Buscar

Teoria clássica da administração (1)

Prévia do material em texto

*
Teoria clássica da administração
*
Teoria Clássica da administração
Henry Fayol – França – mesma época do movimento Taylorista
Preocupação: Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e da disposição dos seus órgãos componentes (departamentos) e das suas estruturas.
Anatomia (formas) e fisiologia (funcionamento) da organização.
Abordagem de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as partes componentes (unidades de trabalho) – Ênfase na estrutura organizacional
*
Operações Básicas da Empresa
Fayol: 6 funções empresariais  conjunto de operações que toda a empresa possui
Operação técnica: Relacionada à produção de bens ou serviços da empresa – atividade fim – não considerava a capacidade técnica como a função primordial de uma empresa.
Operação Comercial: compra, venda e permuta de matéria prima e produtos
*
Operações Básicas da Empresa
c)Operação Financeira: É a função que trata da captação e da gerência de capitais – capital necessário para toda e qualquer atividade da empresa – essencial.
d) Operação de segurança: Proteger os bens e as pessoas de problemas como roubo, inundações e obstáculos de ordem social – como greves e atentados.
*
Operações Básicas da Empresa
e) Operação de contabilidade: relacionada aos registros contábeis – revela a situação econômica da empresa – poderoso instrumento de direção.
f) Operação administrativa: coordena e sincroniza as demais funções – distribuída dentro dos níveis hierárquicos. O ritmo da administração é assegurado pela direção com o fim de conduzir a empresa.
*
Funções do administrador - POCCC
Funções Administrativas Planejar - Estabelecer os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções e servirá de base diretora à operacionalização das outras funções. Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. 
*
Funções do administrador - POCCC
Comandar - levar os subordinados a executarem as atividades previstas. Pressupõe relações hierárquicas claramente definidas, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos. Coordenar - A implantação do planejamento seria inviável sem a coordenação das atividades e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas. 
Controlar - Estabelecer padrões e medidas de desempenho que assegurem resultados compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades permite maximizar resultados de acordo com metas e normas estabelecidas. 
*
Qualidades Pessoais para o desenvolvimento de cada função
Físicas: saúde destreza, vigor
Intelectuais: Aptidão para compreender e aprender, discernimento, força e agilidade intelectual.
Morais: Energia, firmeza, coragem de aceitar responsabilidades, iniciativa, decisão, tato, dignidade, lealdade.
Cultura Geral: Conhecimentos variados.
Conhecimentos especiais: relativos à função
Experiência: Conhecimento prático
*
Conceito de Linha e Staff
Órgãos de linha: Responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da organização – possuem autoridade pela posição ocupada na estrutura organizacional.
Órgãos de assessoria (Staff): ligam-se indiretamente aos objetivos básicos da organização através dos setores de linha – autoridade apenas funcional – Não possuem autoridade de cargo conferido pela estrutura organizacional
*
Princípios gerais de administração de Fayol
Divisão do trabalho: Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência e a produtividade.
Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência; responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade – ambas devem estar equilibradas entre si.
Disciplina: Necessidade de estabelecer normas de conduta e de trabalho, válidas para todos os funcionários
*
Princípios gerais de administração de Fayol
Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior – princípio da autoridade única.
Unidade de direção: O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades com os mesmos objetivos.
Subordinação dos interesses individuais aos interesses grupais: Os interesses gerais da organização devem se sobrepor aos interesses particulares
Remuneração do Pessoal: Suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização
*
Princípios gerais de administração de Fayol
Centralização: Concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.
Cadeia Escalar: Linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo – princípio do comando.
Ordem: Deve ser mantida em toda a organização preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar
Equidade: A justiça deve prevalecer também no ambiente de trabalho, justificando a lealdade e a devoção dos empregados à empresa.
*
Princípios gerais de administração de Fayol
Estabilidade e duração ( em um cargo) do Pessoal: A rotatividade tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização – quanto mais tempo uma pessoa permanecer em um cargo, melhor
Iniciativa: Demonstra a capacidade de um funcionário visualizar um plano e assegurar seu sucesso.
Espírito de equipe: O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro das equipes
*
Críticas feitas a Fayol
Pouca originalidade na definição dos princípios gerais da administração
Concepção da organização com ênfase exagerada na estrutura
Insistência na utilização da unidade de comando e centralização da autoridade – influência das antigas concepções militares e eclesiásticas
*
Críticas feitas a Fayol
Abordagem simplificada da organização formal: Não leva em conta os aspectos da dinâmica organizacional e ambiental – abordagem anatômica centrada na estrutura.
Ausência de trabalhos experimentais: teoria clássica fundamentada na observação e no senso comum
Extremo racionalismo na concepção da administração: Por meio dos princípios universalmente aceitos, pode-se obter a eficiência máxima da organização
Abordagem típica da teoria da máquina: organização vista como um sistema mecânico e modelo administrativo fracionado – organização como sistema fechado sem interfaces com o ambiente externo direto ou indireto

Continue navegando