Buscar

resumo para prova Behaviorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRISÃO DE STANFORD. Conclui que pessoas comuns consideradas boas podem mudar suas convicções, quando expostas a situação diferentes do habitual. Essas situações podem fazer com que coloquemos nossas convicções e valores morais de lado. Fala sobre o poder da autoridade institucional, é que a maldade é questão de poder. Situações sociais podem distorcer a identidade pessoal.
A EXPERIÊNCIA DE MILGRAM Pode confirmar que qualquer situação que seja potencialmente persuasiva pode levar uma pessoa deixar de lado seus princípios morais e cometerem barbaridades, e que isso não estaria somente ligada à questão da autoridade, o ambiente seria mas influente. seria também uma influência do poder sobre as ações do indivíduo.
O EXPERIMENTO SOBRE CONFORMIDADE DE SOLOMON ASCH No experimento da Asch, mostrou o que uma pessoa é induzida ao engano, quando a mesma é pressionada por um grupo. fazendo com que mesmo sabendo a resposta certa uma pessoa responde errada por influência do grupo.
O QUE É COMPORTAMENTO VERBAL? Segundo Skinner a linguagem deve ser vista como comportamento e especificamente como operante. Comportamento verbal como comportamento social O comportamento verbal é essencialmente definido pelo efeito sobre o comportamento do outro e, portanto pelo seu caráter relacional (no caso, uma relação social). Pode-se dizer que o comportamento verbal é basicamente uma relação entre o ambiente social, representado pelo outro, o ouvinte, e um organismo vivo, o emitente. O ouvinte atua como um estímulo discriminativo na presença do qual verbalizações ocorrem (assim como também, provavelmente, outras formas de comportamento, que, no entanto, ocorrem também em outros ambientes, ao contrário do verbal)
APLICAÇÕES EDUCACIONAIS: Em toda sua carreira, Skinner manteve um forte interesse pela questão da educação, pois sendo planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na “modelagem” do aluno. Skinner destacou a importância do reforço positivo no contexto educativo, sendo contraditórios a punição e esquemas repressivos. Ainda lembra que a aprendizagem foi o grande foco do Skinner, inclusive no seu livro chamado Tecnologia do Ensino, assegurou que dadas às condições adequadas toda pessoa aprende. O ideal para o contexto educativo é que se ensinem habilidades para que o estudar seja fruto de reforçadores naturais.
APLICAÇÕES NA SAÚDE E NAS ORGANIZAÇÕES O Behaviorismo trouxe contribuições para compreender o comportamento humano. Os conceitos de reforço e punição são utilizados popularmente e são importantes para analisar e modificar o comportamento. Nas organizações, é importante conhecer estes conceitos, pois contribuem para compreender o papel das lideranças, o processo de aprendizagem e modelagem do trabalho, o treinamento na segurança do trabalho e a motivação dos trabalhadores. Para motivar, devem-se identificar as necessidades e oferecer as recompensas apropriadas. Reforços positivos como elogios, reconhecimento, remuneração ou promoções são oferecidos após a emissão de comportamentos desejáveis como atingir as metas ou demonstrar esforço maior no trabalho. As empresas entendendo que profissionais motivados tendem a produzir mais passaram a utilizar os métodos propostos pelos os estudiosos do Behaviorismo realizando adaptações do meio ambiente, investimentos em saúde e segurança do trabalho, utilização de técnicas motivacionais, reforço e bonificação financeira.
A PSICOLOGIA CLÍNICA também vem utilizando modelos behavioristas. Nesse campo, as técnicas da Teoria Comportamental seguem conceitos do behaviorismo. Aqui, o psicólogo procura descobrir através dos processos cotidianos do seu paciente os problemas que o afligem. Por exemplo, alterações do sono, choro em excesso, pensamentos suicidas, podem indicar sinais de depressão. 
 OUTRAS APLICAÇÕES NA CLÍNICA - AS TRÊS ONDAS DA ANALISE DO COMPORTAMENTO Esse processo é composto por três fases que correspondem à 1ª, 2ª e 3ª geração da Análise Clínica Comportamental. A 1ª geração refere-se ao campo da Modificação de Comportamento, o qual apresenta, duas tradições ou orientações principais: uma que enfatiza o condicionamento operante e uma que enfatiza o condicionamento respondente. As causas do comportamento, portanto, são as causas ambientais e não as causas internas hipotéticas sobre as quais se especula, com frequência, nas abordagens não comportamentais.
 Na 2ª geração, a Terapia Analítico-Comportamental tem como conceitos diferenciados e processos comportamentais mais flexíveis, com ênfase no uso de pressupostos filosóficos, conceituais e metodológicos do Behaviorismo Radical. As avaliações passaram a ser realizadas de forma mais individualizada, levando em consideração classes comportamentais mais amplas e complexas. 
3ª geração, a Psicoterapia Analítica Funcional, a Terapia de Aceitação e Compromisso e ambas agregaram os conceitos de responder relacional arbitrariamente aplicável , esquiva experiencial, atenção plena, ação comprometida com valores, bem como a relação terapêutica como instrumento de mudança ao arcabouço da área.
1 - DIFERENCIE COMUNICAÇÃO E COMPORTAMENTO VERBAL DE ACORDO COM A PERSPECTIVA COMPORTAMENTAL.
Comunicação: ocorre quando o comportamento de um organismo gera estímulos que afetam o comportamento de outro organismo (Ex: pássaro emite chamado de alarme a outros pássaros do bando se escondem do predador). 
Comportamento Verbal: é um tipo de comportamento operante; depende de suas consequências. É estabelecido e mantido por reforçamento, ocorre apenas no contexto em que tem a probabilidade de ser reforçado.
2 - CONCEITUE COMUNIDADE VERBAL. Na comunidade verbal, as pessoas que falam entre si reforçam as verbalizações uma das outras, e as consequências para o comportamento do falante são os comportamentos que um ouvinte pode emitir. Além de ser o mediador do reforço para o falante, o comportamento emitido pelo ouvinte é reforçado pelo comportamento do falante. Por exemplo, quando é contado algo ao ouvinte, sua reação é mantida pelo fato de que, em situações semelhantes, quando o ouvinte reagiu de tal maneira a uma fala como aquela vinda do falante, teve seu comportamento reforçado. Posso dizer que a comunidade verbal oferece esta ou aquela consequência para a resposta verbal de um indivíduo dependendo do fato de essa resposta ser emitida na presença deste ou daquele estímulo.
3 - QUAL É O PAPEL DO OUVINTE DURANTE O EPISÓDIO VERBAL?
Apesar de não-verbal, o comportamento do ouvinte, segundo Skinner, não deve ser omitido da descrição do comportamento verbal, em primeiro lugar, porque ele é crucial para a ocorrência de um episódio verbal, ou seja, de uma sequência de comportamentos que envolve o comportamento verbal de indivíduos alternando-se enquanto falantes e ouvintes. Mas, principalmente, porque é o comportamento do ouvinte que reforça os comportamentos verbais do falante. Por exemplo, ao descrever um episódio verbal, no qual o falante pede um copo de água, Skinner enfatiza que a fala não trará o copo de água de forma mecânica, e sim de maneira indireta, por meio de diferentes eventos, dentre os quais o comportamento do ouvinte.
4 - ANIMAIS NÃO HUMANOS APRESENTAM COMPORTAMENTO VERBAL? DÊ EXEMPLOS E DEFINA QUEM É O FALANTE E QUEM É O OUVINTE.
Animais não-humanos: Será o miado do gato próximo do horário do jantar um comportamento verbal? Miar é um comportamento operante porque nasceu da história de reforço com o alimento. Exige a presença de um ouvinte e pressupõe o gato como um falante. Porém, podemos não considerar o indivíduo e seu gato como uma comunidade verbal (não há troca de papéis de falante e ouvinte), e deste ponto de vista, não consideramos o miar como um comportamento verbal
5 - EXPLIQUE PORQUE COMPORTAMENTO VERBAL É DIFERENTE DE LINGUAGEM.	
Comportamento verbal compreende eventos concretos, enquanto a linguagem é uma abstração. O que se fala acerca do uso da linguagem é de caráter mentalista e diversionista, o fato é,quando dizemos que uma pessoa está usando a linguagem, o que em geral ela está fazendo é comportamento verbal

Outros materiais