Buscar

GESTÃO DE BENEFÍCIOS aula 1

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS
	
	Exercício: GST0522_EX_Aula1_
	 Voltar
	Aluno(a): CRISTIANE 
	Matrícula: 
	
	Data: 23/10/2014 18:04:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201305090763)
	
	Qual das alternativas abaixo não se relaciona aos objetivos básicos dos benefícios?
		
	 
	Redução da rotação de pessoal e aumento do absenteísmo;
	
	Aumento da produtividade em geral.
	
	Facilidade na atração e na manutenção de talentos;
	
	Melhorias do clima organizacional;
	
	Melhoria da qualidade de vida dos funcionários;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201305090764)
	
	Os serviços e benefícios sociais têm história recente e estão intimamente relacionados com aspectos da responsabilidade social da organização. Assinale a alternativa que representa uma das causas ligadas à origem e o desenvolvimento dos planos de benefícios sociais
		
	 
	Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho;
	
	Baixa competitividade entre as empresas do mesmo setor;
	
	Negligência da legislação trabalhista e previdenciárias;
	
	Tendência de redução dos custos com a folha de pagamento e aumento da jornada de trabalho dos funcionários.
	
	Fortalecimento da visão de que a empresa não deve ser responsável por questões sociais ligadas aos funcionário.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201305244770)
	
	Os benefícios ofertados aos empregados podem ser provenientes de diferentes políticas ou programas, dentro ou fora do contexto da organização. Qual das opções a seguir NÃO estaria corretA tomando-se como base o que fora estudado em Gestão de Benefícios?
		
	
	Podem decorrer da mera liberalidade de uma empresa, como, por exemplo, a concessão de folga no dia do aniversário do empregado.
	
	Os benefícios, além de serem concedidos pelas empresas, pelos sindicatos, por entidades sociais, são também concedidos aos trabalhadores pelo Estado através da Previdência Social.
	
	Podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária, como, por exemplo, o recebimento do salário, do 13º salário, do repouso semanal remunerado, do adicional de horas extras, do adicional noturno, do pagamento das férias, da aposentadoria, do auxílio-doença entre tantos outros.
	
	Podem resultar de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho de uma determinada categoria.
	 
	Benefícios podem ser oferecidos por empresas concorrentes, por órgãos consultivos do governo (municipal, estadual ou federal), bem como por organismos internacionais vinculados às áreas de saúde e educação;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201305285601)
	
	Segundo Chiavenato, Idalberto (2009) quanto aos objetivos os planos de benefício podem ser classificados em assistenciais, recreativos e supletivos, dependendo do objetivo que se pretende alcançar com eles. Diante dos ensinamentos do ilustre autor, marque o objetivo do benefício supletivo e os respectivos exemplos?
		
	
	Os benefícios supletivos têm por objetivo proporcionar lazer, diversão, passatempo, higiene mental. Exemplos: grêmio (associação de empregados), excursões, colônia de férias, convênio com videolocadoras, bibliotecas, campos ou quadras de esporte.
	 
	Os benefícios supletivos visam oferecer comodidades, conveniências ou utilidades aos empregados. Exemplos: transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento, cantina, posto bancário, caixa eletrônico na empresa, banca de jornais e revistas, quiosques com computador, especialmente para funcionários que não trabalham na administração, carta de fiador (muito importante para funcionários admitidos vindos de outros Estados ou para funcionários transferidos).
	
	Os benefícios supletivos visam à qualidade de vida do trabalhador, pois proporcionam segurança econômica e financeira, satisfazem às suas diferentes necessidades e os protegem contra determinados riscos a que os trabalhadores estão sujeitos. Eles proporcionam aos trabalhadores uma melhoria do seu padrão social e econômico.
	
	Os benefícios supletivos visam oferecer gratificação salarial, a previdência privada, o vale-refeição, o pagamento das mensalidades da graduação, são recursos que se somam ao salário recebido pelo trabalhador. Sem esses ganhos adicionais, o trabalhador teria, algumas vezes, que retirar parte do seu salário para pagar no caso citado o almoço diário ou a sua faculdade.
	
	Os benefícios supletivos têm por objetivo proporcionar ao funcionário e à sua família, segurança em casos de imprevistos ou de emergências. Exemplos: assistência médico-hospitalar; seguro de vida; remuneração por tempo não trabalhado e auxílio funeral.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201305280724)
	
	São produtos, serviços e direitos oferecidos aos funcionários, pelas empresas, pelos sindicatos, pelo Estado e por entidades sociais, visando melhorar __________ dos trabalhadores e _____________ das organizações
		
	
	a meta/obetivos e a produtividade
	
	a qualidade de vida e o planejamento
	
	a meta/objetivos e o resultado
	 
	a qualidade de vida e a produtividade
	
	a meta/objetivos e o planejamento
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201305258954)
	
	De acordo Marras, Jean Pierre (2001), denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. O somatório compõe a remuneração do empregado. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. Os benefícios podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária. II. Podem resultar de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores. III. Os benefícios, além de serem concedidos pelas empresas, pelos sindicatos, por entidades sociais, são também concedidos por mera liberalidade das organizações. IV. Os benefícios são oriundos da legislação tributária e da receita federal. São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações.
		
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	 
	I, II e IV, apenas.
	
	II, apenas
	
	I e III, apenas.

Continue navegando