Buscar

PROVA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMATICA DA UNISOCIESC


Prévia do material em texto

1Apesar dos esforços nas tentativas de mudanças no ensino da Matemática, ela continua sendo vista como um dos maiores problemas do currículo escolar. De acordo com esta frase, selecione a alternativa incorreta.analogia não ajuda a atrair a atenção e despertar o interesse e o espírito investigativo dos alunos. 
2No contexto brasileiro, existe certa dificuldade de compreensão das diretrizes das reformas curriculares, presentes na renovação do ensino da matemática. De acordo com as mudanças no ensino da matemática, analise as seguintes proposições: 
I. O conhecimento matemático se consolida com o uso dos conceitos somados ao espírito investigativo e a variedade de ideias, experiências e relações entre os fatos e conceitos incorporados aos contextos do mundo real, por meio de diferentes formas de percepção da realidade. 
II. Sabe-se que o uso de contextualização, história e enredo são adequados, porém os professores sentem dificuldades em adaptá-lo de forma sistemática na prática de sala de aula. . 
IV. A matemática é uma ciência tão perfeita que só pode ser aprendida por pessoas privilegiadas, pois os seus conteúdos são tão abstratos que nem todos podem entendê-los. 
V. O professor deve mudar sua forma de ver e ensinar, pois tudo isso é contrário ao que os grandes estudiosos da educação já vêm falando há algum tempo. Muitos estudiosos se preocuparam e se preocupam até hoje em saber de que forma o conhecimento se origina e evolui
3Para Jean Piaget, as estruturas do pensamento são adquiridas pela ação do sujeito sobre o meio, portanto cabe ao professor criar condições para a construção progressiva dessas estruturas através de atividades que envolvam experimentação, reflexão e descobertas. Analise as alternativas a seguir e identifique as alternativas corretas . 
II) Um bom professor deve ter amplos conhecimentos da disciplina que ensina, ser competente, ter entusiasmo, ser comunicativo e envolver seus alunos. Para isso, deve utilizar diversas técnicas que desenvolvam o raciocínio lógico de seus alunos. 
III) Cada aluno tem a capacidade de processar as informações de uma mesma realidade, criando significados próprios e construindo o seu próprio conhecimento. 
IV) Para que o aluno consiga desenvolver seu espírito investigativo e gosto pela matemática, é necessário que o professor adote uma linguagem formal e detalhada, com todos os termos técnicos necessários para o aprofundamento dos conceitos matemáticos. 
V) Cabe ao professor não apenas conhecer, mas, sobretudo dominar os métodos e técnicas de ensino, para assim promover os caminhos de aprendizagem que seus alunos irão trilhar. 
4As abordagens a seguir refletem as razões para buscar formas de superação das tradicionais formas de ensinar. Selecione a razão que não adéqua às novas formas de ensinar.
O trabalho em sala de aula não tem uma dimensão coletiva, reforçando a necessidade de individualidade.
4Para Brasil (2012), existe um conjunto de competências matemáticas a serem construídas ao longo do contexto educacional. Selecionamos algumas destas competências: 
I. Usar o raciocínio lógico matemático para compreender e interpretar situações cotidianas das outras áreas do conhecimento. 
II. Estimular a iniciativa, imaginação e criatividade para resolver problemas através de elaboração e planejamento de estratégias. 
IV. Utilizar a argumentação matemática apoiada em vários tipos de raciocínio: dedutivo, indutivo, probabilístico, por analogia, plausível, entre outros. 
Uma professora de matemática, há quatro anos, prevê no planejamento de suas aulas, a utilização brincadeiras e atividades em grupo, para atender os aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores das crianças. Considere uma atividade em determinada aula em que os alunos organizam uma feira para vender frutas e verduras. Os alunos são responsáveis em organizar a disposição dos alimentos e colocar uma placa na entrada da sala indicando a feira e a promoção do dia. Alguns alunos serão os vendedores, outros serão responsáveis pela reposição dos produtos, e outros serão os clientes. Nesta atividade serão trabalhador conceitos de pesos, medidas, valores monetários, entre outros. 
Com base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora inclui-se o de: 
I. Ensinar conceitos matemáticos e comportamentos sociais, por meio de processos de interação e analogias com o mundo real. 
II. Desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança. IV. Auxiliar no desenvolvimento da criatividade e na capacidade de utilização de símbolos representativos de pessoas e coisas do mundo real. 
De acordo com a inovação Educacional, analise as afirmações: 
I. O professor em conjunto com a escola conduzem o processo de ensino e aprendizagem, e o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. 
II. O livro didático e os outros materiais utilizados são recursos auxiliares na condução do trabalho didático. 
III. O livro didático desempenha várias funções, pode-se destacar que ele auxilia no planejamento e na gestão das aulas, abordando conteúdos curriculares, como atividades, exercícios e trabalhos propostos. . 
V. O livro didático é um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem, mas não deve ser o principal recurso pedagógico. 
O lúdico tem um papel de instrumento de qualidade de ensino, pois estimula o desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem, atenção, memória, percepção, sensação, imaginação entre outros. De acordo com o ensino dinâmico da matemática, analise a afirmações: 
I. O uso dos laboratórios de informática como apoio no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática se torna necessário para que haja interação entre professores e alunos, a partir das interfaces disponibilizadas no computador. 
II. Os laboratórios possibilitam a dinamização da aula, através da troca de ideias, discussão de erros, o despertar investigativo e criativo. 
. 
IV. O laboratório de informática se torna uma continuidade da sala de aula, e as atividades elaboradas para o laboratório devem ser integradas com as atividades da sala de aula. 
A forma de avaliação sempre foi um item polêmico, e surgem alguns questionamentos ao abordar o assunto: como se avalia, qual o percentual associado às provas e a participação nas atividades em aula, que função cumpre a avaliação no processo pedagógico, quais os critérios predominantes ao avaliar o desempenho escolar na área da matemática? Sobre a avaliação, analise as afirmações abaixo: 
I. A avaliação dever se composta com a aplicação de provas e o desempenho nas atividades propostas em sala de aula, ou seja, na aprendizagem e no comportamento. 
II. A avaliação composta por aprendizagem e comportamento faz com que os alunos se preocupem não somente com o estudo dos conceitos abordados, mas também com o esforço aplicado nas atividades e seu comportamento em sociedade. Assim além de se dedicar a resolver as atividades propostas, sejam por meio de exercícios, tarefas de casa, questionários, provas oral e escrita, participação em sala de aula, cuidado com o material, brincadeiras ou jogos, ele vai procurar ter bom relacionamento em grupo. 
III. A função da avaliação é conhecer os alunos, identificar a evolução do seu conhecimento relacionado com o tema abordado, revisar o conteúdo, reorientar o processo de ensino-aprendizagem. 
V. A avaliação das atividades em grupo pode ser prejudicada, pois os alunos se preocupam em errar no momento da participação e se sentirem excluídos pelo grupo.

Continue navegando