Buscar

AV COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0615_AV_201304011909 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201304011909 - ANDREZZA DA CONCEIÇÃO LAIA DE SOUZA
	Professor:
	HENRIQUE VITERBO FARAH
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 2  Data: 05/06/2017 18:09:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201304283504)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que constitui um grupo não social?
		
	
Resposta: É onde não há interação e o comportamento pode ou não ser influenciado pela presença de outros. É aquele grupo que não trabalha muito bem em equipe.
	
Gabarito: é aquele onde não há interação e o comportamento pode ou não ser influenciado pela presença de outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304251944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As pessoas são, sem dúvida, o principal ativo de uma organização, o seu mais importante recurso, necessário para pequenas, médias e grandes empresas. Em outras palavras, elas são o capital intelectual, o mais importante de uma empresa realmente moderna. Mesmo que os envolvidos possam não ter todo o conhecimento em gestão, basta os mesmos terem compromisso com os objetivos das organizações, e terem em seus princípios, a não conquista individual e neste caso, todo o sucesso de um líder tem que ser compartilhado com os liderados. Com base nestas informações, como se entende a liderança, nas organizações?
		
	
Resposta: O líder atual deve ser como um instrutor, um treinador para seus liderados, compartilhar e multiplicar conhecimentos, conquistas, motivar os funcionários. Deve caminhar junto aos seus lideradosas motivado sempre a todos.
	
Gabarito: A liderança é uma influência interpessoal. Nesse caso, a influência nada mais é que a força psicológica que uma pessoa exerce sobre outra. Isso faz com que o indivíduo (liderado) modifique seu comportamento seguindo orientações e exigências de seu líder; uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido do atingimento de um objetivo específico ou objetivos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304064564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O processo de comunicação é a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Desta forma, marque a opção que não apresenta um componente da comunicação:
		
	
	Comunicador
	
	Interpretação.
	
	Fonte.
	
	Receptor.
	 
	Regulador.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304064605)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
	São aquelas em que não são viáveis a divisão de tarefas. O fundamental é como reunir as contribuições dos membros para alcançar os objetivos dos grupos.
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304585077)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No passado, um Gerente representava o sujeito que possuía o maior conhecimento dentre todos aqueles que atuavam em determinado setor ou processo. E este saber maior era um dos elementos determinantes para que ele se tornasse o Gerente. Logo, o conhecimento era um fator determinante e, por conta disto, não era compartilhado com a equipe para não sofrer ameaças ao cargo. Porém, no cenário do mercado atual, o Gestor precisa agir de maneira diferente. Baseado neste raciocínio, assinale a resposta que indica uma das atribuições principais no perfil gerencial no contexto atual
		
	
	Monitorar o participante da equipe que demonstra conhecimento, para que não seja uma ameaça ao posto que ocupa como gestor
	
	Reter a informação para que a equipe não produza novos saberes
	
	Cultivar o interesse em aprender mas, sem estimular a equipe a fazer o mesmo
	
	O conjunto das alternativas de resposta, atende plenamente ao enunciado da questão
	 
	Agir como instrutor/treinador, multiplicando o conhecimento
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304675357)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Consideramos empregado-estrela, o colaborador que é reconhecido como talento por apresentar algumas características. Assinale apenas a resposta considerada INCORRETA:
		
	
	Aprecia ambientes desafiadores que o incentive a desenvolver suas habilidades.
	 
	Considera a remuneração fator chave para sua retenção dentro da organização.
	
	Prefere ambientes onde existam colaboradores capazes e comprometidos.
	
	É estimulado pelo crescimento e oportunidades que favoreçam seu processo de aprendizagem.
	
	Motiva-se pelo reconhecimento individual e recompensa pelos esforços.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304677602)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estuamos sobre os 8 estágios de mudanças proposto pelo professor e pesquisador de Harvard Business School, John Kotter, entre elas está a de Fortalecer a ação, que se assemelha ao método de Lewin no sentido de?
		
	
	Combater os opositores;
	 
	Eliminar a resistência à mudança;
	
	Eliminar os riscos;
	
	Eliminar os resistentes;
	
	Confrontar as opiniões contrárias;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304588391)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para atingir objetivos de alto rendimento, as empresas vinculam pessoas que se integram aos grupos, desenvolvendo uma sinergia própria para transformá-los em equipes de alto desempenho, cumprindo esses objetivos. Enquanto os grupos de trabalho baseiam seus resultados na somatória dos melhores colaboradores para o seu desempenho, as equipes:
		
	
	demonstram a forma como pensamos, sentimos e queremos algo e assim, na equipe descobrimos que há outros que pensam, sentem, querem e atuam de modo semelhante.
	 
	de alto desempenho buscam produtos de trabalho coletivo que requerem um esforço conjunto
	
	constroem a confiança necessária para emitir opiniões e juízos mediante o que e como proceder, e de juízos em relação à determinada pessoa.
	
	são grupos que cumprem todas as condições das verdadeiras equipes e reúnem membros que também nem sempre estão profundamente comprometidos
	
	permitem uma relação entre os integrantes e observadores, isto é, uma ação de avaliação que passa por juízos, afirmações e declarações
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304255646)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Do ponto de vista do desempenho gerencial, quais são as duas características principais que definem a diferenciação entre os indivíduos, segundo o que estudamos na aula 7? Assinale a resposta certa
		
	
	Caráter e Tempo de empresa
	
	Capacidade e Desmotivação
	
	Tempo de empresa e Personalidade
	 
	Capacidade e Personalidade
	
	Nível de qualificação e Motivação
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304671719)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	John Kotter realizou uma pesquisa com objetivos diversos com váriosgestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos de Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão às ações reais.  Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão: 1 - Conceber o que fazer apesar da incerteza e ambiguidade de informações. 2- Realizar ações com grupos grandes e diversos de pessoas sobre as quais se tem pouco controle direto. A perspectiva funcional ou comportamental para solucionar esses dilemas fizeram com que os líderes se focassem em:
		
	
	estabelecer e implantar agendas
	
	bastava estabelecer uma agenda rígida
	
	agendas frequentes e networking
	 
	estabelecer agendas, construir redes de pessoas e implantar agendas
	
	networking

Outros materiais