Buscar

AV H EDUCAÇÃO BRASIL

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0242_AV_ » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL Data: 06/11/2014
	1a Questão (Ref.: 201402314002)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas primeiras duas décadas do século XX, na educação brasileira, várias ideias pedagógicas estavam presentes. Identifique nas opções abaixo, aquela que apresenta o seu significado corretamente.
		
	
	PEDAGOGIA LIBERTÁRIA- implantada com as ideias republicanas, acreditava que o conhecimento não se reconstrói, não se transforma apenas se transmite.
	
	PEDAGOGIA POSITIVISTA - representada pelos movimentos sociais populares, teve Ferrer como o oideólogo que desenvolveu o método racional, enfatizando as ciências naturais.
	
	PEDAGOGIA CRISTÃ-PROTESTANTE - liderada pelos intelectuais da igreja sendo tradicional em nossas terras desde os jesuítas.
	 
	PEDAGOGIA NOVA - visão filosófica baseada na atividade, foi assumida pela burguesia e alimentada pelo ¿otimismo pedagógico¿, tendo maior força a partir dos anos vinte.
	
	PEDAGOGIA TRADICIONAL - apresentada pelos religiosos católicos seguidores da Reforma , propunha que instrução e o trabalho caminhassem juntos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402090234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
		
	
	Beneditinos
	
	Carmelitas
	
	Missionários presbiterianos
	
	Invasores franceses
	 
	Jesuítas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402309106)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa CORRETA. O Concílio de Trento (1545-1563) institudo pela Igreja Católica buscava primordialmente:
		
	
	um plano de caráter popular.
	 
	conter a extensão da Reforma Protestante.
	
	a educação humanitária.
	
	a ideia de supervisão educacional.
	
	rever os princípios de fé e supremacia católicas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402090241)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Foi ela, a educação dada pelos jesuítas, transformada em educação de classe, com as características que tão bem distinguiam a aristocracia rural brasileira que atravessou todo o período colonial e imperial e atingiu o período republicano, sem ter sofrido, em suas bases, qualquer modificação estrutural, mesmo quando a demanda social de educação começou a aumentar, atingindo as camadas mais baixas da população."
 
Otaíza O. Romanelli,1997, p. 35.
 
A partir da leitura do fragmento acima, pode-se perceber que dentre as características da educação jesuítica do Brasil está a (o):
		
	 
	O seu caráter elitista e conservador.
	
	Formação de um espírito crítico e experimentalista.
	
	Inspiração para as demandas sociais por mudanças econômicas.
	
	Valorização da razão e do progresso.
	
	O incentivo para o surgimento de uma nova ordem social na colônia.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402179683)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista. A reforma promovida por Benjamin Constant sustentava-se nos princípios da liberdade e da laicidade do ensino, bem como, na bandeira de caráter liberal em defesa da gratuidade da escola primária. No que se refere à organização escolar, fica evidente a influência da:
		
	
	Filosofia Aristotélico-Tomista
	
	Filosofia Idealista
	
	Filosofia Existencialista
	 
	Filosofia Positivista
	
	Filosofia Marxista
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402309114)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil Colonial, os jesuítas
		
	
	foram os responsáveis pela introdução da Contra Reforma no Brasil, instalando os Tribunais de Inquisição no Rio de Janeiro e na Bahia, perseguindo os cristãos novos e os muçulmanos.
	
	não se envolveram no processo colonizador português, pois o papa Paulo III lhes proibira qualquer envolvimento político. Sua missão era apenas a da evangelização dos povos.
	
	foram os responsáveis pela descoberta do ouro no interior do Brasil, pois, buscando a catequização dos indígenas, fundaram as missões em áreas em que os nativos já usavam o rico minério.
	 
	catequizaram os indígenas e os colonos, construindo colégios e igrejas. Muitas vezes, intervieram em conflitos existentes entre os brancos e os povos indígenas, buscando auxiliar a colonização portuguesa.
	
	auxiliaram na tarefa da colonização introduzindo o gado bovino e equino nas reduções e a lavoura cafeeira no sudeste. Fizeram, ainda, a exploração do mate no sul do Brasil.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402314136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas sobre o Movimento da Escola Nova:
I- Enfatizou os métodos ativos de ensino-aprendizagem, deu importância substancial à liberdade da criança e ao interesse do educando;
 II- Adotou métodos de trabalhos em grupos e incentivou a prática de trabalhos manuais nas escolas;
 III- Valorizou os estudos da psicologia experimental e, finalmente, procurou colocar a criança (não mais o professor) no centro do processo pedagógico.
Marque a opção que analisa corretamente as afirmativas:
		
	 
	A afirmativa I está correta e a II está incorreta.
	 
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	 
	A afirmativa II está correta mas a III está incorreta.
	 
	As três afirmativas estão corretas.
	 
	A afirmativa I está incorreta.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402103232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a educação entre 1945 e 1964, leia as questões abaixo:
I-A nova constituição de 1946, na área da Educação, determina a obrigatoriedade de se cumprir o ensino primário e dá competência à União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional.
II-a nova Constituição traz a idéia de que a educação é direito de todos, inspirada nos princípios proclamados pelos Pioneiros, no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos primeiros anos da década de 30.
III-O surgimento de poucas iniciativas e manifestos marcaram este período como um dos menos férteis da História da Educação no Brasil.
IV-Em 1961 tem inicio uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, propunha alfabetizar em 40 horas adultos analfabetos.
Marque a ÚNICA alternativa que demonstra quais frases estão corretas:
		
	
	Apenas a III e IV estão correta.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	As alternativas, I III e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	 
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402171624)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Discuta o papel do professor durante a organizçaõ do modelo pombalino no Brasil:
		
	
Resposta: Os professores exerciam o seu ofício através das aulas régias, eram pouco preparados para o ensino,diferentemente dos jesuítas. Sua prática educativa era ainda bem restrita, contemplava o ensino de ler, escrever e contar e às mulheres eram ensinadas as prendas domésticas. Não exerciam, portanto, um papel de mediador, apenas transmitiam o conhecimento que possuíam e que era determinado, ainda, pelo modelo da metrópole, ou seja, não tinham interesse em formar um cidadão consciente e crítico.
	
Gabarito: Os professores geralmente não tinham preparação para a função, já que eram improvisados e mal pagos. Eram nomeados por indicação ou sob concordância de bispos e se tornavam "proprietários" vitalícios de suas aulas régias.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402109617)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Resposta: O período colonial não contemplou o direito à educação às mulheres e aos escravos, mas somente aos filhos dos colonos e aos indígenas, portanto, não pode ser considerada uma educação transformadora e democrática. Além disso o ensino contemplava os interesses da Igreja e da Metrópole e tinha um caráter elistista,conservador e autoritário, contrários à democracia.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.

Continue navegando