Buscar

ED 1 - Fisiologia Cardíaca e Metabolismo Intermediário (2018.2)

Prévia do material em texto

ED Nutrição e Atividade Física
1 – Explique o que é Shunt Vascular.
Shunt vascular é o processo de redistribuição do sangue, como ocorre durante a atividade física. Durante o repouso, somente um percentual pequeno de sangue é direcionado aos músculos (15%) e na atividade física, ocorre aumento do débito cardíaco. Desta forma, arteríolas e esfíncteres pré-capilares vasodilatam no músculo esquelético aumentando o fornecimento de sangue para os músculos, e realizam vasoconstricção nos órgãos, diminuindo o fornecimento de sangue para os mesmos. O cérebro não tem variação de ejeção.
2 – Cite os principais motivos de ser contra indicado exercício físico intenso logo após uma grande refeição.
Esportes devem ser evitados logo após as refeições porque, quando o estômago está processando os alimentos, muito sangue é direcionado para a área para ajudar na absorção de nutrientes. Então, se você faz uma atividade muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão.
3- Defina débito cardíaco.
Débito cardíaco (Q) é o volume de sangue ejetado pelo coração no intervalo de 1 minuto (em repouso= 5L), ou seja, é a soma de todos os volumes sistólicos (VS) ocorridos em 1 minuto. Desta forma, ela pode se alterar de acordo com a frequência cardíaca (FC) e volume sistólico, já que DC= FC x VS.
4 – Quais são os substratos energéticos e fale sobre sua utilização dependendo do tipo e intensidade do exercício.
Para necessidade de energia imediata, como na prova de 100 metros rasos, são utilizadas meio anaeróbios, como reservas de ATP e também fosfocretatina (que clivada regenera ATP à partir de ADP), gerando energia por poucos segundos. Além disso, é ocorre a glicolise anaeróbia por falta de suprimento adequado de oxigênio, gerando ATP e lactato. O lactato acidifica o sangue e causa a fadiga muscular, fazendo com que a energia dure poucos segundos. Em exercícios de menor intensidade, em que há adequado suprimento de O2, a energia é produzida por via aeróbia, onde os macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) são metabolizados, produzindo energia de forma mais duradoura. 
5 – A câimbra é uma contração muscular involuntária que causa dor e desconforto em muito atletas. Explique a possível correlação desse evento com o exercício anaeróbio.
	As câimbras ainda não possuem uma explicação definida, porém uma das hipóteses é que seja ocasionada pelo acúmulo de ácido láctico. Quando fazemos um exercício pesado, o nosso corpo consome mais oxigênio que o normal. Para conseguir continuar esse esforço mesmo sem oxigênio, nosso corpo vai para a via da fermentação láctica, produzindo ATP sem a presença de O2. Porém essa fermentação ocasiona o acúmulo de lactato no músculo, ocasionando a alteração do pH (deixando-o menor), podendo assim ocasionar as câimbras. 
6 – Durante o jejum prolongado qual o principal hormônio atuando na região do metabolismo? Explique como ele age.
O hormônio atuante é o glucagon. A baixa da glicemia estimula a secreção desse hormônio, que age sinalizando para o corpo a necessidade da mobilização das reservas de glicogênio. O seu órgão alvo é o fígado, o glucagon é capaz de inibir a síntese de glicogênio e de ácidos graxos, e estimular a gliconeogênese nesse órgão, onde grande quantidade da glicose “gerada” será liberada para o sangue a fim de manter a glicemia.
7 – Explique a frase: “os efeitos da atividade física são iguais ao da inanição”.
	Pode-se dizer que é semelhante pois durante a atividade física, normalmente, não estamos consumindo alimentos, o que ocasiona no consumo das nossas reservas (por isso emagrecemos, já que nossas reservas energéticas estão sendo “queimadas”), e isso também ocorre na inanição, já que não há o consumo de alimentos adequados e por isso nossas reservas são consumidas, a fim de manter nosso corpo nas condições “ideais”.

Continue navegando