A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
NUTRICAO APLIC A ENFERMAGEM QUESTIONÁRIO UNIDADE I UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 2

NUTRICAO APLIC A ENFERMAGEM QUESTIONÁRIO UNIDADE I
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	"Assistência Pré-Natal" é um conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados a proteger o binômio feto/mãe durante a gravidez, parto e puerpério, tendo como principal finalidade a diminuição da morbi-mortalidade materna e perinatal (OMS). A Tabela 3 mostra a porcentagem de nascidos vivos em relação ao número de consultas pré-natais que a mãe realizou.
Referência: Kilsztajn, S. Assistência Pré-natal, baixo peso e prematuridade no Estadode São Paulo. Rev Saúde Pública; 2003, 37(3):303-10.
I1 – idade materna < 24 anos
I2 – idade materna > 34 anos
C1 – não casada
C2 – casada
E1 – 0 a 7 anos de estudo materno
E2 - + de 8 anos de estudo materno
N1 – 1º e 4º filhos ou mais
N2 – 2º ou 3º filhos.
 
Em relação à Assistência Pré-natal, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
As mães casadas e que fizeram mais de 7 consultas pré-natal tiveram os melhores resultados obstétricos.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A manutenção do peso corporal dentro dos padrões de normalidade tem-se constituído uma busca constante. De maneira simples, é possível entender o peso corporal como o resultado da relação entre a ingestão de energia e o gasto energético que caracterizam balanço energético. Assinale a alternativa correta em relação ao balanço energético:
I. Um  balanço energético  negativo implica em perda ponderal de peso
II. Um balanço energético positivo implica em ganho de peso ponderal
III. Um balanço energético neutro implica em manutenção do peso ponderal
IV. Um balanço energético positivo implica em catabolismo
V. Um balanço energético negativo implica em anabolismo .
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Somente IV e V são erradas
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A principal chave para desenvolver um guia alimentar é a identificação dos problemas de saúde pública mais relevantes na população estudada, e a determinação de quais deles estão relacionados com a dieta. Em 1995, a Food and Agriculture Organization (FAO) e a World Health Organization (WHO) realizaram uma conferência articulada, traçando diretrizes para o desenvolvimento dos guias alimentares (Soares et al, 2006).Um guia alimentar tem como função:
I. Oferecer visão individual da dieta
II. Promover e manter a saúde de indivíduos
III. Ser prático e dinâmico.
IV. Oferecer calorias e nutrientes específicos 
A partir da leitura do texto e das funções acima destacadas assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As alternativas I e III são erradas
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Denomina-se pré-escolar a criança na faixa etária entre 1 e 6 anos. A fase pré-escolar caracteriza-se por menor ritmo de crescimento com relação ao primeiro ano de vida. A desnutrição na fase pré-escolar pode levar a alterações físicas, funcionais e anatômicas, repercutindo negativamente no crescimento e desenvolvimento da criança, apatia, retardo da linguagem, diminuição da capacidade de concentração e baixa resposta a estímulos.
Em relação à criança em idade pré-escolar, assinale a alternativa errada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Nesta fase não deve haver preocupação e investigação sobre a carência de ferro (anemia ferropriva), pois ocorre nesta fase a introdução de novos alimentos no lugar do leite, que é pobre em ferro;
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	Durante a gestação a mama é preparada para amamentação e sofre modificações sob a ação de diferentes hormônios mamotróficos. Nesse período ocorrem aumento do volume da mama, aumento e hiperpigmentação da aréola, proliferação dos ductos e lóbulos, além do desenvolvimento completo do sistema alveolar. Após o parto e a expulsão da placenta, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e assim os hormônios lactogênicos desempenham suas funções. A ejeção do leite humano ocorre a partir da ação do seguinte hormônio e sua respectiva função:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Ocitocina-contração das células mioepiteliais ao redor dos alvéolos mamários
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia o texto abaixo e responda ao que se pede:
Os carboidratos simples são aqueles com estrutura química molecular de tamanho reduzido. Fazem parte deste grupo os monossacarídeos, os dissacarídeos e os oligossacarídeos. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Os carboidratos complexos correspondem àqueles com estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos. Devido ao tamanho de sua molécula, são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.
Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=0&id=246
Assinale a alternativa falsa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A maltose é encontrada nas frutas.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia os textos abaixo para responder a questão proposta.
1. A anemia por deficiência de ferro representa um dos maiores problemas nutricionais presentes em todo o mundo, afetando, sobretudo, indivíduos de países em desenvolvimento. Da população mundial, estima-se que 66% a 80% sejam deficientes em ferro, e por volta de 30% são anêmicos, o que equivale a 2 bilhões de indivíduos. Entre essa população, alguns grupos são mais acometidos, a saber, os lactentes, pré-escolares, adolescentes, gestantes e mulheres em idade fértil (World Health Organization. Battling iron deficiency anemia. The challenge. [cited 2003 Nov 26]. Disponível em: http://www.who.int/nut/ida.htm).
2. No Brasil, a prevalência de anemia ferropriva depende de características regionais, tendo-se observado nas últimas décadas aumento significativo de prevalência e gravidade, em todas as regiões do país, independente do nível econômico. Estudo nacional realizado com crianças menores de doze meses que freqüentavam unidades da rede básica de saúde em 12 centros urbanos brasileiros localizados nas cinco regiões geográficas do país, aponta prevalência de anemia de 65,4%. (Spinelli MGN, Marchioni DML, Souza JMP, Souza SB, Szarfarc SC. Fatores de risco para anemia em crianças de 6 a 12 meses no Brasil. Rev Panam Salud Publ/Pan Am J Public Health. 2005;17(2):84-90).
Para os indivíduos que apresentam essa carência nutricional, recomendam-se os seguintes alimentos considerados fontes de ferro:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Feijões, folhas verdes, melaço e fígado
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O leite humano é formado por misturas altamente complexas, sendo atualmente, caracterizado com mais de 200 constituintes. A composição do leite materno varia de uma mãe para outra, de um período de lactação para outro, durante as horas do dia, idade gestacional (pré-termo), esvaziamento da mama. As variações de mãe para mãe são afetadas por variáveis como a idade materna, paridade e saúde. Em relação à composição do leite materno sabe-se que:
I – o leite humano tem composição variável de acordo com o estágio de lactação, podendo ser chamado de: colostro e leite maduro.
II – o colostro é o primeiro produto da secreção láctea da nutriz e é secretado nos primeiros 5 dias após o parto. Sua composição é diferenciada pois ele é rico em vitamina C, por isso é mais amarelado e denominado a 1ª vacina do bebê. Além disso, o colostro é 3 x mais rico em proteína.
III – o leite maduro é o leite que já possui uma composição definida, é produzido a partir do 5º dia, e esse leite irá apresentar uma quantidade de proteína menor que o colostro.
IV – O leite humano possui em torno de 70 kcal/100ml, sendo os lipídios o principal substrato energético. Em relação aos lipídios sabe-se que o leite materno provê ácidos graxos essenciais,