Buscar

Competências Gerenciasi AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: GST0615_AV_201201448221 » COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	
	Professor:
	CARLOS EDUARDO LUGATI BRAGA
VALERIA BELLAS DA COSTA TEIXEIRA
	
	Nota da Prova: 2,5        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2014 17:33:11 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202070588)
	sem. N/A: Equipes de Trabalho
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Referente às fases do desenvolvimento de equipes de trabalho, segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases: formação, agitação, normatização e desempenho. Explique cada uma.
		
	
Resposta: Formação: Quando estão em fase de aprimoramento entre a equipe. Agitação: Quando tem alguns conflitos. Normatização: Quando a equipe está fechada no trabalho. (conhecimento entre a equipe). Desempenho: Quando todos tem uma boa coesão para mostrar o desempenho da equipe.
	
Gabarito: Formação: Nessa fase é interessante esclarecer aos membros o que a equipe pode oferecer e quais as contribuições que serão solicitadas a cada um de seus participantes no sentido de atender às expectativas geradas inicialmente. Esse é o momento em que se propicia a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados. Agitação: O estágio da agitação do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os membros. Podem ocorrer hostilidades e lutas internas entre eles, e o grupo normalmente passa por algumas mudanças. As expectativas dos participantes tendem a ser esclarecidas e elaboradas ainda mais. A atenção volta-se para os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. Normatização: É o momento em que o grupo começa a se reunir como uma unidade coordenada e, como tal, seus integrantes tentarão regulamentar o próprio comportamento a fim de que se estabeleça um equilíbrio harmonioso. Desempenho: Nessa fase, o grupo é capaz de lidar com tarefas complexas e tratar desacordos entre os membros de modo criativo. A estrutura do grupo é estável e os participantes estão energizados pelas metas do mesmo. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201732077)
	sem. N/A: Comunicação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo. 
		
	
	Receptor
	
	Fonte de informação
	
	Interpretação
	
	Mensagem
	
	Codificador
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202066884)
	sem. N/A: Processos grupais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Demóstenes, gestor de uma empresa de grande porte, valoriza uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Aponte a forma de comunicação citada: 
		
	
	Negociação.
	
	Participativa.
	
	Discursiva.
	
	Integral.
	
	Parcial.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201519337)
	3a sem.: GERENCIAMENTO POR DESEMPENHO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Chamamos o relacionamento intenso, de longo prazo, entre uma pessoa mais graduada e mais experiente e outra menos graduada e menos experiente de: 
		
	
	Subgerenciamento. 
	
	Gestão de desempenho. 
	
	Adestramento. 
	
	Chefia
	
	Mentoria
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201731807)
	sem. N/A: GERENCIAMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Ser individual em um trabalho em equipe só funciona se você for chamado para atuar pontualmente em um trabalho com entrada e saída definida (desde o inicio até a duração da atuação) o que de toda forma, também precisa de seu foco em fazer a interação com as demais partes do processo, porque nunca é uma atuação isolada, sempre integrada.uma vez que:
		
	
	a coesão deve permitir atribuir uma tarefa ou dividir o trabalho, em que a equipe deve discutir e concordar com as consequências para os membros 
	
	a coesão se dá pela capacidade das pessoas em pensarem nas normas, no resultado e, portanto, sempre com suas habilidades para pensar na solução comum
	
	a coesão é o fato de que quanto menor a dificuldade para entrar em um grupo, mais coeso ele normalmente se torna
	
	a coesão não se manifesta nas individualidades porque pressupõe que a atuação é conjunta e observada pelo todo, com precedência e sucessão em tudo que é realizado
	
	a coesão deixa de ser o momento em que as pessoas são avaliadas e identificadas como os que fazem parte do time ou os que não fazem
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202060715)
	sem. N/A: Gerenciamento de desempenho
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o propósito de garantir a satisfação e melhoria no desempenho individual. No entanto, quando não muito bem gerenciada costuma trazer alguns desconfortos. Qual o principal desconforto causado pela Avaliação de Desempenho (AD) para os empregados? 
		
	
	Subjetividade; 
	
	Desconfiança; 
	
	Impunidade;
	
	Vulnerabilidade ; 
	
	Imparcialidade; 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202067572)
	sem. N/A: Gerenciamento de mudança
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As empresas hoje vêm sofrendo o impacto forte de mudanças provenientes do mercado muito mais competitivo por causa da concorrência não só dos fornecedores locais, mas também de outras localidades. Agrava-se a situação também pela necessidade de absorção rápida de novas tecnologias.Assim não se pode deixar de lado a necessidade de:
		
	
	conseguir os resultados e modos de comunicar-se, bem como as diferenças peculiares, a visualização dos pontos fortes e fracos pessoais e organizacionais.
	
	dinâmicas em que se constrói os conceitos da necessidade de melhorar as qualidades de liderança na organização.
	
	construção de modelo motivacional a partir das experiências das pessoas e a introdução de conceitos novos.
	
	despertar a sensação de urgência em relação à mudança é a principal e mais crítica das etapas. 
	
	uma avaliação das condições facilitadoras pessoais para o processo sinérgico em implantações de programas de melhoria contínua.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202068929)
	sem. N/A: desempenho
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	As avaliações são separáveis em avaliação objetiva, onde os dados são quantificáveis ou imparciais, e avaliação subjetiva, onde o resultado depende do julgamento parcial que o coordenador faz. Dessa forma cite como a avaliação subjetiva pode ser subdividida.
		
	
Resposta: Avaliação subjetiva, pode ser subdividida em comportamental e personalidade.
	
Gabarito: Subjetiva absoluta, que compara um modelo definido no contrato de desempenho, e subjetiva relativa, que compara o desempenho de empregados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202063809)
	sem. N/A: Autoconhecimento
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No que se refere à liderança a diferença entre a teoria dos traços e a comportamental é respectivamente:
		
	
	A teoria comportamental propõe que o líder trace um perfil de comportamentos que deve ser adotado inquestionavelmente por seus subordinados enquanto a teoria dos traços define a liderança ideal para cada grupo. 
	
	A teoria dos traços acredita que as características de liderança podem ser adquiridas através de treinamento enquanto a teoria comportamental acredita na sua personalidade que o definem como um líder nato.
	
	A teoria dos traços pode ser aprendida enquanto a teoria comportamental não pode ser aprendida. 
	
	A teoria os traços propõe um processo de formação adequada da personalidade para garantir a liderança enquanto a teoria comportamental propõe educar os líderes através do exemplo. 
	
	A teoria dos traços acredita o indivíduo apresenta na sua personalidade características que o definem como um líder nato enquanto a teoria comportamentalacredita que as características de liderança podem ser adquiridas através de treinamento. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202067766)
	sem. N/A: Liderança
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	São pressupostos verdadeiros sobre a liderança segundo os estudos desenvolvidos pela Universidade de Michigan: I Identificam duas dimensões de liderança a orientação para o funcionário e a outra é a orientação para a produção; I Líderes que enfatizam aspectos técnicos do desenvolvimento das funções dos funcionários são mais orientados para a produção; III Líderes que se preocupam com as necessidades dos funcionários dão ênfase nas relações interpessoais. 
		
	
	I, II e III 
	
	III apenas
	
	I e II apenas 
	
	I e III apenas 
	
	I apenas 
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 06/11/2014 até 25/11/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais