Buscar

ATIVIDADE PRATICA GQ 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE PRATICA GESTAO DA QUALIDADE NOTA 100 
Questão 1/20 – AP Gestão da Qualidade 
O conceito japonês de Kaizen (ou melhoria contínua) é a base filosófica para diversas técnicas atuais de qualidade na gestão das organizações. Leia as afirmações a seguir e, de acordo com os pri ncípios do Kaizen, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
(F) Preocupação contínua somente com os concorrentes mais fortes, pois para entender a situação atual é preciso olhar para si mesmo. 
( ) Preocupação constante com a racionalização da força de trabalho e com o trabalho em equipe. 
( ) Aperfeiçoamento contínuo dentro da empresa, associado às inovações tecnológicas. 
( ) Foco na eliminação de desperdícios ao longo dos processos organizacionais, pois bons processos 
levam a bons resultados. 
Agora assinale a opção correta: 
A V-V-V-V 
B F-F-F-F 
C F-V-V-V 
D V-F-F-F
C Somente a primeira afirmação é f alsa pois a preocupação da organização, quando utiliza o Kaizen, é melhorar seus processos como um todo. Assim não é possível se preocupar somente com a concorrência. 
Questão 2/20 - Gestão da Qualidade 
Foi solicitado ao engenheiro Dilbert que preparasse um plano de manutenção das fresadoras da fábrica. Para tanto o engenheiro decidiu utilizar de uma ferramenta da qualidade que o auxiliasse de forma a que se possa registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações de manutenção, quem ficará responsável por cada ação, quando cada tipo de manutenção deve ser realizada, onde estará cada fresadora que deve passar por manutenção, por que se deve realizar a manutenção naquela fresadora específica, como se deve proceder em relação a todas as ações necessárias para a manutenção e quanto irá custar para a empresa cada uma das ações de manutenção. Qual das opções a seguir representa a ferramenta que Dilbert deve utilizar? 
A Análise de processo 
B Matriz GUT
C MASP 
D 5W2H 
D A opção correta é 5W2H, pois, conforme a rota de aprendizagem da Aula Teórica 2, Tema 4, p.7 é esta ferramenta, cuja sigla significa What, Who, When, Where, Why, How e How Much, em que se discrimina O que, Quem, Quando, Porque, Onde, Como e Quanto, respondendo às necessidades do plano de manutenção das fresadoras.
Questão 3/20 – AP Gestão da Qualidade 
No que se refere a coleta de dados, para posterior análise, é necessária a observação de algumas regras na coleta para que a qualidade da solução do proble ma seja adequada. Quanto a estas regras, observe as afirmações que se guem e comente se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Logo após selecione a opção correta. 
( ) Não se deve coletar dados sem que antes se tenha definido claramente o problema ou situação a ser enfrentada, bem como os objetivos com relação aos mesmos; 
( ) Os sistemas de medição (instrumento, operadores, método, meio) que serão utilizados devem ser avaliados e ter capacidade de medição suficiente; 
( ) Os cálculos e leituras devem ser feitos como for possível, mesmo que as leituras não fiquem totalmente corretas. 
A V-V-V 
B F-F-F 
C V-V-F 
D F-F-V
LETRA C É A CORRETA POIS Conforme a Aula Teórica 4, Tema 2. p.4, as regras são: Não se deve coletar dados se m que antes se tenha definido claramente o problema ou sit uação a ser enfrentada, bem como os objetivos com relação aos mesmos; os sistemas de medição (instrumento, opera dores, método, meio) que serão utilizados devem ser avaliados e ter capacidade de medição suficiente; e os cálculos e leituras devem ser feitos com muita atenção para evitar distorções. Assim as duas primeiras afirmações são verdadeiras e a última é falsa. 
Questão 4/20 – AP Gestão da Qualidade 
O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta gráfica que tem como objetivo organizar a discussão sobre as causas de um problema prioritário, bem como os efeitos decorrentes desse problema. Esse diagra ma é utilizado no gerenciamento e controle da qualidade organizacional, para a identificação das causas fundamentais de um efeito que ocorre em determinado processo. A figura a seguir apresenta um exemplo desse diagrama.
Observe as afirmações a seguir sobre os benefícios do diagrama de causa e efeito e, depois, assinale a opção correta: 
I. O Diagrama de Causa e Efeito apresenta visualmente e graficamente as causas potenciais dos pr oblemas ocorridos e seus efeitos que impactam diretamente na qualidade do que é produzido. Esta praticidade na leitura facilita o entendimento do processo do ponto de vista do trabalhador da empresa. 
II. O Diagrama de Causa e Efeito é uma ferramenta que contribui para o aperfeiçoamento do processo, reunindo a equipe e promovendo uma bateria de discussões em torno dela. 
III. O Diagrama de Causa e Efeito é elaborado com base na obtenção de uma única opinião dentro da equipe de trabalho sendo, portanto, de rápida elaboração. 
A Somente a afirmação I é correta. 
B Somente a afirmação II é correta. 
C Somente a afirmação III é correta. 
D Somente as afirmações I e II são corretas. 
De acordo com a Aula Teórica 5, Tema 2, na p.13 da Rota de Aprendizagem, o Diagrama de Causa e Efeito possibilita a obtenção de diferentes opiniões a partir de um time de t rabalho. Assim, a afirmação III está incorreta. AS afirmações I e II são corretas e podem ser encontradas na p.12 da mesma rota.
Questão 5/20 – AP Gestão da Qualidade 
O Balanced Scorecard (BSC) compreende 4 perspectivas que visam, cada uma delas, responder uma questão básica de uma organização. Associe a coluna da perspectiva à coluna de seu conceito e depois marque a opção correta: 
(1) Financeira ( ) Identifica os segmentos de clientes onde quer competir e avalia o nível de atendimento e satisfação do cliente 
(2) Cliente/mercadológica ( ) Desenvolve a estratégia para o aprendizado e crescimento da equipe para que se possa cumprir os objetivos das outras perspectivas. 
(3) Processos internos ( ) Trata da gestão dos custos, lucros e da aplicação. 
(4) Aprendizado e crescimento ( ) Mapeia e prioriza os processos mais importantes para atingir os objetivos e metas do cliente e financeira. 
A 1-2-3-4 
B 2-4-1-3 
C 3-1-4-2 
D 4-3-2-1
De acordo com a Aula Teórica 6, Tema 4, na p.17 da Rota de Aprendizagem, as perspectivas são Perspectiva Financeira que cor responde aos aspectos financeiros da organização, aos impactos das decisões estratégicas nos indicadores e metas estabelecidas. A Perspectiva dos Clientes relacionada à participação de mercado, à satisfação de clientes e à intensidade que cada unidade de negócio apresenta em termos de captação e retenção de clientes. 
	A Perspectiva de Processos Internos que busca avaliar o grau de inovação nos processos de gestão da empresa e o nível de qualidade de suas operações, e a Perspectiva de aprendizado e crescimento que corresponde à ca pacidade que a empresa possui para manter seu capital intelectual com elevado grau de motivação, satisfação interna e produtividade. 
Questão 6/20 – AP Gestão da Qualidade 
Vilfredo Pareto foi um economista italiano do século X IX que, com base na desigualdade da distribuição de riquezas, formulou um princípio muito utilizado na gestão da qualidade e aplicado na prática, que é o Gráfico de Pareto. Assinale a alternativa que a presenta conceitos e características desse método. Observe as afirmações sobre Pareto, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as Falsas e depois selecione a opção correta:
( ) O princípio de Pareto apresenta que, para várias situações, 80% das consequências vem de 20% das causas, permitindo a priorização dos problemas, pois na maioria das vezes há muitos problemas menores diante de outros mais graves. 
( ) O princípio de Pareto apresenta que, para várias situações, 80% das co nsequências vem de 20% das causas. Assim o gestor não precisa se preocupar com 80% dos problemas que acontecem na empresa. 
( ) É um gráfico de barras, construído a partir de um process o de coleta de informações, que permite determinar, por exemplo, as prioridades dos problemas a serem resolvidos, através das frequências das ocorrências, da maior
para a menor. 
A V-V-V 
B F-F-F 
C V-F-V 
D F-V-F
C De acordo com a Aula teórica 5, Tema 1, p.5 e 17 da Rota de Aprendizagem a segunda afirmação é falsa pois não é porque 80% das consequências vem de 20% das causas, que isso quer dizer que quer nem todos os problemas são importantes, mas sim que alguns pre cisam ser solucionados com maior urgência. 
Questão 7/20 -AP Gestão da Qualidade 
A Gestão da Qualidade Total (TQM) é uma técnica de administração multidisciplinar na qual um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos são utilizados no controle dos processos produtivos organizacionais de for ma a obter bens e serviços com baixo custo e alta qualidade. Usa -se este conjunto de pr ocedimentos na busca de atender aos clientes em suas exigências, de modo a deixá -los satisfeito com o produto. A gestão da Qualidade Total pode ser entendida, de acordo com o Histórico da Qualidade, como u ma ext ensão natural das abordagens acerca de qualidade desenvolvidas anteriormente, posto que sua preocupação transcende os aspectos mais tradicionais relativos à qualidade. Pode-se observar a modificação deste entendimento dos processos de qualidade nas empresas ao longo do tempo, no quadro que segue, em relação às distintas características de cada momento. Procure relacionar a coluna destas características com a visão que cada uma representa, assinalando depois a opção correta:
Visão evolutiva da qualidade		Características
(1) Inspeção ( ) Métodos estatísticos, Análise de Processo, Padrões de qualidade 
(2) Controle da qualidade ( ) Sistemas de qualidade, Custos da qualidade, Soluções de problemas, Planejamento da qualidade
(3) Gestão da qualidade total ( ) Detecção de erros, Retificação (TQM) 
A 1, 2, 3 
B 3, 2, 1 
C 2, 3, 1 
D 3, 1, 2 
C De acordo com a rota de aprendizagem da Aula Teórica 1, Tema 1, p.11, a inspeção diz respeito a detecção de erros e retificação; o controle de qualidade se refere a métodos estatísticos, análise de Pareto, padrões de qualidade e a visão estratégica diz r espeito aos sistemas de qualidade, custos da qualidade, soluções de problema, planejamento da qualidade, ou seja a opção 2, 3, 1. 
Questão 8/20 – AP Gestão da Qualidade 
Dentre os métodos específicos de gestão da qualidade, existe um cuja filosofia é voltada para a mobilização dos colaboradores, através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho incluindo a eliminação de desperdícios, arrumação, l impeza e aut odisciplina. Assinale a opção que denomina adequadamente este método: 
A QFD. 
B 5S. 
C Benchmarking. 
D 6 Sigma.
De acordo com a p.10 da rota de aprendizagem da Aula Teórica 3, Tema 2, o 5S é um modelo que visa a melhoria do ambiente de trabalho no sentido físico, lógico e mental. Sua bas e é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos des perdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do 
ambiente. 
Questão 9/20 – AP Gestão da Qualidade 
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica que tem por objetivo organizar a discussão sobre as causas de um determinado problema e os efeitos decorrentes deste problema. Nele se discute as causas do problema por meio dos 6 M’s. Veja a figura: PEIXE
Com base nestas informações avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas: 
	I. A análise de cada um dos 6Ms permite detectar possíveis causas do problema específico 
					PORQUE
	I. O conjunto das causas produz o efeito 
As afirmações I e II são verdadeiras e II justifica corretamente I 
A Conforme Ishikawa o conjunto das causas produz o efeito/problema e portanto para detectar as causas se analisa cada um dos 6 Ms. 
B As afirmações I e II são verdadeiras, mas II não justifica corretamente I 
C A afirmação I é verdadeira e a II é falsa 
D A afirmação I é falsa e a II é verdadeira
Questão 10/20 -AP Gestão da Qualidade 
Ao se observar a qualidade de um produto é comum haver confusão entre situações de conformidade com situações de defeito de um item, mas estas não são sinônimos. Todo defeito é uma não conformidade, mas nem toda não conformidade representa um defeito na medida em que uma não conformidade não afet a seu uso do produto, ao contrário do defeito que dificulta ou impede o uso do produto. Resumindo, um defeito torna o produto impróprio para utilização, a não conformidade apenas indica que ele está fora do padrão esperado. Veja as imagens a seguir.
Tendo em vista este panorama, assinale a opção correta referente a avaliação de conformidade: 
I.A imagem 1 diz respeito a uma não conformidade 
II. A imagem 2 diz respeito a um defeito 
III. A imagem 2 diz respeito a uma não-conformidade. 
A Somente a afirmação I é correta 
B Somente a afirmação II é correta 
C Somente a afirmação III é correta 
D As afirmações I, II e III são corretas 
D De acordo com a Aula T eórica 6, T ema 1, na p.14 da Rota de Aprendizagem, sobre conformidade, e de acordo com o texto apresentado na questão, pode-se observar que a imagem 1 apresenta uma não conformidade em um dos elos (azul, em rel ação aos demais, prata ) que não inviabiliza seu uso; e a imagem 2 apresenta um defeito, pois o elo quebrado inviabiliza o uso da corrente. No entanto, como um defeito é uma não conformidade, todas as afirmações estão corretas. 
Questão 11/20 – AP Gestão da Qualidade 
A di reção de uma grande empresa de telefonia solicitou ao gestor do SAC da empresa que f izesse uma avaliação do sistema de atendimento ao cliente a fim de elaborar um rel atório da situação atual. A primeira fase da análise consistiu na divisão dos dados em dois s ubgrupos, com bas e em ca racterísticas distintas: a) reclamações que competem à e mpresa, e b) reclamações que competem à ANATEL. Para promover tal separação o gestor adotou uma f erramenta de gestão da qualidade que tem por objetivo 
separar dados levantados em grupos distintos. Assinale a opção que identifica essa ferramenta: 
A O mapa de relacionamento. 
B A estratificação. 
C O histograma. 
D A folha de verificação
B Conforme a Aula Teórica 4, Tema 3, p. 3 da rota de aprendizagem, a estratificação permite analisar os dados separadamente dividindo um grupo de dados em diversos subgrupos com base em características que os diferenciam dos demais. 
Questão 12/20 -AP Gestão da Qualidade 
A técnica QFD Desdobramento da Função Qualidade - é muito utilizada na avaliação e melhoria de produtos e serviços. Em relação a esta técnica, observe as afirmações que seguem: 
I - É também chamada de Casa da Qualidade, mas seu objetivo é mais amplo do que o desenho da Casa. 
		PORQUE 
II - Seu objetivo é assegurar que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes por meio de características efetivas do produto. 
A respeito das afirmações assinale a opção correta: 
A As afirmações I e II são verdadeiras e II justifica corretamente I. 
B As afirmações I e II são verdadeiras, mas II não justifica corretamente I. 
C A afirmação I é verdadeira e a II é falsa. 
D A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
A Conforme a Aula Teórica 4, Tema 1, p. 5 da rota de aprendizagem, O QFD é conhecido como Casa da Qualidade, pelo desenho formado na construção da ferramenta, mas seu objetivo é atender adequadamente as necessidades do cliente. 
Questão 13/20 – AP Gestão da Qualidade 
A ISO 9001:2015, é a norma de referência para Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A implantação e manutenção de um SGQ e m u ma or ganização consiste, entre outras atividades em r ealizar um Mapeamento de Processos. Acerca do mapeamento de processos, observe as afirmações a seguir: 
I. Existe uma t écnica padrão para mapear processos el aborada pela ASME (American Society of Mechanical Engineers).
I. O nome da técnica padronizada de mapeamento de processos é diagrama do fluxo do processo. 
III. O diagrama do fluxo do processo auxilia na manutenção da ISO 9001:2015, pois o objetivo do mapeamento de processos é estudar
melhorias nos processos da organização. 
Agora, escolha a opção certa: 
A Somente a afirmação I é correta. 
B Somente a afirmação II é correta. 
C Somente a afirmação III é correta. 
D As afirmações I, II e III são corretas. 
D De acordo com a Aula Teórica 3, tema 3, p.4 e 6 da Rota de Aprendizagem todas as três afirmações são corretas. 
Questão 14/20 - AP Gestão da Qualidade 
Ao descrever uma de suas canetas criada em 1924, a empresa Montblanc comenta: Montblanc Meisterstück, um instrumento que se tornou um ícone da cultura da escrita. “Seu design atraente e funcional, o inovador sistema de alimentação de tinta e a pena em ouro gravado a mão com ponta de irídio fizeram desta caneta-tinteiro o instrumento de escrita do nosso tempo" . Esta descrição de uma caneta ilustra uma das dimensões da qualidade citadas por Garvin. 
Marque a opção que representa a dimensão adequada a esta descrição: Fonte: http://www.montblanc.com/pt-br/collection/writing-instruments.html, adaptado para fins acadêmicos .
A Estética 
B Características 
C Durabilidade 
D Atendimento 
A A opção adequada é a estética pois, conforme Garvin Estética é uma dimensão subj etiva. Relaciona -se com a apar ência do pr oduto, o que se sente com e le, qual seu som, sabor , cheiro, ent re outras características que dependem de julgamento pessoal e é reflexo das preferências individuais. Este conceito encontra-se na p.13, Aula Teórica 1, Tema 3 da rota de aprendizagem. 
Questão 15/20 – AP Gestão da Qualidade 
A demanda por produtos de vestuário está alterando as estratégias no setor da moda. Desfiles que ocorriam duas vezes por ano (inverno e verão) começam a ocorrer com maior fr equência, projetando com antecedência a moda das próximas estações do ano. O glamour das Semanas de Moda ainda é importante para os lançamentos e tendências. Porém, o interesse dos clientes que são revendedores comuns está criando a demanda por produtos mais econômicos, disponibilizados com bastante antecedência em 
relação à estação que se pretende trabalhar. Isso acaba por modificar a forma como o setor de confecções recisa operar. Uma possível estratégia de adaptação é a realização de quatro a oito desfiles a cada ano e uma fabricação mais rápida. Nesta situação pode mos observar que a qualidade de um produto apresenta diferentes abordagens. Observe as afirmações acerca destes modos distintos de entender qualidade de vestuário para depois assinalar a opção correta: 
I. V estuário des envolvido para as Semanas da Moda est á rel acionado a uma abordagem transcendental de qualidade, pois pode-se dizer que a qualidade destes produtos é apenas observável pel a sua estética. Neste sentido a qualidade está relacionada com a beleza e o estilo do pr oduto. 
II. Vestuário desenvolvido par a a venda por atacado aos revendedores comuns tem se tornado em termos de qualidade, conforme o texto, uma abordagem baseada no valor pois nesta se entende que um produto é de qualidade quando ele oferece um desempenho ou conformidade a um preço que seja aceitável pelo consumidor. 
III. As duas situações, vestuário para Semana da Moda e vestuário para revenda, remetem à abordagem da qualidade baseada no usuário, pois nesta abordagem se procura desenvolver um produto que atenda às necessidades dos consumidores.
A Somente a afirmação I é correta 
B Somente a afirmação II é correta 
C Somente a afirmação III é correta 
D As afirmações I, II e III são corretas 
D De ac ordo com os conceitos de abordagem da qualidade descritos na r ota de aprendizagem da Aula Teórica 1, Tema 2, nas páginas 13, 17 e 19, as três afirmações são corretas pois se adequam aos conceitos propostos de Abordagem Transcedental, Abordagem Baseada no Valor e Abordagem Baseada no Usuário.
Questão 16/20 – AP Gestão da Qualidade 
A folha de verificação apresenta uma lista de i tens a serem conferidos. Esse recurso é utilizado para obter os dados de itens defeituosos e a l ocalização de causas dos defeitos se ndo, portanto, relevante para o alcance da qualidade, pois uma sé rie de razões. Observe as af irmações a seguir sobre estas razões e depois assinale a opção correta: 
I. Torna os dados mais fáceis de obter e de se utilizar e os dispõe de uma forma mais organizada; 
II. Auxilia na investigação dos aspectos do defeito; 
III. Determina o turno, dia, hora, mês e ano, período em que ocorre o problema
A Somente a afirmação I é correta. 
B Somente a afirmação II é correta. 
C Somente a afirmação III é correta. 
D As afirmações I, II e III são corretas. 
D De acordo com a Aula Teórica 4, Tema 4, na p.10 da Rota de Aprendizagem, que trata da utilização das folhas de verificação as três afirmações sã o verdadeiras, pois a folha de verificação organiza os dados, proporciona o entendimento dos defeitos e determina quando o defeito aconteceu.
Questão 17/20 - AP Gestão da Qualidade 
Levando em consideração que fluxograma é um método para descrever graficamente um processo existente, ou um novo processo proposto, usando símbolos, linhas e palavras, de forma a apresentar graficamente as atividades e a sequência no processo. Observe a figura fluxograma
Considerando as informações relativas ao fluxograma da figura avalie as afirmações a seguir: 
I. O fluxograma é composto por figuras padronizadas e textos articulados que mostram a sequência lógica de execução de um processo ou de suas atividades. 
II. O fluxograma linear tem por objetivo a representação do fluxo do processo e das pessoas ou do grupo de pessoas envolvidos em cada etapa. 
III. O fluxograma permite que o processo seja visto globalmente. 
Assinale e a opção correta em relações as afirmações: 
A Somente a II é correta 
B Somente a I e II são corretas 
C Somente I e III são corretas 
D Somente II e III são corretas 
C As afirmações I e III estão corretas pois o fluxograma é composto por uma série de figuras que representam o processo e o fluxograma permite uma visão global do processo. A afirmação II está incorreta porque não há representação de pessoas ou grupos no fluxograma. 
Questão 18/20 – AP Gestão da Qualidade 
Uma f orma de entender o conceito e a importância dos sistemas de qualidade e de viabil izar a aplicação da padronização e da melhoria nesses sistemas é a aplicação do ciclo PDCA. Assinale a opção que apresenta as fases do ciclo PDCA. 
A Planejamento, Divulgação, Correção e Aplicação. 
B Planejamento, Treinamento, Contratação e Atuação. 
C Programação, Desenvolvimento, Compras e Ação corretiva. 
D Planejamento, Execução, Verificação e Ação corretiva. 
D PDCA vem da sigla em inglês Plan (Planeje), Do (Faça) Check (Verifique) e Act (Aja)
Questão 19/20 - AP Gestão da Qualidade 
A empresa XYZ certificada de acordo com a ISO 9001:2008 recebeu o aviso de que deve migrar para a norma ISO 9001:2015 até outubro de 2018, ou perderá sua certificação e terá de começar um novo ciclo de certificação, pois após a publicação da norma ISO 9001: 2015 a norma antiga deixará de ser reconhecida e todos os certificados emitidos de acordo com a antiga norma serão invalidados e cancelados. Sabendo desta situação, a XYZ decidiu utilizar uma ferramenta da qualidade que a auxiliasse a priorizar as ações necessárias, conforme a data informada, de forma a definir o momento certo de implantar de maneira eficaz os novos procedimentos, observando os critérios de gravidade, urgência e tendência de cada aç ão. Assinale a opção de ferramenta que é capaz de atender a necessidade da empresa.
A 5W2H
B Matriz GUT
C MASP 
D Análise de processo 
B Conforme a rota de aprendizagem da Aula Teórica 2, Tema 2, p. 7, a ferramenta adequada para priorizar os problemas existentes em um processo, facilitando a busca de soluções é a Matriz GUT. 
Questão 20/20 – AP Gestão da Qualidade 
O método de análise e solução de problemas, também conheci do pela sigla MASP, é uma metodologia usada para aumentar, manter e controlar a qualidade dos processos, dos serviços e dos produtos. O MASP diferencia-se de outras metodologias
da qu alidade pela sua objetividade, racionalidade, estruturação e sua forma sistematizada, com uma sequência de passos padronizada, para a melhoria do ambiente organizacional. Assim, ele é aplicado em problemas crônicos, sistêmicos e/ou complexos. 
Considerando as informações apresentadas, relativas ao MASP, avalie as afirmações a seguir. 
I. Devido a sua estrutura rígida de desenvolvimento o MASP possibilita a eliminação dos problemas independente da sequência dos passos na busca de falhas na produção. 
II. O MASP é um método para resolução de problemas complexos, estruturado com base na identificação e investigação de causas para determinação das ações de melhoria. 
III. As etapas de desenvolvimento do MASP não são capazes de eliminar os problemas decorrentes dos processos. 
Assinale e a opção correta em relações as afirmações: 
A Somente a afirmação I é correta. 
B Somente a afirmação II é correta. 
C Somente a afirmação III é correta. 
D Somente as afirmações I e III são cor retas
B A afirmação I é incorreta pois se deve seguir os passos propostos para se chegar a eliminação dos produtos; a afirmação II é verdadeira pois se investigas as causas para se resolver os problemas, e a afirmação III é falsa pois a proposta do MASP é eliminar os problemas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais