Buscar

Aula 1 – A Supervisão Pedagógica - Conceitos e Especificidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Supervisão e Orientação Pedagógica 
Aula 1 – A Supervisão Pedagógica: Conceitos e Especificidades 
Objetivos da aula: 
1. Identificar os significados das palavras Supervisão e Coordenação, a partir de suas definições;
2. Estabelecer relação entre os significados encontrados para as palavras supervisão, coordenação e orientação pedagógica; 3. Conceituar os termos supervisionar/coordenar a partir de seus significados e suas especificidades.
Antes de começar nossa aula, sugerimos que você pesquise em um dicionário, o significado das palavras supervisão, coordenação e orientação e registre em seu caderno de notas. Buscando estabelecer relação teoria e prática, no tocante a atuação do Supervisor e Orientador Pedagógico, busque em seu caderno de notas as anotações registradas como respostas à pergunta: O que faz um supervisor, e um Orientador Educacional na Escola? Trabalhe as respostas de forma a identificar as funções que foram mais vezes citadas. Faça um paralelo com os conteúdos da aula e não esqueça, registre em seu caderno de notas suas conclusões.
Conversando sobre as diversas denominações
 
Até o final da década de 90 foram diversos os modos de identificar a ação supervisora, tanto nos Estados (como nomenclatura para designar o cargo), como nas escolas. Incluem-se nessas terminologias as expressões: supervisão, supervisão educacional, supervisão escolar, supervisão pedagógica, coordenação, coordenação pedagógica, coordenação de turno, coordenação de área ou de disciplinas, orientação pedagógica, entre outras.
Observando esses tantos termos: Supervisão educacional – o termo propõe que as atividades extrapolem as atividades da escola, alcançando os aspectos estruturais e sistêmicos da educação. Supervisão escolar – supõe-se supervisão tanto dos serviços administrativos como pedagógicos, confundindo as ações com as do Diretor (gestor). Coordenação – pode-se dizer que é uma das condutas supervisoras, significa trabalhar para que os elementos funcionem de modo articulado. Quando a nomenclatura se refere a turno, está abordando o caráter administrativo e pedagógico de um determinado turno. Quando se trata de uma área ou disciplina, está se referindo às articulações possíveis entre conteúdos e métodos de ensino no âmbito de uma determinada área ou disciplina. Sem discriminar as outras funções, elegemos a expressão Supervisão Pedagógica por considerar a abrangência e especificidade da ação do Supervisor Pedagógico, que entendemos ficar, assim, melhor contemplado.
E o que significa o termo Supervisão? Vamos analisar a epistemologia (Teoria ou ciência da origem, natureza e limites do conhecimento /michaelis.uol.com..br) do nome supervisão: O prefixo “super” unindo-se à “visão” designa o ato de ver o geral ou seja, visão ampla, superior, não em termos de hierarquia, mas em perspectiva de ângulo de visão, para que o Supervisor possa “olhar” o conjunto dos elementos e seus elos articuladores nas ações específicas da escola. 
Segundo Rangel (2008, p. 77) “O qualificativo ‘pedagógico’ tem como significante o estudo da prática educativa, o que reforça o estudo como núcleo da orientação supervisora.” A Supervisão pedagógica, então, supõe a supervisão dos processos pedagógicos na escola, remetendo a uma perspectiva de movimento. Ressaltamos, dessa forma, que todo serviço pedagógico é também educativo. 
Para qualificar o entendimento das especificidades da atuação do Supervisor Pedagógico, precisamos fazer a junção dos significados de todos esses termos, pois: - O uso do termo Supervisão pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ”olhar sobre” o pedagógico oferece condições de coordenação e orientação. Segundo Hass (2000) apud Batista (2009) “(...) a ação do supervisor pedagógico pressupõe uma disponibilidade para transitar entre os diferentes cenários e espaços, encontrando projetos diversos (às vezes antagônicos), construindo caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca, entendendo os constituintes do grupo coordenado como pares legítimos e, institucionalmente, os partícipes de um dado projeto político pedagógico.” Nota importante: A ação da Supervisão e Orientação Pedagógica pode se configurar como uma prática social: - Caracterizada pela mediação técnico-pedagógica; - Traduzindo a consideração pelos sujeitos envolvidos e sua história; - Com o compromisso com um projeto educativo que esteja sintonizado com o diálogo com e entre os diferentes; - Que assume o trabalho coletivo como importante estratégia de trabalho; - Que investe em um processo de planejamento baseado na cooperação e na troca de saberes e experiências. A Supervisão e Orientação Pedagógica é o lugar, também, do sujeito que se forma ao participar da formação de outros sujeitos. Essa é a premissa básica do trabalho da supervisão pedagógica: Trabalhar na formação continuada dos professores e equipe, como atores do processo ensino e aprendizagem.
O Objeto da Ação Supervisora
O objeto específico da supervisão escolar na escola é o processo de ensino-aprendizagem e, desta forma inclui: currículo; programas; planejamento; métodos de ensino; avaliação; recuperação. Nesses processos observamos os procedimentos da supervisão pedagógica buscando a integração e orientação, através de estudos, com troca de significados. Vale lembrar: Especificidades da ação do Supervisor Pedagógico: a) constitui-se liderança técnico-pedagógica; b) pauta-se pelo desenvolvimento de ações democráticas; c) produção e articulação da crítica entre contexto, teoria e prática educativa; d) construção de caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca entre os professores na escola; e) assunção da formação como processo contínuo; f) parceria político-pedagógica com professores e equipe. Atenção: Nesta etapa de nossos estudos, acreditamos que é importante que você leia cada uma dessas especificidades e busque traduzir os conceitos contidos nelas com as suas palavras. Não se esqueça de registrar em seu caderno de notas, pois essas observações serão úteis na hora da revisão da aula. 
Não podemos nos esquecer de que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, a supervisão pedagógica também incorpora a coordenação de pesquisa que, de algum modo, são suscitados pelos problemas do cotidiano, acabando por envolver estudos sistematizados. Através da pesquisa o Supervisor Pedagógico pode motivar, mobilizar e aproximar os professores, assim como outros setores da escola, no sentido de buscar análise conjunta, crítica e sistemática dos casos e experiências do cotidiano. Até aqui, já juntamos elementos suficientes para propor que você busque os significados das palavras supervisão, coordenação e orientação, vistos no início da aula, faça uma junção deles. Não se esqueça de anotar em seu caderno de notas. Agora vamos construir um conceito para o serviço de supervisão e orientação pedagógica.
Muito bem, não é tão difícil, estão todos no texto da aula. Nesse momento, vamos trazer alguns conceitos prontos: “Serviço que visa assegurar a ação técnico-pedagógica da escola, assim como a eficiência e eficácia do processo de ensino, oferecendo condições de ensino e facilitando o relacionamento entre professor e aluno.” (Paola Gentile) “Processo de acompanhamento e assistência a ação docente.” (Luck, 2002) “Parceria político pedagógica para integração e formação continuada com interação de saberes para melhoria do processo ensino e aprendizagem.” (Autor desconhecido) “Serviço que incumbe-se de garantir, orientar e auxiliar a formação, a fim de que os professores desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades, renovando conhecimentos, repensando a práxis educativa, buscando novas metodologias de trabalho, aliando teoria e prática.” (Miziara, 2004). Então, vamos comparar esses conceitos fazendo análise da realidade (pesquisa realizada) e também dos conceitos teóricos. Podemos observar se o conhecimento que as pessoas trazem sobre o que é o fazer da supervisãoe orientação pedagógica está próximo dos conceitos teóricos. Na próxima aula vamos aprofundar mais um pouco nossa visão, observando o contexto histórico da atuação supervisora na educação.
	Buscando estabelecer relação teoria e prática, no tocante a atuação do Supervisor e Orientador Pedagógico, faça uma sondagem, pergunte a colegas e parentes sobre o que entendem que são as funções do Supervisor pedagógico na escola. Faça a seguinte pergunta: O que faz um Supervisor pedagógico na escola? Trabalhe as respostas de forma a identificar as funções que foram mais vezes citadas. Faça um paralelo com os conteúdos da aula e não esqueça, registre em seu caderno de notas suas conclusões.
Síntese da aula
Observou o significado das várias denominações que são utilizadas na identificação do profissional Supervisor e Orientador Pedagógico;
Situou o fazer do Supervisor e Orientador Pedagógico na escola;
Analisou criticamente os significados das várias denominações do Supervisor e Orientador Pedagógico, juntamente com as especificidades do seu fazer, podendo, então, criar um conceito para o serviço de Supervisão e Orientação Pedagógica.
O que vem na próxima aula
A função supervisora e a idéia de supervisão;
A profissão do Supervisor e suas representações ao longo do tempo;
As etapas de construção histórica da profissão do Supervisor e Orientador Pedagógico.
Exercíco de Fixação
		1.
		A ação supervisora tem recebido diversas denominações, dentre elas podemos citar:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Gestão escolar, coordenação de grupos e supervisão.
	
	 
	Orientação pedagógica, coordenação pedagógica e supervisão escolar.
	
	
	Orientação, direção e supervisão.
	
	
	Direção, gestão e orientação.
	
	
	Coordenação, gestão e direção.
	
	
	
		2.
		Podemos afirmar que o objetivo específico da ação supervisora na escola é:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Envolver os alunos em estudos sistematizados.
	
	
	Controlar os processos para que não haja desvios na efetivação do currículo
	
	
	Incumbir-se de garantir, orientar e auxiliar os pais na relação com os filhos.
	
	 
	Estabelecer parceria com a equipe docente para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
	
	
	Desenvolver um olhar sobre as ações dos pais e vizinhança da escola.
	
	
	
		3.
		Através da pesquisa o Supervisor pedagógico pode motivar, mobilizar e aproximar os professores, assim como, outros setores da escola, no sentido de buscar análise conjunta, crítica e sistemática dos casos e experiências do cotidiano. Nesse caso sua ação tem o caráter de estabelecer a relação:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Gestor - professor - gestor.
	
	
	Conhecimento - controle.
	
	
	Significados - conhecimentos
	
	 
	Prática - teoria - prática.
	
	
	Professor - aluno - professor.
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		4.
		O que não podemos esquecer quando tratamos das especificidades do fazer da Supervisão pedagógica, é que a escola também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. Dessa forma, podemos dizer que a Supervisão pedagógica também incorpora:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O cumprimento do planejamento.
	
	
	Cumprimento das políticas.
	
	
	A regulação dos programas.
	
	 
	A coordenação de pesquisa através do estudo dos problemas do cotidiano.
	
	
	Uma atuação de controle do currículo.
	
	
	
		5.
		O uso do termo Supervisão Pedagógica refere-se à abrangência da função, cujo ¿olhar sobre¿ o pedagógico oferecendo condições de coordenação e orientação no processo. Então, esse olhar sobre se refere:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Acompanhar o processo didático obedecendo os critérios das secretarias.
	
	
	Levar a equipe de gestão a ver a realidade local. .
	
	 
	Acompanhar as ações docentes sem deixar de perceber o entorno que envolve a prática docente.
	
	
	Buscar um número maior de oportunidades de leitura do professorado.
	
	
	Observar as políticas e o seu cumprimento.
	
	
	
		6.
		Sabemos que o supervisor na escola tem recebido inúmeras denominações, nós elegemos a expressão Supervisão Pedagógica para tratar desses profissionais por considerar a abrangência e especificidade da ação do Supervisor pedagógico, pois entendemos que assim fica melhor contemplado. Observando a epistemologia do termo, o prefixo -super- unindo-se à -visão- designa o ato de ver o geral, então essa escolha se justifica por ser o supervisor:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	O elemento que faz o controle de todo o processo de ensino aprendizagem.
	
	
	O administrador das questões que envolvem o processo de ensino e aprendizagem.
	
	
	O analista e observador da equipe de gestão da escola
	
	 
	O elemento que faz a supervisão dos processos pedagógicos na escola, tendo que ter um olhar macro para as questões que envolvem o processo ensino e aprendizagem.
	
	
	O orientador para o cumprimento das políticas públicas.

Outros materiais