Buscar

Sintese Treinamento Resistido



Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina: Treinamento Resistido
Docente: Marcos Temístocles 
Discente: Janessa Souza
Os Princípios do Treinamento Esportivo
Foi visto no artigo que, para um maior aproveitamento no treino esportivo deve existir organização e planejamento. Compreender os períodos de cada princípio ajuda a obter os objetivos desejados. No entanto, alguns critérios devem ser seguidos e observados para melhor proveito dos exercícios aplicados, seguindo a visão da saúde para não haver lesões e perda de tempo, executando os exercícios que não trata proveito algum. 
Tubino destaca 5 princípio do treinamento esportivo, no entanto “a excelência só será atingida se houver inter-relação perfeita entre todos estes saberes e respectivas aplicações...”(LUSSAC,2008) ao todo são trabalhados 8 princípios do treinamento esportivo, 3 deles acrescentados pelo professor Estélio Dantas e Marcelo Gomes.
O princípio a ser seguido antes dos demais é o princípio da Individualidade Biológica, nele se trabalha a capacidade única de cada indivíduo em como ele vai responder ao agente estressor. 
Em seguida o princípio da Adaptação, nele baseia-se as transformações estruturais, funcionais e biológicas, esse principio esta diretamente ligado ao estimulo que se é dado durante o treinamento, isto é, para cada estimulo há uma resposta, referindo-se o estimulo como o calor, os exercícios físicos executados, emoções, infeções e etc.
Já o princípio da Sobrecarga fala sobre a possibilidade do exercício ir além da fisiologia, isto é, trabalhando em cima dos limites do corpo, obrigando então o organismo a uma nova adaptação. 
O princípio da Continuidade fundamenta-se no uso de cargas crescentes assimiladas pelo organismo. Princípio tal que assegura a melhora de rendimento do individuo no processo do treino.
O principio da Interdependência Volume-Intensidade fala a respeito da relação entre volume e intensidade do treinamento, ou seja, sempre que o volume do treino for maior, se reduz a intensidade e vice e versa. Se entende como Volume a quantidade de treino por mudança do número de repetições por séries, exercício e número de treinos. Já intensidade é caracterizado pela qualidade do treinamento, está ligada ao condicionamento do percentual de cargas, tempo de repouso, e velocidade de execução dos movimentos.
O principio da Especificidade esta ligados ao objetivo que se desejar alcançar, ou seja, para haver adaptações corporais deve haver estímulos específicos ao corpo. 
O principio da Variabilidade trata-se de diversificação de estímulos dado ao corpo, pois, quando se vareia a intensidade e volume no treinamento adquirir-se maior condicionamento muscular.
O principio da Saúde está ligado no melhor uso corpóreo do individuo, na pratica de exercício físico obtendo uma boa qualidade de vida.
No final das contas fica claro o quanto esses princípios são importantes, trabalhados de forma adequada, seguindo a risca o que cada treinamento tem a oferecer, diminui então o risco de lesões e invenções da atualidade.