Buscar

PORTFÓLIO GINÁSTICA DE ACADEMIA

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO GINÁSTICA DE ACADEMIA
NOME: Abraão Inácio
RA: 8040300
1) Quais os objetivos dos métodos francês, sueco, alemão e calistênico de ginástica? 
R: 
Método Francês: O propósito era o aprimoramento motor. O controle de energia, o progresso físico completo e o prolongamento da resistência orgânica eram os atributos físicos mais empregados no Métodos Francês, onde as atividades naturais se sobressaíam. 
Método Sueco:
O método sueco designava o progresso do corpo, aptidões didáticas e racionais do indivíduo através de atividades práticas, das mais fáceis as mais profundas. As atividades possuíam influência militar. 
Método Alemão:
Possuía um propósito educacional. De ensino e instrução moral. 
Houve também a introdução de aparelhos portáteis na ginástica, o improviso na atividade corporal, a valorização do ritmo e o contato do corpo com o solo (CARVALHO, 2009).
Método Calistênico:
Efetuado com aparatos leves ou a mãos livres, exercícios caracterizados com ações breves, harmoniosos e abruptos ocorriam ao som de música, objetivando a manutenção de grandes massas musculares, funções e órgãos.
2) Na Grécia Antiga, conforme a conceituação histórica da ginástica, esta adquiriu status de Educação Física, porém havia diferenças entre Atenas e Esparta quanto à forma e aos objetivos da ginástica. Identifique e explique essas diferenças.
R: 
A Ginástica servia como preparação para a guerra em Esparta e educação corporal em Atenas. Os meninos eram instruídos a partir da infância com desígnio bélico em Esparta, minimizando a presença da ginástica nos jogos. Orientados por sábios e ginastas, os moços em Atenas desenvolviam dinâmicas físicas durante a adolescência e concebiam-se em um ambiente onde os filósofos se reuniam e as obras de arte eram comtempladas.

Continue navegando