Buscar

processo civil 2 AVALIANDO APRENDIZADO 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603228661)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Marque a opção correta em relação à confecção dos pedidos:
		
	
	Não podem ser cumulados pedidos de procedimentos incompatíveis.
	
	É possível formular pedidos genéricos quando a determinação do mesmo depender de ato que precise ser praticado pelo réu.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Os pedidos poderão ser aditados ou modificados pelo autor até a citação sem a necessidade de concordância do réu.
	
	É possível formular pedidos genéricos quando sua individualização é impossível no momento de propositura da ação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605520222)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Analise as seguintes assertivas e marque a verdadeira
		
	
	Incumbe às partes prover as despesas dos atos que realizarem ou requererem no processo, antecipando-lhes o pagamento, desde o início até a sentença final ou, na execução, até a plena satisfação do direito reconhecido no título. No entanto, a pessoa natural brasileira, com exclusividade, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça. Como é um direito, o pedido de gratuidade da justiça pode ser formulado em qualquer momento ou fase do processo pelas partes
	
	A parte será representada em juízo por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. Assim, é necessário que a parte outorgue poderes a quem tem capacidade postulatória, por meio de procuração geral para o foro, instrumento que uma vez assinado pela parte, habilitando o advogado a praticar todos os atos do processo, inclusive receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica.
	
	Ocorre intervenção de terceiros quando o processo é composto por duas ou mais pessoas, seja no polo passivo, seja no polo passivo podem litigar. No entanto, para que seja viável e possível o intervenção de terceiros é necessário que haja comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; que entre as causas haja conexão pelo pedido ou pela causa de pedir; que ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito
	
	Os honorários constituem direito do advogado e têm natureza alimentar, com os mesmos privilégios dos créditos oriundos da legislação do trabalho, sendo vedada a compensação em caso de sucumbência parcial. Por essa razão, a concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência.
	
	Apenas em raras exceções é lícito à parte postular em causa própria quando tiver habilitação legal, pois é muito difícil o advogado não se envolver emocionalmente nas causa em que for parte, situação que pode comprometer sua postura profissional. Quando postular em causa própria, incumbe ao advogado: declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações; comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603180693)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	O prazo para a Fazenda Pública oferecer contestação no rito ordinário é de:
		
	
	30 dias
	
	60 dias
	
	90 dias
	
	15 dias
	
	45 dias
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603228950)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	.(ENADE2006)(0,5)Figueiredo Dias, ao tratar do direito processual constitucional, afirmou que as normas constitucionais de processo deixam de ser vistas como simples princípios programáticos, meras diretrizes dirigidas ao legislador ordinário que este pode afeiçoar a sua vontade, suposto que fosse formado pelo processo constitucionalmente prescrito [...] tende por quase toda parte a ver-se na Constituição verdadeiras normas jurídicas que proíbem a lei ordinária, sob pena de inconstitucionalidade material, que contenha uma regulamentação eliminadora do núcleo essencial daquele direito. (FIGUEIREDO DIAS, Jorge. Direito Processual Penal. Coimbra: Coimbra Editora, 1974. v. 1, p. 75) Imagine a seguinte regra: se o réu, citado pessoalmente, e não estando preso, for revel, não há necessidade de que seja intimado dos atos posteriores do processo, nem que lhe seja nomeado defensor. Levando em conta o texto transcrito e o fato de a Constituição brasileira consagrar o direito ao contraditório, a regra : 
		
	
	E)não poderia ser aplicada ao processo trabalhista porque nele não se admite a revelia por parte da empresa que, sempre, figura como ré nas ações. 
	
	B)poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque o direito ao contraditório, por ser um princípio constitucional genérico, conserva um caráter programático. 
	
	D)não poderia ser aplicada ao processo penal porque, mesmo em casos de revelia, o acusado tem direito a ser intimado pessoalmente de atos posteriores do processo, por ser adotado contraditório pleno. 
	
	C)poderia ser aplicada ao processo civil quando envolvesse interesses disponíveis, porque há observância do contraditório com a ciência do processo feita com a citação, dando-se ao réu a oportunidade de reação. 
	
	A)não poderia ser aplicada a qualquer ramo do processo, porque sempre estaria sendo afetado o núcleo essencial do direito ao contraditório estabelecido na Constituição. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603237239)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
		
	
	apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
	
	impugnação ao valor da causa e exceção .
	
	contestação e reconvencão em petições distintas.
	
	reconvenção e exceção de contrato não cumprido.
	
	contestação e reconvenção na mesma peça processual.

Mais conteúdos dessa disciplina