A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento apol 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
Vivemos em um cenário volátil, no qual o conhecimento se altera em uma velocidade própria do século XXI - a era do conhecimento.  Um dos desafios para as pessoas está em como orientar o seu desenvolvimento de forma que faça sentido para a trajetória profissional que busca trilhar.
 
Desenvolvimento implicar em a pessoa estar preparada para atuar em ambientes mais complexos. Porém, como comenta Dutra (2002), a pessoa precisa ter um direcionamento para o desenvolvimento que vai buscar em sua vida profissional.
Com base o texto acima, leia o caso a seguir:
Maria é um jovem de 21 anos, sua mãe é professora de ensino fundamental de uma escola da prefeitura, aprovada em concurso público e o seu pai trabalha como eletricista autônomo. Maria trabalha em uma loja que vende artigos de surf, o sonho de Maria é ser surfista e morar em uma praia, mas seus pais dizem que "isto não dá futuro". A mãe quer que ela seja professora, o pai quer que ela trabalhe registrada. Uma amiga de Maria pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis, convida Maria para fazerem juntas. Caso fosse para fazer faculdade, Maria faria ou Gestão de RH ou Psicologia ou Marketing, porque, além do surf, gosta muito de falar com pessoas e não gosta de cálculos. Seus pais não têm dinheiro para pagar sua faculdade, Maria tem que trabalhar. Em razão da comodidade de ir com a amiga de carona, Maria decide fazer Ciências Contábeis.
Relacionando o texto acima com o caso de Maria, analise os itens a seguir e identifique aqueles que se mostram corretos.
I - Maria fez uma decisão adequada, fazer o curso de Ciências Contábeis é o mais fácil para o momento, em razão de sua carona, além propiciar o emprego seguro e até ser professora, sonhos dos pais de Maria para com ela.
II - Maria está com dificuldade para reconhecer seus talentos, ou seja, os seus pontos fortes, aquelas atividades que pratica habitualmente e que faz bem. Ao reconhecer seus talentos poderia fazer uma escolha mais acertada.
III - Maria precisaria compreender que se desenvolver implica em romper padrões estabelecidos para adotar outras formas de olhar para seus talentos. Maria está respondendo ao meio e não está olhando para ela.
IV - Maria poderia passar por um processo de coaching, no qual aprenderia a cuidar de seu desenvolvimento profissional e  assumir a responsabilidade por sua evolução profissional
V- No coaching, Maria teria condições de buscar o que é importante para a sua evolução, além de mapear as suas competências e avaliar a aderência de sua escolha profissional com suas competências.
Nota: 20.0
	
	A
	I; II.
	
	B
	IV; V.
	
	C
	III; IV.
	
	D
	II; III; IV; V.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra "d".
Relacionando o caso de Maria com o desenvolvimento profissional, é correto afirmar que:
Maria está com dificuldade para reconhecer seus talentos, ou seja, os seus pontos fortes, aquelas atividades que pratica habitualmente e que faz bem. Ao reconhecer seus talentos poderia fazer uma escolha mais acertada.
Maria precisaria compreender que se desenvolver implica em romper padrões estabelecidos para adotar outras formas de olhar para seus talentos. Maria está respondendo ao meio e não está olhando para ela.
Maria poderia passar por um processo de coaching, no qual aprenderia a cuidar de seu desenvolvimento profissional e  assumir a responsabilidade por sua evolução profissional. No coaching, Maria teria condições de buscar o que é importante para a sua evolução, além de mapear as suas competências e avaliar a aderência de sua escolha profissional com suas competências.
Por outro lado, Maria não deveria decidir pelo curso de Ciências Contábeis em razão de facilidades ou por interferência de seus pais. Até poderia tomar tal decisão, desde que estivesse alinhada aos seus propósitos de vida e de carreira profissional.
Resposta: Aula 4 - Tema 05.
	
	E
	I; II; IV; V.
Questão 2/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Sobre o processo de avaliação de desempenho por competências é correto afirmar:
I - Avaliar o desempenho por competências possibilita o compromisso dos colaboradores com o desenvolvimento de suas competências e com seus resultados.
II -  Avaliação de desempenho por competências possibilita visualizar os gaps de competências, com isso, a organização pode planejar ações para capacitar e desenvolver as competências dos colaboradores.
III - Todo colaborador necessita receber feedback a respeito de seu desempenho, pois precisa saber se está ou não no caminho certo.
IV - Avaliação de desempenho por competências possibilita alinhar expectativas de atuação, identificar necessidades de mudanças de atitudes, aquisição de novas habilidades ou melhorar o nível de entregas.
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos sobre a avaliação de desempenho por competências correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I; II e IV estão corretos.
	
	B
	III e IV estão corretos.
	
	C
	Apenas o II está correto.
	
	D
	Todos estão incorretos.
	
	E
	Todos estão corretos.
Você acertou!
 
A alternativa correta é a letra "e".
Sobre o processo de avaliação de desempenho por competências é correto afirmar:
Avaliar o desempenho por competências possibilita o compromisso dos colaboradores com o desenvolvimento de suas competências e com seus resultados.
Avaliação de desempenho por competências possibilita visualizar os gaps de competências, com isso, a organização pode planejar ações para capacitar e desenvolver as competências dos colaboradores.
Todo colaborador necessita receber feedback a respeito de seu desempenho, pois precisa saber se está ou não no caminho certo.
Avaliação de desempenho por competências possibilita alinhar expectativas de atuação, identificar necessidades de mudanças de atitudes, aquisição de novas habilidades ou melhorar o nível de entregas.
Resposta: Aula 4 - Tema 01.
Questão 3/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
O coaching objetiva a aquisição de competências técnicas ou comportamentais, aumentar a performance de indivíduos, times ou empresas, ou ainda desenvolver carreiras (Da Matta e  Victoria, 2012).
A analise os itens a seguir e identifique aqueles que trazem aspectos coerentes sobre o processo de coaching.
I - Para atuar como coach, o profissional precisa passar por um processo longo de formação.
II - O coaching é similar a treinamento ou aconselhamento ou mentoring, é uma parceria em que o coach contribui para que o coachee obtenha melhores resultados.
III - Hábitos arraigados são facilitadores para o desenvolvimento, pois  ações e pensamentos bem estruturados e mantidos por tempos fixam modelos mentais e formas de ser.
IV - O coaching deve estar focado em resultados, os quais são previamente negociados e estabelecidos entre o coach e o coachee.
V - O coaching deve gerar foco, dar ênfase em ações, acompanhar, avaliar e medir resultados, além de propiciar melhoria continua ao coachee.
Nota: 20.0
	
	A
	I; IV; V.
Você acertou!
Referem-se ao processo de coaching:
Para atuar como coach, o profissional precisa passar por um processo longo de formação.
O coaching deve estar focado em resultados, os quais são previamente negociados e estabelecidos entre o coach e o coachee.
O coaching deve gerar foco, dar ênfase em ações, acompanhar, avaliar e medir resultados, além de propiciar melhoria continua ao coachee.
Os itens II e III estão incorretos, pois o coaching não é similar a treinamento ou aconselhamento ou mentoring, como também, hábitos arraigados não são facilitadores para o desenvolvimento, mas sim dificultadores.
Resposta: Aula 4 - Tema 03.
	
	B
	II; III. IV.
	
	C
	I; II; V.
	
	D
	IV; V.
	
	E
	II; III.
Questão 4/5 - Auditoria e Indicadores de Gestão de Recursos Humanos
O auditor, após identificar os indicadores e padrões de desempenho mais significativos,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.