Buscar

RELATORIO BROMATO LIPIDIOS


Continue navegando


Prévia do material em texto

LIPIDEOS OU EXTRATO ETEREO EXTRAÇÃO DIRETA EM SOXHLET (BATATA PALHA ELMA CHIPS®)
                                                                       
  
  Discentes: Antônia Sílvia Souza Carvalho 
Francisca Natália de Maria Adriano 
               Nataniele Moreira Aragão 
    Raíssa Teixeira Bezerra Pinho 
           Disciplina: Bromatologia / 3° Semestre 
Docente: Clara Mítia 
SOBRAL-CE
2018
RESUMO
INTRODUÇÃO
 A batata é um dos principais alimentos da humanidade, consumida por mais de um bilhão de pessoas, sendo a quarta cultura na ordem de importância no mundo. O Brasil está na 18ª posição no ranking mundial de produção. (QUADROS AE, 2007).
 A produção industrial de batata é um segmento forte e competitivo na Europa e Estados Unidos, países onde o consumo per capita é elevado nas suas diferentes formas industrializadas – chips, french fries (palito), amido, entre outras. Já no Brasil, nos últimos vinte anos, as agroindústrias têm se instalado nos grandes centros urbanos com o objetivo de abastecer, sobretudo, o mercado fast food com produtos como batata-palha e batata chips. (LEONEL M,2003). 
 Os lipídios, também chamados de gorduras são compostos orgânicos altamente energéticos, contêm ácidos graxos essenciais ao organismo e atuam como transportadores das vitaminas lipossolúveis. Os lipídios são substâncias insolúveis em água, solúveis em solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio e acetona, clorofórmio, benzeno e álcoois. (ADOLFO LUTZ, 2008).
 A determinação de lipídios em alimentos é feita, na maioria dos casos, pela extração com solventes, por exemplo, éter. Quase sempre se torna mais simples fazer uma extração contínua em aparelho do tipo Soxhlet, seguida da remoção por evaporação ou destilação do solvente empregado. O resíduo obtido não é constituído unicamente porlipídios, mas por todos os compostos que, nas condições da determinação, possam ser extraídos pelo solvente. Estes conjuntos incluem os ácidos graxos livres, ésteres de ácidos graxos, as lecitinas, as ceras, os carotenoides, a clorofila e outros pigmentos, além dos esteróis, fosfatídios, vitaminam A e D, óleos essenciais etc, mas em quantidades relativamente pequenas, que não chegam a representar uma diferença significativa na determinação. Nos produtos em que estas concentrações se tornam maiores, a determinação terá a denominação mais adequada de extrato etéreo. Uma extração completa se torna difícil em produtos contendo alta proporção de açúcares, de proteínas e umidade. (ADOLFO LUTZ, 2008).
 Para amostra que podem ser extraídas diretamente, são usados equipamentos que realizam a extração por solvente como o aparelho de Soxhlet (extração intermitente). O extrato obtido diretamente sem tratamento prévio pode conter, além da gordura, quantidades pequenas de ceras, resinas, esteróis e carotenoides.
	 
OBJETIVOS
Determinação de lipídeos totais em batata palha da Elma chips® e comparar os dados com o rótulo.
MATERIAIS E METODOS
MATERIAIS
Batata palha
Almofariz
Pistilo,
Aparelho extrator de soxhlet
Bateria de aquecimento com refrigerador de bolas
Balança analítica
Espátula
Papel de filtro de 12cm de diâmetro
Balão de fundo chato de 250ml com esmerilhada
Pinça
Dessecador com sílica em gel
MÉTODOS
 Foi numerado e secado os balões em estufa a 100˚C durante 1hora. Com o auxílio de uma pinça retiramos e levamos ao dessecador por 30min.Preparamos a amostra com o auxílio de um almofariz e pistilo, e foi pesado de 2g a 5g em papel de filtro com identificação. E logo em seguida foi embalado a amostra em formato de cartucho e foi levado ao extrator soxhlet juntamente com o balão previamente tarado. Foi adicionado o hexano e adaptar a um refrigerador de bolas. Que foi mantido sob aquecimento por 8 horas. Após foi retirado o cartucho, e destilado o hexano e o balão foi transferido para uma estufa a 105˚C por 1 hora. E por fim foi levado para o dessecador para esfriar e em seguida foi pesado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tabela 1- Lipídeos Totais em Batata Palha da Elma Chips® e Comparar Dados com o Rótulo e a Literatura. 
	 
Análises (%) 
	 
Batata Palha Elma Chips®
	 
Adolfo Lutz (2010)
	 
FAEMA (2016)
	34,05 %
	40%
	41%
	14,35%
DISCUSSÃO
Com relação a prática realizada podemos ver os resultados estão próximo tanto com o rótulo da batata palha Elma Chips®, quanto a uma das literaturas a de ADOLFO LUTZ (2010) também está aproximado, já com a da FAEMA (2016) está bastante diferente. Assim podemos entender que prática realizada está de acordo tanto com o rótulo quanto com a literatura. Assim foi se observado que, em média, duas porções (50g), do produtos chegam a fornecer 40% da ingestão diária recomendada de gorduras totais, segundo a ANVISA (55g).
CONCLUSÃO
ANEXOS
Tabela 2 – Lipídeos.
	 Amostra
	 Balão (g)
	 Amostra (g)
	Balão + Lipídeos (g)
	Lipídeos (g)
	Lipídeos (%)
	C – Balão 1
	138,46
	2,00
	139,20
	0,74
	37,00%
	B – Balão 1
	138,46
	2,09
	139,11
	0,65
	31,10%
	
	
	
	
	Média:
	34,05%
Fotos da Prática de Extração de Lipídeo pelo Método de Soxhlet.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CECCHI, Heloisa Mascia. Fundamentos teóricos e práticos em analise de alimentos. 2 ed.- campinas, SP; editora unicampi, 2003.
INTITUTO ADOLFO LUTTZ. Métodos físico-químicos para análise de alimentos. 1 Ed digital. Versão eletrônica./coordenadores Odair Zenebon, Neus Sadocco Pascuet e Paulo Tiglea -- São Paulo: IMESP, 2008. Cap IV, pg 117.
RODRIGUES, Hayla Félix et al. Avaliação de rotulagem nutricional, composição centesimal e teores de sódio e potássio em batatas-palha: 2010.
DE JESUS, Jociel Honorato et al. TEOR DE LIPÍDIOS DA BATATA PRÉ-FRITA: FRITURA EM DIFERENTES ÓLEOS: 2016.
Quadros AE. Qualidade da batata Solanum Tuberosum L., cultivada sob diferentes doses e fontes de potássio e armazenada em temperatura diferente. [dissertação de mestrado]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2007. 
 Leonel M. Processamento de batata: fécula, flocos, produtos de extrusão; 2003.