A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Av Parcial Pedagogia nas Instituições não escolares

Pré-visualização | Página 9 de 9

No novo paradigma, a criatividade, a capacidade de se comunicar, de resolver problemas, de se antecipar aos problemas, de analisar os processos, buscar soluções é exigida dos trabalhadores. Esse novo perfil é bastante distante do trabalhador fordista, que executava sem refletir as tarefas prescritas e previstas para o seu posto de trabalho.
Em uma perspectiva crítica, é possível afirmar que ao capital interessa uma formação profissional esvaziada de sentido e voltada para o aumento da produtividade, para a competitividade, objetivando o acúmulo e a sobrevivência do capital. (MAZZAFERA, 2010, p. 21).
Nesse sentido, é fundamental que os pedagogos comprometidos com os processos de transformação social busquem desenvolver uma proposta de formação profissional contra hegemônica, colocando em ação uma educação voltada para os processos de emancipação dos trabalhadores. Esta ação educativa deve se caracterizar por:
I. Evitar formas de atuação vinculadas à doutrinação, ao convencimento e ao mero treinamento.
II. Priorizar a elevação da escolaridade dos trabalhadores, valorizando a educação geral, bem com a integração da formação geral e específica.
III. Orientar a formação para o atendimento às necessidades imediatas da organização e do mercado de trabalho
IV. Buscar superar uma visão produtivista e mecanicista de educação
 Assinale a opção correta:
Resposta: apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Libâneo (2001) apresenta um conceito ampliado de educação e afirma que ela compreende processos, estruturas e práticas voltados para o desenvolvimento de pessoas e grupos em um contexto de relações entre classes sociais, visando à formação humana.
Para este autor, a prática pedagógica:
Envolve o processo de assimilação de saberes, valores, hábitos e atitudes, por meio dos quais a cultura vai sendo internalizada.
È uma prática intencional, que inclui as finalidades da formação, isto é, onde estão presentes a visão de mundo e os valores do educador.
É uma prática neutra, independente da sociedade da qual faz parte.
Assinale a opção correta:
Resposta: apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
EXPLICAÇÃO:
Libâneo (2001, p.7) apresenta um conceito ampliado de educação e afirma que ela compreende processos, estruturas e práticas voltados para o desenvolvimento de pessoas e grupos em um contexto de relações entre classes sociais, visando à formação humana. A educação, então, é uma prática social que modifica as pessoas em diferentes dimensões: físicas, mentais, espirituais, culturais.
Para o autor, a educação se relaciona aos processos de assimilação de: saberes, técnicas, valores, hábitos, atitudes, por meio dos quais a cultura vai sendo transmitida e internalizada. O ato educativo realiza uma mediação cultural, introduzindo os diferentes sujeitos em seu grupo social, e a pedagogia se refere, portanto, às práticas culturais intencionais de produção e internalização de significados.
A prática educativa é uma ação intencional, e como tal, sempre inclui as finalidades da formação. Sempre estão presentes: a visão de mundo, as escolhas, os valores, os compromissos éticos do educador e/ou dos projetos dos quais faz parte. A pedagogia, assim, busca compreender as finalidades da ação educativa.
Enquanto prática social, a educação só pode ser entendida a partir da sociedade da qual faz parte. Assim, embora a educação seja uma prática voltada para a formação humana plena, se realiza em um contexto social marcado por relações de exploração e dominação. Isso faz com que a pedagogia tenha, necessariamente, um compromisso com a crítica e a transformação dessas relações conflitantes que impedem a humanização plena e a emancipação dos homens.
A prática educativa é uma ação intencional, e como tal, inclui as finalidades da formação. Nesse sentido, sempre estão presentes: a visão de mundo, as escolhas, os valores, os compromissos éticos do educador e/ou dos projetos dos quais faz parte. A pedagogia, assim, busca compreender as finalidades da ação educativa. 
Todos os processos educativos intencionais, que envolvem a transmissão-apropriação ativa de saberes e modos de ação, constituem o objeto de investigação da pedagogia. 
A Pedagogia busca: 
I.  analisar os objetivos e as intencionalidades sociais e políticas dos processos educativos. 
II. Compreender a especificidade dos processos educativos.
III. propor formas de intervenção metodológicas para implementar práticas educativas transformadoras.
IV. Orientar a implementação de processos educativos neutros.
Assinale a opção correta: 
Resposta: apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
EXPLICAÇÃO:
A pedagogia estuda as práticas educativas visando explicitar as finalidades, os objetivos sociais e políticos e as formas de intervenção pedagógica. O pedagógico da ação educativa se expressa, justamente, na intencionalidade e no direcionamento dessa ação. 
Desta forma, todos os processos educativos intencionais, que envolvem a transmissão-apropriação ativa de saberes e modos de ação, constituem o objeto de investigação da pedagogia. Esta ciência busca: analisar os objetivos e as intencionalidades sociais e políticas desses processos, compreender/descrever sua especificidade, além de propor formas de intervenção metodológicas e organizacionais para implementar práticas educativas direcionadas à emancipação humana.
A ação pedagógica e a ação docente não são a mesma coisa, não são sinônimos, embora correspondam a dois conceitos que guardam relações entre si.
Tendo em vista a ação pedagógica e a ação docente, assinale com um "V" as alternativas verdadeiras e com um "F" as falsas.
(  ) A ação pedagógica corresponde ao processo intencional de transmissão/ apropriação ativa de saberes e modos de ação, considerando os objetivos da formação humana em cada contexto histórico e social.
(   )  A ação didática se refere especificamente ao trabalho docente, à teoria e prática do ensino e aprendizagem, considerando o ensino como um tipo de prática educativa, uma das modalidades da ação pedagógica.
(   )  O trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico.
(   )  A base da identidade profissional do educador, do pedagogo, é a ação pedagógica, não a ação docente.
 
Assinale a opção que indica a sequência correta de afirmativas verdadeiras e falsas sobre as afirmativas anteriormente apresentadas:
Resposta: V,V,V,V.
EXPLICAÇÃO:
Para Libâneo (1996, p.120) o trabalho pedagógico não se reduz ao trabalho escolar e docente, embora todo trabalho docente seja um trabalho pedagógico. O trabalho docente é pedagógico porque é uma atividade intencional, implicando uma direção. Todo ensino supõe uma direção pedagógica, intencional, consciente, organizada.
Nessa perspectiva, é possível distinguir ação pedagógica de ação didática. O didático se refere especificamente ao trabalho docente, à teoria e prática do ensino e aprendizagem, considerando o ensino como um tipo de prática educativa, uma das modalidades de trabalho pedagógico.
Entretanto, os conteúdos da educação são, antes de qualquer coisa, conhecimentos pedagógicos, não necessariamente relacionados ao ensino estritamente escolar. A base da identidade profissional do educador é, portanto, a ação pedagógica, não a ação docente. Para o autor, a ação pedagógica corresponde ao processo intencional de transmissão/apropriação ativa de saberes e modos de ação, considerando os objetivos da formação humana em cada contexto histórico e social.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.