Buscar

Atividade 2 RH I Unigranet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	
	
ATIVIDADE
	01. Qual a visão, atuação da ARH na pequena, média e na grande organização? Como se dá o desenvolvimento das Políticas; 
Na pequena: geralmente não há um setor específico e as políticas são executadas pelo proprietário da empresa. Aqui há o paternalismo, faltam políticas de RH padronizadas. 
Na média: O setor de RH existe mas funciona precariamente por causa dos custos para manter esse departamento. As políticas de RH são realizadas pelo proprietário ou, outras vezes, por um gerente ou com assessoria externa. Nesse caso as políticas de RH são padronizadas por causa do número de empregados e não por recursos humanos, pessoas realmente.
 Na grande: Existe um setor estruturado que cuida de recrutamento e seleção de pessoas, salários, treinamentos, benefícios, etc. Em qualquer um dos casos a ARH deveria funcionar bem, bastando que o administrador, seja ele proprietário ou não, tenha gosto pela profissão e deseje o bem da empresa, dos funcionários e clientes. Enxergando melhor qual o caminho para que a empresa se desenvolva com funcionários satisfeitos e clientes satisfeitos.
02. Na aula 03, referenciamos Antonio Carlos Gil (2002, p.30), e destacamos a transição da administração tradicional de recursos humanos para a gestão inovadora de pessoas. Faça uma apreciação crítica sobre pelo menos 03 aspectos; 
Na visão inovadora de ARH, o administrador deixa de apenas executar para se integrar à equipe, traçando estratégias para melhorar o desenvolvimento dessa equipe. Através da integração com os membros, identificando suas falhas, suas melhores aptidões, os líderes e utilizando isso em favor da empresa e dos funcionários, criando um clima harmonioso, onde todos tem prazer em exercer suas funções.
03. De que forma, uma Gestão de Pessoas pode passar a ser GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS? Justifique sua resposta;
Da forma descrita acima, na questão anterior. O gestor deixando de ser apenas aquele que troca cargos, que demite, que pune, passando a ser o que interage, observa, vê aptidões e, assim, traça estratégias para a empresa.
04. Na visão contemporânea de recursos humanos, a gestão de pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que a gestão de pessoas é responsabilidade tanto da área de RH quanto dos gerentes, que têm pessoas ou equipes sob sua responsabilidade. Essa divisão de responsabilidades corresponde a um modelo descentralizado de gestão de pessoas, que tem dentre suas vantagens: 
A - proporcionar forte integração intradepartamental e desmonopolizar as decisões de gestão de pessoas; 
XB - favorecer a administração participativa e promover a visão estratégica; 
C - incentivar a especialização e adequar as práticas de gestão de pessoas às necessidades individuais; 
D - focalizar a função de RH em um conjunto único e integrado e tornar a área de RH uma consultora interna; 
E - delimitar a área de RH e diminuir os conflitos entre as áreas.
05. Com relação à administração de recursos humanos (RH) nas organizações, analise a frase:
Para que a atuação estratégica do administrador de RH seja realizada em totalidade e gere resultados de alto valor para a organização, é necessário que ele tenha conhecimentos normativos ou legalísticos, além de realizar as funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.
( ) verdadeiro ( X ) falso
 
ATIVIDADE
01. Conceitue as Políticas: Recrutamento - Seleção; 
Recrutamento é o processo de atrair os talentos desejados, mediante o perfil previamente estabelecido. Já seleção é o momento da decisão, da escolha do melhor candidato para ocupar o cargo disponível, ou seja, vamos recrutar e depois selecionar. Todos são essenciais e caminham para que a organização tenha uma adaptação ao ambiente, mais os fatores que mais me chamou a atenção foram: 1 – onde se dava ênfase à experiência amplia para uma valorização nas competências e nas habilidades técnicas, humanas e conceituais. 2 – o recrutamento como atividade do RH, passa como uma necessidade organizacional. 3 – ARH e recrutamento como despesa e passa ARH e recrutamento, seleção e como um centro de lucro. 4 – As técnicas tradicionais passam como técnicas inovadoras de seleção. 
02. Liste as etapas de um processo de Recrutamento e Seleção; 
1 – Surgimento da vaga
 2 – Aprovação da vaga
 3 – Elaboração do perfil do candidato
 4 – Divulgação da vaga
 5 – Recebimento do currículo ou dos candidatos
 6 – Pré-seleção
 7 – Seleção
 8 – Decisão
 9 – Contratação
 10 – Efetivação.
03. Caracterize Anúncio de Emprego e comente sobre os tipos que podem se apresentar;
Aberto: apresenta o nome da empresa, identifica o empregador. Tem como vantagem divulgar a marca da empresa e atrair grande número de candidatos.
Fechado: omite o nome e os dados diretos da empresa. Tem como vantagem evitar curiosos.
Semi- aberto: aparece o nome da empresa e omite o endereço. Solicita que o currículo seja enviado para o órgão divulgador ou agencia de colocação.
04. Elabore um anúncio Aberto, para o cargo de GERENTE DE VENDAS, para Uma LOJA DE PRODUTOS TECNOLÓGICOS, na sua cidade. Faça um anúncio atrativo... Use da Criatividade. 
A TECMAC está recrutando pessoas para o cargo de gerente de vendas. O candidato deve ter experiência em vendas, saber oferecer bem o produto, conhecer o produto e atender muito bem os clientes. Interessados Procurar a TECMAC no endereço: Rua a, nº 38 ou pelo email: tecmac@informatica.com.br.
05. A correta alocação de pessoas nos cargos requer um alinhamento entre as características dos cargos e das pessoas que irão ocupá-los. No processo realizado pela empresa para trazer pessoas do mercado, a fase que consiste em uma comparação ou escolha entre candidatos é:
A - a triagem
XB - a seleção
C - o recrutamento
D - o treinamento

Continue navegando