Buscar

Avaliando 1 de Higiene e Legislação de Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS
	Avaliando Aprend.: SDE3478_SM_201703247868 V.1 
	
	
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	04/05/2018 18:32:08 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704281944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas embalagens plásticas possuem um composto utilizado para dar maleabilidade aos plásticos. Pesquisas dão conta de que a ingestão desse composto pode gerar consequências desastrosas no corpo humano; dentre elas: problemas no aparelho reprodutor (diminuição da testosterona, aumento dos testículos e puberdade precoce) e predisposição para câncer, diabetes e hiperatividade. No Brasil, a ANVISA informa que não há motivos para tal preocupação, pois o uso desse composto, dentro da quantidade estipulada pela lei (0,6 mg/kg), não é perigoso. Atualmente, as embalagens plásticas indicam o tipo de plástico utilizado, através de numeração presente geralmente no fundo das embalagens, o que leva a comunidade científica a concluir que as embalagens plásticas de números 1, 2, 4, 5 e 6 não utilizam este composto em seu processo de fabricação. Esse composto é denominado:
		
	
	PET.
	 
	Bifidol-A.
	
	Polipropileno.
	
	LDPE.
	
	HDPE.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704281941)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na obtenção higiênica do leite, pode-se afirmar:
		
	
	Na ordenha de vacas com mastite, deve-se descartar os três primeiros jatos de leite antes de realizar a ordenha e o aproveitamento industrial do leite.
	
	O leite deve ser obtido de ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias, realizada em local adequado e limpo, por profissional com boa sanidade.
	
	Após o parto, deve-se respeitar o aproveitamento do leite somente após o terceiro dia, visto que nos primeiros dois dias ocorre a produção de colostro.
	 
	Leite ordenhado de animais com tuberculose deve ser enviado ao laticínio em separado, a fabricação de queijos.
	
	Os leites comercializados como tipos ¿A¿ e ¿B¿ devem ser acondicionados em galões e resfriados imediatamente após a ordenha, utilizando resfriadores de imersão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704286134)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Entende-se por vigilância sanitária:
		
	 
	as ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente;
	 
	o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde;
	
	entidades que representam os entes municipais, no âmbito estadual, para tratar de matérias referentes à saúde, desde que vinculados institucionalmente ao Conasems, na forma que dispuserem seus estatutos;
	
	o setor responsável por inspecionar os produtores de medicamentos no país.
	
	a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704359356)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quando acontece um Surto de origem alimentar, oriundo de perigos biológicos, ele geralmente ocorre pela combinação de três fatores contribuintes de surto. Marque a alternativa em que todas as opções são verdadeiras:
		
	
	Nenhuma das anteriores
	
	Abuso de tempo X temperatura, higiene pessoal inadequada e pregos no alimento.
	 
	Falha de tempo X temperatura; contaminação cruzada e Uso de matéria-prima de má procedência.
	
	Abuso de tempo X temperatura, agrotóxicos nos alimentos e falta de higiene pessoal.
	
	Abuso de tempo X temperatura, contaminação cruzada e material de limpeza no alimento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704023968)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as questões a seguir a cerca da Legislação de alimentos RDC 216/2004.
		
	 
	No ato do recebimento de matérias primas, ingredientes, alimentos industrializados ou prontos para consumo devem se realizar avaliações quantitativas, qualitativas e sensoriais (cor, gosto, odor, aroma, aparência, textura, consistência e sabor) dos produtos de acordo com os padrões de identidade e qualidade definidos.
	 
	Os óleos e gorduras utilizados não devem ser aquecidos a temperaturas superiores a 180ºC (cento e oitenta graus Celsius), sendo substituídos após o término da preparação ou quando este apresente alguma alteração evidente das características físico-químicas ou sensoriais.
	 
	Os lotes das matérias-primas, dos ingredientes ou das embalagens reprovados ou com prazos de validade vencidos não precisam ser imediatamente devolvidos ao fornecedor, pode-se esperar até a próxima entrega ou o prazo mínimo de 6 meses.
	 
	Na área de pré-preparo, não é permitido o contato entre os alimentos crus, semi-preparados e prontos para consumo.
	 
	O descongelamento deve ser efetuado em condições de refrigeração à temperatura inferior a 5ºC (cinco graus Celsius) ou em forno de microondas quando o alimento for submetido imediatamente à cocção, ou ainda em temperatura ambiente.

Outros materiais