Buscar

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS8

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0413_EX_A2_201603122214_V9 
	21/05/2018 14:46:39 (Finalizada)
	Aluno(a): GEISA DE CARVALHO BLANCO
	
	Disciplina: GST0413 - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 
	201603122214
	 
	Ref.: 201603935919
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para o sucesso de uma organização existem vários aspectos que precisam ser considerados, entre estes, temos os cenários estudados em nosso material didático da aula 2. Analise as sentenças abaixo sobre os fatores para a composição do cenário e em seguida assinale a opção correta: I- Em relação ao tema Aspectos Sociais estão inclusos os itens tendências demográficas, atuação sindical e mudanças de estilo de vida além de outros. II- Em relação ao tema Desenvolvimento de Tecnologias estão inclusos os itens perspectivas, equipamentos e desenvolvimento de produtos e serviços, além de outros. III- Em relação ao tema Exigências Legais estão inclusos os itens regulamentação governamental, políticas públicas e Legislação Trabalhista. Opções:
		
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas
	
	Apenas a sentença I está correta
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	 
	Ref.: 201603208319
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A estratégia SWOT baseia-se em eliminar os pontos fracos em áreas onde existem riscos e fortalecer os pontos fortes em áreas onde se identificam oportunidades. Os aspectos relacionados às AMEAÇAS se caracterizam por:
		
	 
	Entender os aspectos negativos do ambiente que envolve a empresa com potencial para comprometer a vantagem competitiva que ela possui
	
	Obter vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. São as competências da organização. Sua vantagem competitiva, a sua competência essencial, difícil de ser imitada
	
	Impedir ou dificultar o aumento do desenvolvimento ou competitividade organizacional e, por conseguinte gerando desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes
	 
	Compreender os aspectos positivos do ambiente que envolve a empresa com potencial de trazer-lhe vantagem competitiva. O sucesso da empresa depende da força do negócio e da competência para superar seus concorrentes
	
	Possibilitar e facilitar o aumento do desenvolvimento ou competitividade organizacional, através da obtenção de vantagens internas da empresa em relação às concorrentes
	
	 
	Ref.: 201604237328
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considerando o posicionamento de participação do RH no planejamento estratégico de uma organização, ele pode ser considerado um Planejamento Adaptativo, Planejamento Integrado ou Planejamento Autônomo e Isolado. Em relação ao Planejamento Autônomo e Isolado, julgue as afirmativas abaixo: I - Foco: concentra-se nas práticas de RH e na forma como a função de RH pode adicionar valor à empresa; II - Elaboração: Os profissionais de RH trabalham no plano e o apresentam aos gerentes de linha; III - Resultado: é um plano para a função de RH, incluindo práticas prioritárias
		
	
	Estão corretas as afirmativas I e II.
	 
	Nenhuma das afirmativas estão corretas.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Estão corretas as afirmativas I e III.
	
	Está correta apenas a afirmativa III.
	
	 
	Ref.: 201604224613
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Não há uma metodologia específica para direcionar a construção de um planejamento estratégico. No entanto, todos os tipos de planejamento possuem necessariamente alguns elementos em comum. A ordem adequada dos elementos em um planejamento estratégico é:
		
	
	Definição das AÇÕES ESTRATÉGICAS (plano de ação) - Definição da MISSÃO, VISÃO E VALORES ¿ Condução da ANÁLISE AMBIENTAL ¿ Definição da VISÃO ESTRATÉGICA.
	 
	Definição da MISSÃO, VISÃO E VALORES ¿ Condução da ANÁLISE AMBIENTAL ¿ Definição da VISÃO ESTRATÉGICA ¿ Definição das AÇÕES ESTRATÉGICAS (plano de ação).
	
	Condução da ANÁLISE AMBIENTAL ¿ Definição da MISSÃO, VISÃO E VALORES ¿ Definição das AÇÕES ESTRATÉGICAS (plano de ação) - Definição da VISÃO ESTRATÉGICA.
	
	Definição da MISSÃO, VISÃO E VALORES ¿ Condução da ANÁLISE AMBIENTAL ¿ Definição das AÇÕES ESTRATÉGICAS (plano de ação) - Definição da VISÃO ESTRATÉGICA.
	
	Definição da MISSÃO, VISÃO E VALORES ¿ Definição da VISÃO ESTRATÉGICA ¿ Definição das AÇÕES ESTRATÉGICAS (plano de ação) - Condução da ANÁLISE AMBIENTAL.
	
	 
	Ref.: 201604247845
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quais os Tipos de Planejamentos?
		
	 
	O mercado atual evolui com uma fantástica rapidez nos mais variados ramos do conhecimento humano, isso provoca a busca constante de novas técnicas e métodos diferenciados, a velocidade das mudanças.
	
	O futuro como extrapolação do passado ¿ para alguns, a reflexão sobre o futuro é como um acontecimento que não se repete.
	 
	Extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos de características diferentes, de estruturas diferentes de objetivos diferentes.
	
	Toda organização tem um propósito, uma finalidade, uma missão. É a razão de sua existência. Para conseguir alcançá-la, é necessário desenvolver uma estrutura com regras, procedimentos, cargos, funções e responsabilidades, capaz de suportá-la e lhe prover o arcabouço necessário para atingir seus objetivos.
	
	Alguns gestores não percebem que o futuro é diferente e que as experiências, bem ou malsucedidas, do passado ou do presente, pouco contribuem para obter sucesso ou tentar evitar fracassos no futuro.
	
	 
	Ref.: 201604244986
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os objetivos desempenham uma função importante no processo de planejamento porque é por meio de sua especificação adequada que os membros organizacionais conseguem obter um senso de direção, antecipam estágios futuros e se mobilizam para alcança-los. Os objetivos de longo prazo, com visão sistêmica, são características dos objetivos em nível:
		
	
	Tático
	 
	Estratégico
	
	Operacional
	
	Todas as respostas anteriores
	
	Funcional
	
	 
	Ref.: 201605955323
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Por que os Gerentes Planejam? 
		
	
	O planejamento não contribui para o alcance das metas organizacionais.
	
	Os gerentes não devem se preocupar com o planejamento para não perderem o foco de suas atividades. 
	
	O Planejamento dá direção, reduz o impacto da mudança, minimiza a redundância e o desperdício e estabelece padrões para o controle. 
	
	Os gerentes planejam para garantir a perenidade da sua função.
	
	Os gerentes planejam  somente para garantir economia dos recursos.
	
Explicação:
O Planejamento dá direção, reduz o impacto da mudança, minimiza a redundância e o desperdício e estabelece padrões para o controle. 
	
	 
	Ref.: 201604224594
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Planejamento de Recursos Humanos (PRH) é o processo gerencial:
		
	
	de identificação e análise das necessidades organizacionais qualitativas e quantitativas de capital financeiro, para o próximo período.
	
	de identificação e análise das necessidades organizacionais quantitativas de capital humano, para o próximo período.
	
	de exclusão das necessidades organizacionais qualitativas e quantitativas de capital humano, para o próximo período.
	
	de identificação e análise das necessidades organizacionais qualitativas de capital humano, para o próximo período.
	 
	de identificação e análise das necessidades organizacionais qualitativas e quantitativas de capital humano, para o próximo período.

Continue navegando