Buscar

segurança do trabalho

Prévia do material em texto

Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Professor: Eng. Rodrigo Fantasia
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Segurança do trabalho: é o conjunto de medidas que versam sobre condições específicas de instalação do estabelecimento e de suas máquinas, visando à garantia do trabalhador contra natural exposição as riscos inerentes à prática da atividade profissional.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Higiene do trabalho: é uma parte da medicina do trabalho, restrita às medidas preventivas, enquanto a medicina abrange as providências curativas; é a aplicação dos sistemas e princípios que a medicina estabelece para proteger o trabalhador, prevendo ativamente os perigos que, para a saúde física ou psíquica, se originam do trabalho; a eliminação dos agentes nocivos em relação ao trabalhador constitui o objeto principal da higiene laboral.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Obrigações da empresa: cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; instruir os empregados, por meio de ordens de serviço, relativamente às precauções a tomarem no sentido de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; adotar as medidas determinadas pelo órgão regional competente; facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Obrigações do empregado: observas as normas de segurança e medicina do trabalho, inclusive quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais e colaborar com a empresa na aplicação dos dispositivos legais envolvendo segurança e medicina do trabalho.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Insalubridade: são consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condição ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos (art. 189 da CLT); o exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador o direito ao adicional de insalubridade, que será de 40, 20 ou 10%, do salário mínimo regional.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Periculosidade: são consideradas atividades ou operações perigosas aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos, em condições de risco acentuado (art. 193 da CLT); o trabalho nessas condições dá o empregado o direito ao adicional de periculosidade, cujo valor é de 30% sobre seu salário contratual.
HIGIENE DO TRABALHO
A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas.
HIGIENE DO TRABALHO
Do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos como ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. .
HIGIENE DO TRABALHO
Assim um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar.
HIGIENE DO TRABALHO
Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse.
Prevenção – Doenças Ocupacionais
A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.
Condições de Trabalho
A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. Um ambiente de trabalho com temperatura e umidade inadequadas é considerado doentio.
Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com:
Ambiente físico de trabalho, envolvendo: Iluminação, Ventilação, Temperatura, Ruídos.  
Ambiente Psicológico de trabalho, envolvendo: Relacionamentos humanos agradáveis, Tipo de atividade agradável e motivadora, Estilo de gerência democrático e participativo, Eliminação de possíveis fontes de estresse.
Saúde Ocupacional,envolvendo: Estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças.
Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados:
Aplicação de Princípios de ergonomia, envolvendo: Máquinas e equipamentos adequados às características humanas, Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas, Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano.   
Desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos
Desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica.
Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional.
Principais problemas de saúde nas organizações:
Automedicação sem cuidados médicos adequados.
Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos.
Hábitos alimentares inadequados:obesidade ou perda de peso.
Estresse no trabalho.
Principais problemas de saúde nas organizações:
Exposição a produtos químicos perigosos,  como ácidos,  soda, gases...
Exposição a condições ambientais frias, quentes, contaminadas, secas, úmidas, barulhentas, pouco iluminadas, etc.
Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo ,etc.
AIDS: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças.
O que é acidente de trabalho ?
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Equiparam-se a acidentes de trabalho:
o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho
o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho.
doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho.
Causas do acidente de trabalho
I. ato inseguro é o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.
Causas do acidente de trabalho
II. Condição Insegura é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.
Equipamento de Proteção Individual (EPI)
é todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, que visa proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Todo trabalhador exposto a riscos é obrigado a utilizar EPI, responsabilizando-se por sua guarda e conservação e devendo avisar o empregador sempre que o EPI apresentar defeitos ou problemas. Os mais comuns são: protetores auriculares, luvas, máscaras, calçados, capacetes, óculos, e vestimentas.
A NR 6 da Portaria 3.214/78 regulamenta o uso de EPIs
O empregador deve fornecer obrigatoriamente aos empregados o EPI, de forma gratuita, para protegê-los contra riscos de acidentes do trabalho e danos à saúde.
EPI só será disponibilizadopara venda mediante certificado do MTb, devendo estar em perfeito estado de conservação e funcionamento;
Empregador e seus prepostos devem fiscalizar o uso dos EPIs;
EPIs devem ser adequados à atividade do trabalhador;
Empregador deve dar treinamento ao empregado, para o correto uso do EPI;
Empregador deve tornar o uso obrigatório de EPI, devendo, inclusive, impor sanção imediata ao empregado que não o utilizar (a hipótese, aliás, sujeita o empregado à demissão por justa causa, conforme o caso);
EPIs danificados devem ser imediatamente substituídos
Exemplos de EPI:
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC):
como o próprio nome já diz, são equipamentos utilizados para proteção coletiva de trabalhadores expostos a risco. Os mais comuns são: enclausuramento acústico de fontes de ruído, ventilação dos locais de trabalho, extintor de incêndio, proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos (conforme NR 11), cabine de segurança biológica, capelas químicas, e cabine para manipulação de radioisótopos.
Exemplos de EPC