Buscar

Centralização x Descentralização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centralização x Descentralização
O Contexto de Centralização e Descentralização vem da Abordagem Neoclássica, no qual se possui uma visão nova da administração antiga (Abordagem Clássica e Humanista) onde os processos de: planejamento, organização, direção e controle incluem pessoas.
A Centralização e Descentralização referem-se aos níveis hierárquicos de tomada de decisão dentro da Organização. Do momento que parte da direção somente até onde o nível operário pode ser incluído no processo decisório. “Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização”. Com a descentralização, a autoridade
De tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização. (Chiavenato, pág. 161,162), sendo que devem ser tomadas o quanto mais próximo da cena possível.
Centralização possui características vantajosas, as decisões são tomadas pela cúpula da organização que possui uma visão geral da empresa, o esforço múltiplo e custos operacionais são reduzidos, além de que as autoridades responsáveis devem ter mais treinamento e preparação do que os níveis abaixo. 
Em contrapartida, as decisões tomadas na cúpula estão distanciadas da realidade, resultando em menor contato com as pessoas envolvidas na cena a ser tomada decisão, consequentemente interferindo no processo comunicativo do problema, levando maior tempo, maior custo operacional e possibilitando erros pessoais e distorções.
Suscetível 
A Descentralização apresenta características notáveis. As decisões antes tomadas somente pela cúpula, agora envolvem os níveis abaixo a ela, que estão mais próximos da cena e realidade, de modo que os tomadores de decisão possuem mais informações. Esse processo de importância e ajuda dos níveis mais abaixo, gera uma motivação e preocupação moral com a organização.
Seu lado menos atrativo (descentralização) são os aspectos gerados pela falta de informação entre os departamentos, necessária uma seleção e treinamento desses “novos” tomadores de decisão. Um cenário participativo da Descentralização também é a falta de uniformidade na decisão, gerando possíveis conflitos entre os tomadores de decisão. 
A Centralização ou Descentralização possui ainda três sentidos diferentes. De acordo com Bresser-Pereira “a centralização ou descentralização podem ser de caráter geográfico, funcional e decisório. E esses três sentidos são plenamente independentes”. (BRESSER-PEREIRA, pag.75).
 A empresa pode ser descentralizada geograficamente, mas no âmbito decisório, ser altamente centralizada. Uma estrada pode ser geograficamente descentralizada, mas é altamente provável que as decisões de maior monta sejam tomadas pela cúpula. Do ponto de vista administrativo, a de caráter decisório é a de maior importância. Caráter funcional é usado para referir aos níveis que as decisões são tomadas dentro da organização.
As organizações podem ser determinadas em centralizada ou descentralizadas de acordo com um grau. Não é possível diferenciar totalmente uma organização centralizada de uma descentralizada.
Segundo Ernest Dale, ”podemos dizer que o grau de descentralização administrativa será tanto maior:
Quanto maior for o numero de decisões tomadas na parte inferior;
Quanto mais importantes forem as decisões tomadas na parte inferior;
Quanto maior numero de funções tiverem as decisões tomadas na parte inferior da hierarquia;
Quanto menor supervisão for exigida sobre a decisão. “A descentralização será maior quando nenhuma verificação for necessária.” (DALE, Ernest. Pag.149 e 150).
EXEMPLOS:
Administração Publica do Brasil.
Possui vários níveis de tomada de decisão.
A cada 4 anos são elegidos deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente.
Cada um delegado pelo povo para tomar as decisões de melhorias baseado na realidade da população.
Alem disso, existe também os funcionários selecionados por concursos. Esses são efetuados de acordo com a pontuação do exame. Os qualificados se tornam funcionários públicos, uma vez subordinados por aqueles elegidos por votação.
HELY LOPES MEIRELLES nos deixou o seguinte conceito de serviço público:
" Serviço Público é todo aquela prestado pela Administração ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundárias da coletividade ou simples conveniência do Estado."
Empresa televisiva SBT
Um exemplo de empresa que não é pequena mas é centralizada é o SBT. Tudo passa pelas mãos do seu dono Silvio Santos. 
Esse tipo de organização está decaindo aos poucos, já que não se tem como inovar.
Um exemplo era a Kodak, que até 1989 utilizava um processo de decisão altamente centralizado dentro da área de manufatura de filmes. 
CONCLUSÃO:
Conforme demonstrado quanto aos conceitos e exemplos, a centralização e descentralização coordenam das decisões da cúpula até simples coisas como compras de mantimentos em empresas. 
São necessárias pessoas eficientes e treinadas para exercer seu serviço.
A Centralização tendo seus defeitos, muitas vezes pode superar a Descentralização quanto à redução de custos e tempo para a empresa. Os custos operacionais e esforços múltiplos são eliminados. Somente a alta chefia toma as decisões poupando o trabalhador de ficar até mais tarde na empresa para resolver problemas.
Descentralização por outro lado, aproxima a cena de decisão da realidade, evitando um mal entendido de resolução de problemas.
O conceito para evolução da empresa é saber que, ela precisa ter os dois tipos de processo de decisão. Não pode ser totalmente centralizada, vai causar prejuízos ao cotidiano e sobrevivência da mesma, e não pode ser totalmente descentralizada, já que não às vezes um óbice poderá demorar mais que o dobro de tempo para ser resolvida.
Necessário confiar nas pessoas, com cautela e com histórico favorável. De nada adianta contratar um gerente de compras se o mesmo possui qualificação em ciências filosóficas. A pessoa não tem experiência no setor, não que seja incapaz, mas não possui a erudição da área.
Para uma empresa de pequeno porte, deve ser analisado qual modelo de processo decisório em centralização ou descentralização será melhor aplicado. Já que empresas pequenas não precisam de características descentralizadas geográficas e seu caráter funcional possui um grau pequeno.

Outros materiais