Buscar

prova estacio AV1 PROCESSO PENAL II (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV1 DIREITO PROCESSUAL PENAL II
1ª Questão – Ano 2018 – Banca FGV – Órgão TJSC – OFICIAL DA Infância e Juventude: Perante Vara Criminal corre ação penal em que se investiga a pratica do crime de estupro de vulnerável em que figura como vítima a criança Pâmela. Preocupada com as consequências psicológicas para Pâmela, sua genitora decide que elas devem se mudar para outro estado do país, infor- mando tal fato ao Juízo. No momento da designação da audiência de instrução e julgamento, Pâmela e sua representante legal deverão ser intimadas e poderão ser ouvidas através de:
RESPOSTA: CARTA PRECATÓRIA, MAS A EXPEDIÇÃO NÃO SUSPENDERÁ A INSTRUÇÃO CRIMI NAL
2ª Questão – ano 2018 – Banca FCC – Órgão DPE-AM – Defensor Público: O interrogatório do acusado pelo Juiz de ofício ou a requerimento das partes, poderá ser realizado pelo sistema de videoconferência, observando-se a seguinte regra:
RESPOSTA: É MEDIDA EXCEPCIONAL QUE VISA PREVINIR RISCO À SEGURANÇA PÚBLICA, QUANDO EXISTA FUNDADA SUSPEITA DE QUE O PRESO INTEGRE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA OU DE QUE POR OUTRA RAZÃO, POSSA FUGIR DURANTE O DESLOCAMENTO.
3º Questão – ano 2018 – Banca FGV – Órgão TJSC/Oficial de Justiça e Avaliador: Gabriel respon de a ação penal na condição de réu solto. Em razão da complexidade do procedimento, após oi tiva das testemunhas, foi designada nova data para realização exclusivamente do interrogató- rio do acusado. Apesar de regularmente intimado, Gabriel, por opção, não compareceu a audi- ência, esclarecendo seu advogado ao Juiz o desinteresse do seu cliente de ser interrogado. De acordo com as previsões do CPP e a Jurisprudência dos Tribunais Superiores, o Juiz:
RESPOSTA: PODERÁ DECRETAR A REVELIA DE GABRIEL E REALIZAR O ATO INDEPENDENTE- MENTE DA PRESENÇA DO ACUSADO, MAS PERMANECERÁ SOB A RESPONSABILIDADE DO MP PROVAR A ACUSAÇÃO. 
4ª Questão – Banca FCC – Órgão DPE/RS – Defensor Público: Sobre a defesa no processo penal, considere: 
RESPOSTA: É DIREITO DO DEFENSOR, NO INTERESSE DO REPRESENTADO, TER ACESSO AM- PLO AOS ELEMENTOS DE PROVA QUE, JÁ DOCUMENTADOS EM PROCEDIMENTO INVESTIGA- TÓRIO REALIZADO POR ÓRGÃO COM COMPETÊNCIA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, DIGAM RESPEI- TO AO EXERCÍCIO DO DIREITO DE DEFESA. Resposta letra B) III, Apenas
5ª Questão – ano 2018 – Banca FGV – Órgão TJ/SC – Oficial de Justiça e Avaliador: Kaique, pri- mário e de bons antecedentes, sem qualquer outra anotação em sua folha de antecedentes cri minais, foi denunciado pela prática do crime de furto qualificado (pena:2 a 8 anos de reclusão e multa). No momento da sentença, entendendo que não estava provada a qualificadora, mas tão só a subtração da coisa alheia, o que configuraria o crime de furto simples (pena 1 a 4 anos de reclusão e multa), ao magistrado caberá:
RESPOSTA: ENCAMINHAR OS AUTOS AO MP PARA AVALIAR POSSIBILIDADE DE OFERECIMEN- TO DE PROPOSTA SE SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO. 
6ª Questão – ano 2018–Banca UEG – Órgão PC/GO–Delegado de Polícia: Sobre o processamen- to dos crimes de menor potencial ofensivo, verifica-se o seguinte: RESPOSTA: A INTIMAÇÃO DAS PARTES PODE SER FEITA POR QUALQUER MEIO IDÔNEO DE COMUNICAÇÃO, INCLUSIVE ELETRÔNICO.
 7ª Questão – Caso Concreto – Semana 4: Huguinho, Zezinho e Luizinho praticaram um roubo na Agência do Banco do Brasil no Centro do Rio de Janeiro. Os três comparsas, ao se evadirem do local, seguiram em direções diferentes. Luizinho foi alcançado pela polícia e preso em fla- grante e encontra-se preso no complexo de Bangu, na cidade do Rio. Os outros dois consegui-ram escapar. Huguinho, para não ser encontrado vive se ocultando e Zezinho encontra-se em local incerto e não sabido. Ao receber a denúncia, o Juiz da 10ª Vara Criminal da Comarca do Rio de Janeiro, determinou, diante da situação descrita, que fosse realizada a citação por edi- tal, de acordo com o Art. 363, § 1º - CPP, dos três acusados. Foi correta a decisão do Magistra- do? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: NÃO FOI CORRETA A DECISÃO DO MAGISTRADO. HUGUINHO – OCULTANDO-SE DEVERIA SER CITADO POR HORA CERTA; LUIZINHO – PRESO, DEVERIA SER CITADO PESSOALMENTE; ZEZINHO – LOCAL INCERTO E NÃO SABIDO, FOI O ÚNICO QUE FOI CITADO DE ACORDO COM LEGISLAÇÃO – FEITA POR EDITAL.
8ª Questão – Responda:
 a) Quais são os procedimentos comum?
RESPOSTA: PROCEDIMENTO SUMÁRIO; PROCEDIMENTO ORDINÁRIO E PROCEDIMENTO SU- MARÍSSIMO.
b) Descreva quais são as principais diferenças entre procedimento comum no que se relacione a pena, prazo para realização da AIJ, número de testemunhas e forma de apresentação de ale -gações finais. 
RESPOSTA: PROCEDIMENTO SUMÁRIO: pena inferior a 4 anos; 5 testemunhas – Art. 532 - CPP; prazo para AIJ 30 dias – Art. 531 - CPP e alegações finais orais. 
 PROCEDIMENTO ORDINÁRIO: pena igual ou superior a 4 anos; 8 testemunhas – Art. 401 - CPP; prazo AIJ 60 dias – Art. 400 CPP; alegações finais orais e possibilidade de alega ções por escrito.
 PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO: pena até 2 anos; 3 testemunhas; prazo AIJ – audiência única, significa que todos os atos serão realizados na AIJ e sem adiamentos; alega- ções finais orais. 
9ª Questão – Sobre o procedimento relativo aos processos por crimes definidos na Lei Antidro-gas, lei nº 11.343/2006:
a)Oferecida a denúncia, o Juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito. Qual o prazo para oferecer a defesa prévia? 
RESPOSTA: 10 dias 
b) Qual o prazo para conclusão do inquérito policial se o réu estiver preso? E se o réu estiver solto?
RESPOSTA: 30 DIAS E 90 DIAS 
c) Discorra quais as consequências processuais, face o estabelecido no Art. 57 da Lei nº 11.343 /2006, onde o interrogatório do acusado deve ser realizado no início da instrução criminal, em momento anterior à oitiva das testemunhas.
RESPOSTA: PREJUÍZO AO RÉU, POIS NÃO TERÁ COMO SE CONTRAPOR DEPOIS DA OITIVA DAS TESTEMUNHAS, COMO TAMBÉM SERÁ DADA A PALAVRA AO REPRESENTANTE DO MINI STÉRIO PÚBLICO E DO DEFENSOR DO ACUSADO PARA SUSTENTAÇÃO ORAL POR 20 MINUTO S, PARA CADA UM, PRORROGÁVEL POR MAIS 10, A CRITÉRIO DO JUIZ, APÓS O INTERROGA -TÓRIO O MAGISTRADO INDAGARÁ AS PARTES SE RESTOU ALGUM FATO A SER ESCLARECIDO, ENCERRAN DO OS DEBATES, PROFERIRÁ A SENTENÇA DE IMEDIATO OU DEPOIS DE 10 DIAS, ORDENANDO QUE OS AUTOS SEJAM CONCLUSOS.

Continue navegando