resiliência (capacidade de rápida recuperação) ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador e manter discrição, reserva e autenticidade em sua atuação profissional sempre pautada pela ética.
	
	Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas, manifestar disposição para promover mudanças, conforme a concordância do cliente, assumindo os riscos que podem ocorrer, demonstrar resiliência (capacidade de rápida recuperação) ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador e manter discrição, reserva e autenticidade em sua atuação profissional sempre pautada pela ética.
	
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente, amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial e visão sistêmica, demonstrar resiliência (capacidade de rápida recuperação) ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador e manter discrição, reserva e autenticidade em sua atuação profissional sempre pautada pela ética.
	
	Manter o equilíbrio de julgamento e a devida isenção de opinião sem que isto, todavia, comprometa a relação de ajuda profissional ao cliente, manifestar disposição para promover mudanças, conforme a concordância do cliente, assumindo os riscos que podem ocorrer, demonstrar resiliência (capacidade de rápida recuperação) ante as dificuldades, restrições, incompreensões e resistências que surgem no decorrer do esforço ao se tornar parceiro facilitador e plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201309243079)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando a organização decide implantar o modelo de consultoria interna de RH deve priorizar a capacitação dos funcionários que atuarão como consultores. No perfil desse profissional há alguns aspectos prioritários para a eficácia do processo:
		
	
	Nunca dizer não ao cliente.
	
	considerar a incompatibilidade existente entre consultoria interna e externa.
	 
	conhecimento técnico e especializado sobre a área do cliente interno.
	 
	sólidos conhecimentos de gestão empresarial e de RH, interação social e análise de problemas.
	
	desenvolver atividades que garantam o controle absoluto do resultado esperado.
	
	 7a Questão (Ref.: 201309102527)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Formação de Cada Profissional de RH se caracteriza por proporcionar:
		
	
	Processo de implementação da consultoria interna de RH as organizações onde a gestão é centralizada, as normas e as políticas pouco flexíveis e a mudança de presidentes é freqüente propondo a descentralização em unidades de negócio ou filiais independentes visando ações de melhoria.
	
	Assessoria estratégica aos clientes internos, colaborando e participando em projetos específicos; acompanhando as tendências de RH; assessorando as áreas no levantamento das necessidades de formação; colaborando na identificação de novos talentos; oferecendo suporte na execução de programas específicos de cargos e salários, benefícios, etc.
	 
	Desenvolvimento contínuo dos funcionários que atuam na gestão de pessoas visando torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica.
	 
	Condições para que a implantação e manutenção do projeto sejam efetivas por meio da sistemática verificação a fim de aparar arestas, resolver problemas, e propor soluções de forma a garantir que o trabalho transcorra como planejado.
	
	Objetividade e sentido prático valorizando o background e a competência Individual do cliente interno de forma a atuar considerando a vivência dele no assunto em questão e não menosprezado-a ou ignorada-a na formulação da solução a ser proposta.
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201309597894)
	Pontos:0,0  / 1,0
	A adoção da Consultoria Interna é uma importante decisão de caráter estratégico que exige o comprometimento da direção da empresa. Para Orlickas (1999, apud Lopes, 2007) existem ações necessárias para se implantar uma Consultoria Interna de RH. Sinalize abaixo o(s) processo(s) que não faz (em) parte destas ações:
		
	 
	Mínima comunicação com a empresa | Indefinição do Papel do Consultor
	
	3 (três) das alternativas acima mencionadas, correspondem as ações necessárias para se implantar uma Consultoria Interna de RH
	
	Fazer um Benchmarking | Conscientização de todos
	
	Políticas de RH definidas | Job Rotation do Consultor
	 
	RH como um Business Unit | Acompanhamento dos processos pós-implantação
		
	
	 9a Questão (Ref.: 201309102657)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo a consultora Elizenda Orlickas ,¿Prover a organização de informações descentralizadas de um projeto de consultoria interna de Recursos Humanos¿. Este conceito refere-se :
		
	
	A metodologia de uma consultoria interna de Rh
	 
	Ao objetivo de uma consultoria interna de Rh
	
	A uma fase de implantação de uma consultoria interna de Rh
	 
	A visão generalista de uma consultoria interna de Rh
	
	Ao papel do consultor interno de RH
	
	 10a Questão (Ref.: 201309102539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Alegação de Falta de Tempo para Gerir seus próprios RH é:
		
	
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	 
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que o cliente presencia a adesão das demais pessoas da equipe e da organização.
	
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.