Buscar

resumo rdc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO RDC 54/2012
BROMATOLOGIA – TURMA 3002
PROFESSORA SAMARA MESQUITA
ANA VITORIA TAMIARANA DE OLIVEIRA
FORTALEZA
2018
RDC 54/2012
 A RDC 54/2012 dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. Ela fez com que, a partir do dia 1° de janeiro de 2014, as empresas abrangidas pela resolução promovessem as adequações necessárias nos produtos alimentícios (exceto bebidas alcoolicas, aditivos, especiarias, vinagres, café ou chás que não forneçam valores nutricionais), para que o entendimento do consumidor seja mais claro na hora de fazer suas escolhas.
 As mudanças incluem a forma de uso de termos como light, baixo, rico, fonte, não contém, entre outros. Os alimentos que trouxerem na rotulagem a alegação light, por exemplo, devem ser reduzidos em algum nutriente. Ou seja, o termo só poderá ser empregado se o produto apresentar redução nutricional em comparação com a versão convencional. Isso acaba por facilitar o compreendimento por parte do consumidor leigo, que antes não tinha informações completas e seguras sobre o que realmente estava ingerindo. 
 Também deve-se atentar às porções dos alimentos na rotulagem nutricional, adição de informações como quantidade de ômega 3 e 9, gorduras trans, qualidades e fontes da proteína, etc. 
 Termos como contém, não contém, alto ou baixo teor, “zero”, etc, devem ser esclarecidos de forma facilitada e clara no rótulo do alimento, assim como devem seguir normas prévias, como a porcentagem reduzida de um nutriente/ingrediente específico em requeijão light, ou o “sem adição de sal”, que não deve, de fato, ter nenhuma quantidade de cloreto de sódio extra na composição. 
 A resolução ainda deixa clara a ordem em que os nutrientes devem estar dispostos no rótulo, vindo primeiro os carboidratos, logo após os açucares, quando houver gordura, deve ser especifícada a quantidade de gorduras saturadas, trans, monoinsaturadas, poliinsaturadas e colesterol.
 Todas essas melhorias são para benefício da própria empresa e para o consumidor. Também é notória a facilidade que ela dá ao trabalho do nutricionista, que tem como função auxiliar seus pacientes na hora de fazer as compras e suas preparações. Ajuda a quem não tem tanto acesso à informação, mas deseja saber o que consome numa tentativa de ser mais saudável. Tendo rótulos mais atualizados e completos, a educação nutricional chega nas pessoas por outros meios, como no próprio alimento.

Outros materiais