Buscar

Questões sobre Periodontia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Nas cirurgias regenerativas periodontais a cicatrização ocorre mediante a reconstituição de um novo periodonto, que envolve a formação de novo osso alveolar, ligamento periodontal alinhado funcionalmente e novo cemento. Às vezes é difícil, nas situações clínicas e experimentais, determinar se a regeneração ocorreu e em que grau ela o fez. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para s falsas.
( ) Somente por meio de análise histológica conseguimos definir a natureza do tecido de reparação.
( ) As determinações clínicas do nível de inserção são mais úteis do que as profundidades das bolsas para avaliar clinicamente a reconstrução periodontal.
( ) As técnicas radiográficas padronizadas são mais confiáveis para a avaliação da regeneração periodontal do que as técnicas de sondagem clínica.
B. V, V, F.
2-Microscopicamente nessa doença periodontal aguda o epitélio de superfície é destruído e substituído por uma trama de fibrina, células epiteliais necróticas, leucócitos polimorfonucleares e vários tipos de micro-organismos. O tecido conjuntivo subjacente está evidentemente hiperêmico, com vários capilares dilatados e um denso infiltrado de polimorfonucleares.?
Gengivite ulcerativa necrosante.
3-A periodontite ___________________ é uma doença periodontal definida por: necrose, ulceração da porção coronária da papila interdental e margem gengival, com margem gengival dolorosa, de cor vermelho vivo, que sangra com facilidade, progressão destrutiva com perda óssea e de inserção periodontal.? Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
necrosante aguda
4-A ressecção radicular pode ser indicada para dentes multirradiculares, com defeitos de furca de graus II e III. São consideradas indicações para este tipo de técnica, EXCETO:
Molares com perda óssea avançada nas áreas interproximal e inter-radicular com menos de três paredes ósseas.
5-Sobre as alterações radiográficas na periodontite, que acompanham a destruição fisiopatológica dos tecidos periodontais, assinale a alternativa INCORRETA.
C. Há perda óssea contínua e diminuição do espaço do ligamento periodontal, que resultam em imagem radiolúcida em forma de cunha na porção mesial ou distal da crista.
6-A Gengivite Ulcerativa Necrosante (GUN) consiste em uma doença bacteriana gengival que ocorre quando uma resposta do hospedeiro é prejudicada. Caracteriza-se por necrose e descamação do tecido gengival, apresentando sinais e sintomas específicos. São considerados sinais e sintomas dessa doença, EXCETO:
Ocorrência frequente de febre alta nos estágios leve a moderado.
7-O tecido conjuntivo frouxo que circunda as raízes dentárias e une o cemento radicular ao osso alveolar denomina-se
ligamento periodontal.
8-Na gengivite associada somente à placa (AAP-1999), a gengiva se encontra com sinais de inflamação, porém não há perda de inserção. Diante do exposto, é correto afirmar que
 o sangramento gengival à sondagem indica uma lesão inflamatória, tanto no epitélio quanto no tecido conjuntivo, apresentando diferenças histológicas em comparação com a gengiva saudável.
9-Na gengivite associada somente à placa (AAP-1999), a gengiva se encontra com sinais de inflamação, porém não há perda de inserção. Diante do exposto, é correto afirmar que:
 a gengiva torna-se vermelha quando a vascularização diminui, ou quando o grau de queratinização epitelial é reduzido ou desaparece.
10-A maioria dos nutrientes para as bactérias do biofilme bacteriano são originários da saliva ou do fluido gengival, podendo em parte ser influenciado também pela dieta do hospedeiro. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
C. As bactérias que predominam no biofilme maduro são anaeróbias e assacarolíticas e utilizam os aminoácidos como fontes de energia.
11-O biofilme subgengival inicia e perpetua as respostas inflamatórias nos tecidos gengivais e periodontais. As bactérias subgengivais também contribuem diretamente para o dano tecidual pela liberação de substâncias nocivas e com seus fatores de virulência. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
 As fimbrias da Porphyromonas gingivalis estimulam as respostas imunes com a secreção de interleucina-6.
12-Sobre o processo alveolar, a porção da maxila e mandíbula que forma e sustenta os alvéolos dentários, analise as afirmativas.
I. O tamanho, a forma, a localização e a função dos dentes determinam a morfologia do processo alveolar.
II. A parede externa do alvéolo é formada por um osso fino e compacto, chamado de osso alveolar propriamente dito e identificada radiograficamente como lâmina dura.
III. O septo interdental consiste em suporte ósseo esponjoso aprisionado por uma camada de osso compacto.
C. I e III, apenas.
13-Paciente chega ao serviço odontológico com suspeita de fratura dentária. Ao ser feita a avaliação do dente 14, observa-se fratura localizada a 0,5 mm da margem gengival. Com base na dimensão padrão do espaço biológico periodontal, essa fratura encontrase
C. no sulco gengival.
14-Ao remover a parede da bolsa, a gengivectomia proporciona visibilidade e acessibilidade para a remoção completa do cálculo e alisamento total das raízes. São indicações para a realização dessa técnica, EXCETO:
C. Situações em que o fundo da bolsa está apical à junção mucogengival.
15-Acerca das doenças periodontais, assinale a opção correta.
E. Diferenças interindividuais na síntese e secreção de diversos mediadores de inflamação determinam a susceptibilidade e(ou) a gravidade da periodontite crônica.
16-O tecido epitelial da gengiva é considerado uma barreira mecânica e fisiológica atuante na defesa do periodonto. O tipo de epitélio gengival que está em íntimo contato com o dente, localizado na região entre a base do sulco gengival e a junção cemento-esmalte (JCE) é denominado de:
Epitélio juncional.
17-Estudos clínicos sobre os efeitos em longo prazo do tratamento da periodontite têm demonstrado claramente que os cuidados na manutenção profissional após a terapia é parte integrante do tratamento. A propósito desse assunto, a terapia periodontal de suporte na prática clínica envolve
exame, reavaliação e diagnóstico, motivação, reinstrução e instrumentação, tratamento de sítios infectados, polimento, aplicação de flúor e determinação dos intervalos de consulta de manutenção.
18-Assinale a alternativa que apresenta as doenças associadas de forma sistêmica à periodontite.
aterosclerose ? doença cardiovascular/cerebrovascular, complicações na gravidez e diabetes melito
19-O plano de tratamento integrado do paciente pode ser dividido genericamente em três fases: adequação do meio bucal, fase restauradora e manutenção. O tratamento periodontal está presente em todas elas, exigindo, para se obter sucesso com a terapia, o diagnóstico correto da condição periodontal do paciente, com anamnese direcionada e exame periodontal completo e detalhado, anotado em ficha específica (periograma). Acerca do exame periodontal, julgue os itens a seguir. O nível de inserção clínica corresponde à soma da recessão gengival com a medida da profundidade de sondagem, ou seja, a medida da junção cemento-esmalte ao fundo da bolsa.
Sua resposta é: CERTO
20-Alguns dos critérios atuais para o enquadramento de um determinado microrganismo como patógeno periodontal primário incluem a sua associação com a maioria dos casos de doença periodontal ativa, a presença de resposta inflamatória do hospedeiro na sua presença, e a produção de metabólitos destrutivos para os tecidos periodontais por certas espécies. Sendo assim, podem ser considerados como os principais patógenos periodontais os seguintes microrganismos:
actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis e Bacteroides forsythus;
21-A interrelação entre a doença periodontal e as doenças sistêmicas é muito próxima. Sobre os fatores modificadores da patogênese da doença periodontal, é correto afirmar que:
B. nos pacientes diabéticos, a susceptibilidade à doença periodontal e o resultado da terapia são influenciados negativamentepelo baixo controle metabólico;
22-Um sinal importante na avaliação da doença periodontal é a mobilidade dentária. Ela é classificada, segundo a literatura em:
Grau I − Mobilidade da coroa do dente de 0,2 a 1 mm no sentido horizontal. Grau II − Mobilidade da coroa do dente excedendo 1 mm no sentido horizontal, Grau III − Mobilidade da coroa nos sentidos vertical e horizontal.
23-Os principais feixes de fibras colágenas do ligamento periodontal, que unem o dente ao osso alveolar são fibras
D. da crista alveolar, horizontais, oblíquas e apicais.
24-A doença periodontal pode alterar os aspectos morfológicos do osso através de diferentes padrões de destruição óssea. Neste contexto, é correto afirmar:
B.Os defeitos ósseos angulares se caracterizam por uma depressão óssea côncava ao longo da raiz, com a base do defeito localizada apicalmente.
25-É composto de tecido conjuntivo frouxo, ricamente vascularizado e celular, que circunda as raízes dos dentes e une o cemento radicular à lâmina dura ou ao osso alveolar propriamente dito.Trata-se de:
C.ligamento periodontal.
26-Duas partes da gengiva podem ser diferenciadas. São elas:
B.gengiva livre e gengiva inserida.
27-O periodonto compreende os seguintes tecidos:
A.gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar.
28-Em dentes com doenças periodontal progressiva e traumatismo oclusal, a principal conduta é:
B.Tratar a placa;
29-A gengiva saudável possui características clínicas específicas, como cor rosa pálida, superfície fosca e pontilhada, consistência firme e resiliente, forma dependente do volume e contorno gengival, margem fina terminando contra o dente como lâmina de faca. A respeito da gengiva, julgue os próximos itens.
As características clínicas da inflamação gengival causada por sobrecarga bacteriana devido a controle inadequado da placa são as mesmas das inflamações causadas por medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio, como a nifedipina, utilizada como anti-hipertensivo.
CERTO
30-Assinale a alternativa que contenha as estruturas que compõem o periodonto:
C.ligamento periodontal; gengiva livre; gengiva inserida; cemento radicular.
31-Sobre o cálculo dental, marque o item CORRETO.
D.O cálculo subgengival acomete mais as superfícies dentárias proximais e linguais
32-Em paciente que apresenta gengivite, observa-se no tecido gengival
D.tumefação.
33-Considerando os estudos baseados na etiologia da doença periodontal, julgue os itens a seguir.
Entre os métodos microbiológicos de investigação da doença periodontal, a cultura é de especial valor em áreas que não respondem ao tratamento periodontal convencional, devendo-se, entretanto, observar que a presença de Actinobacillus actinomycetem comitans, Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedius não indica, necessariamente, atividade de doença.
Certo
34-É Classificada como doença periodontal aguda:
A.Abscesso periodontal.

Continue navegando